SóProvas


ID
661756
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML fornece um conjunto considerável de diagramas que ajudam a definir uma aplicação. Com relação a esses diagramas, analise:

I. Na atividade de análise de requisitos, pode ser utilizado para descrever como as pessoas interagem com o sistema.

II. Descreve os tipos de objeto presentes no sistema e os vários tipos de relacionamento existente entre eles. Também mostra as propriedades e operações de uma classe e as restrições que se aplicam à maneira como os objetos estão conectados.

III. Normalmente captura o comportamento de um único cenário e mostra vários exemplos de objetos e mensagens que são passadas entre esses objetos dentro de um caso de uso.

IV. São uma técnica para descrever a lógica de procedimentos, processo de negócio e fluxo de trabalho. Suportam comportamento paralelo, ao contrário dos fluxogramas.

Os itens I, II, III e IV descrevem, respectivamente, os diagramas de

Alternativas
Comentários
  • O Diagrama de Casos de Uso tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente. Ele descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.  O cliente deve ver no diagrama de Casos de Uso as principais funcionalidades de seu sistema.
    O Diagrama de Classe representa a estrutura do sistema, recorrendo ao conceito de classe e suas relações. O modelo de classes resulta de um processo de abstracção onde são identificados os objectos relevantes do sistema em estudo.
    Um Diagrama de Seqüência descreve a maneira como os grupos de objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo. Ele registra o comportamento de um único caso de uso e exibe os objetos e as mensagens passadas entre esses objetos no caso de uso.
    O Diagrama de Atividade representa os fluxos conduzidos por processamentos. É essencialmente um gráfico de fluxo, mostrando o fluxo de controle de uma atividade para outra.
  • e-

    Caso de Uso-é usado para levantamento de requidsitos, sendo um meio de comunicação em alto nivel para comunicar com stakeholders.

    Classe - mostra os relacionamentos e propriedades das classes utilizadas, assim como seus metodos e atrubutos.

    Sequência - mostra troca de mensagens entre objetos e sua duração (lifeline)

    Atividade. - fluxo de informações e decisoes.

  • Para quem achou que o item II era diagrama de objetos, nesse tipo de diagrama não aparece os métodos de uma classe, somente seus atributos.