-
Gabarito - C
Consumerismo - 1980/90
- Enfoque no respeito ao atendimento aos clientes
- Preocupação com a qualidade dos serviços
- Flexibilidade de gestão
- Descentralização, como forma de conferir direito de escolha aos consumidores
- Aumento da competição entre agências
- Adoção de novas formas de contratação
-
O consumerism introduziu a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, como incentivo à competição entre organizações públicas e adução de um novo modelo contratual. Podemos dizer que é aqui que tem inicio o paradigma do cliente na administração pública.
Fonte: Professor Rafael Encinas
-
- Managerialism – traduzido como “gerencialismo puro”, tinha como eixo central o conceito de produtividade e sua utilização visava a buscar a diminuição e otimização dos gastos públicos em uma era de escassez, em um contexto que tinha como ponto central a busca da eficiência, com clara definição das responsabilidades dos funcionários, dos objetivos organizacionais e maior consciência acerca do valor dos recursos públicos.
- Consumerism – podendo ser traduzido como “satisfação dos consumidores” introduzia a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam a tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, como incentivo à competição entre organizações públicas e adoção de um novo modelo contratual.
- Public Service Orientation – PSO – tendo uma ótica de “serviço orientado para o público”, é um conceito que levanta novas questões e põe em xeque antigos valores, não estando, ainda, com seu arcabouço teórico fechado. Tem como uma de suas idéias-chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade. Embora contenha críticas ao managerialism e ao consumerism, a PSO não descarta as idéias desenvolvidas no seu âmbito. O grande problema desta corrente é ter sido pensada segundo os parâmetros do poder local, sem oferecer uma ótica em âmbito nacional.
Fonte: http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1786
-
Modelo Gerencial Puro | Consumerism | Public Service Orientation |
Economia/Eficiência | Efetividade/Qualidade | Accountability/Equidade/prestar contas |
Taxpayers (contribuintes) | Clientes/Consumidores | Cidadãos |
-
Dentro do novo modelo de gestão
pública gerencial, ou novo gerencialismo, foram identificados três estágios:
Managerialism ou Gerencialismo puro – Esse primeiro estágio
gerencial foi “inspirado” na administração de empresas privadas e surgiu na
Administração Pública como resposta à crise fiscal do Estado, voltando-se para
a busca do incremento da eficiência no setor público. Nesse primeiro estágio, o usuário do serviço público é tido somente
como financiador do sistema.
Consumerism – Este segundo
estágio gerencial passa a direcionar suas ações com foco no “cliente”: o
cidadão. Flexibilizou-se a gestão e introduziu-se a perspectiva da
qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor.
Public Service Orientation – PSO – Este terceiro estágio, ainda vigente, surgiu na Inglaterra e
nos Estados Unidos no início da década de 1990, e agregou princípio mais
ligados à cidadania, como accountability e equidade, buscando
superar a ideia de que a Administração Pública deve tratar os administrados
somente como clientes.
Fonte: Administração Pública – 3ª
Edição
Autor: Augustinho Paludo
-
Modelo Gerencial Puro >> Sociedade como CONTRIBUINTE
Consumerism >> Sociedade como CLIENTE
Public Service Orientation >> Sociedade como CIDADÃO
-
A New Public Management nada mais é que “um conjunto de doutrinas administrativas", surgidas na década 1970, que orientaram as reformas realizadas na Administração Pública em nível mundial. A NPM pretendia que os princípios gerenciais utilizados nas empresas privadas fossem também aplicados no meio público. Dentro desse novo modelo de gestão pública gerencial, ou novo gerencialismo, foram identificados três estágios: o gerencialismo puro, o consumerism e o Public Service Orientation (PSO).
▪ Consumerism: Este segundo estágio gerencial passa a direcionar suas ações com foco no “cliente": o cidadão. Flexibilizou-se a gestão e introduziu-se a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor e de suas necessidades, através de medidas que visavam tornar o Poder Público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, incentivo ã competição entre organizações públicas e adoção do modelo contratual na prestação dos serviços.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Curso Modular de Administração – Módulo 01 (Adm. Pública)