-
Orçamento de Desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Toda a ênfase reside no desempenho organizacional, sendo também conhecido como orçamento funcional.
Lembrando que Objeto de Gasto é o nível mais detalhado de classificação da natureza da despesa. É o mesmo que elemento de despesa
Estes conceitos estão no site do tesouro: http://www.stn.fazenda.gov.br
-
obs. No Orçamento Desempenho/Funcional ,o que o governo pretende é mostrar o que foi literalmente foi construido, as ações desenvolvidas.
Por exemplo ( bem hipotetico para melhor ilustrar) : para esse orçamento é mais importante a construção de 2 hospitais e nenhum em funcionamento do que 1 só hospital em otimo funcionamento funcionamento. Quer dizer que tquanto mais construções melhor é.
NAO SE PREOCUPA COM A EFICIENCIA, EFICACIA E A EFETIVIDADE.
-
No Orçamento de desempenho ou de realizações, houve uma tentativa de se melhorar o processo orçamentário, buscando-se saber onde o Governo gastava o recurso. Ou seja, tentou-se, de alguma forma, não apenas projetar receitas e despesas, mas saber onde se estava gastando e porque se estava gastando o recurso. Neste orçamento procura-se saber a coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra. Preocupa-se com o resultado dos gastos e não apenas com o gasto em si. Em que pese este orçamento ter representado uma evolução do orçamento tradicional, ainda não poderia ser considerado um orçamento programa, tendo em vista que lhe faltava uma característica primordial: a vinculação do orçamento a um sistema de planejamento público, ou seja a grande diferença entre o orçamento de desempenho e o orçamento-programa é que o orçamento de desempenho não se relaciona com um sistema de planejamento das políticas públicas.
-
o gestor começa a se preocupar com o RESULTADO dos gastos e não apenas com o gasto em si, ou seja, preocupa-se agora em saber “as coisas que o governo FAZ e não as coisas que o governo compra”.
-
Assim, um orçamento que se estrutura apenas com a informação de elemento de despesa ou objeto de gasto (o que será gasto ou adquirido), além, naturalmente, do aspecto institucional, caracteriza um orçamento tradicional ou clássico. Por apresentar somente uma dimensão, isto é, o objeto de gasto, também é conhecido como um orçamento unidimensional; já o orçamento em que, além do objeto de gasto, encontra-se presente a explicitação do programa de trabalho, representado pelas ações desenvolvidas (em que serão gastos os recursos), corresponderia a um orçamento bidimensional, também conhecido como orçamento de desempenho ou funcional; e o orçamento tridimensional seria aquele que agregaria ao tipo anterior uma outra dimensão, que seria o objetivo da ação governamental (para que serão gastos os recursos), o que tipifica um orçamento-programa.
Ponto dos Concursos
-
Além do que foi comentado pelos nobres cronistas, a expressão: toda a ênfase reside na performance organizacional matava a questão. Performance = desempenho!
-
a) Orçamento-programa ou orçamento por programas é uma modalidade de orçamento em que, do ponto de vista de sua apresentação, os recursos financeiros para cada unidade orçamentária vinculam-se direta ou indiretamente aos objetivos a serem alcançados.
b ) Orçamento clássico ou tradicional, este orçamento caracterizava-se por ser um documento onde apenas constava a previsão da receita e a autorização da despesa, classificando estas últimas por objeto do gasto e distribuídas pelos diversos órgãos, para o período de um ano. Neste tipo de orçamento não havia nenhuma preocupação com as reais necessidades da administração ou da população e não se consideravam objetivos econômicos e sociais. É um planejamento dissociado do planejamento. Além disso, era corrigido monetariamente de acordo com o que se gastava no exercício anterior. Sua principal característica: dar ênfase aos objetos de gastos.
c) (RESPOSTA DA QUESTÃO) O orçamento de Desempenho foi produto da evolução do orçamento tradicional. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o que o governo realiza e não com o que compra, ou seja, preocupa-se agora em saber as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra. O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao Sistema de Planejamento.
d) O Orçamento fixo ou estático caracteriza-se por não ser possível alterar suas peças orçamentárias uma vez definidas. É o
tipo de orçamento mais comum utilizado por corporações multinacionais;
e) O orçamento contínuo é baseado em um prazo movente que se estende em função de um prazo fixo. Quando um período termina, outro é acrescentado ao final do ciclo. Ele é elaborado geralmente em 12 meses. Quando o mês atual termina, outro é acrescentado no futuro.
Fontes: site: www.euvoupassar.com.br, professores Fernando Gama e Wilson Araújo e site: http://www.hojiconsulting.com.br/cursopos/mack_pcf/7_tipos_de_orcamento_e_variacao_orcamentaria.pdf
-
O QC deve ter postado essa questão pelo Iphone, pq o maldito corretor ortográfico trocou o "e" por "é"...hahaha Por isso eu não conseguia entender o enunciado:
"(...) se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto é um programa de trabalho..."
Não fazia sentido...
Vendo no comentário da Alessandra, a frase original faz sentido:
"(...) se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto E um programa de trabalho..."
-
A redação dessa questão está bem esquisita!
-
Senna,
o "é" está na prova. O erro foi da FCC.
-
Orçamento de desempenho/funcional (ou por realizações) - ENFASE NO OBJETIVO - Enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. O gestor começa a se preocupar com os benefícios dos diversos gastos e não apenas com seu objeto. o objeto de gasto é um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas, toda a ênfase reside na performance organizacional
-
Temos que gravar essa combinação “objeto de gasto e programa de trabalho” como característica do orçamento de desempenho. Trata-se da articulação entre as contratações e demais gastos promovidos pelo governo com objetivos traçados. Gabarito: C.
-
Orçamento de Desempenho: é uma evolução do Orçamento Clássico, pois passa a considerar não somente os valores das despesas do governo, mas sim suas ações, o que ele faz com tais verbas, além de avaliar a relação entre o que se pretendia fazer e o que realmente foi feito;
-
Orçamento funcional é o mesmo que o de desempenho - se preocupa com resultados
-
DUAS DIMENSÕES
OBJETO do GASTO e PROGRAMA de TRABALHO
TAMBÉM CONHECIDO COMO FUNCIONAL.
3 frases poderosas que dá pra resolver essa questão.
GAB. C
-
A questão nos deu duas grandes pistas:
performance organizacional
orçamento funcional
E essa você resolve somente sabendo os outros nomes do orçamento de desempenho:
orçamento por realizações, orçamento funcional ou ainda performance budget.
A ênfase do orçamento de desempenho é no desempenho (performance) organizacional. É
daí que vem o nome “orçamento de desempenho”.
Gabarito: C