SóProvas


ID
665044
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta etapas de um procedimento licitatório da modalidade concorrência e seu respectivo registro contábil, em uma ordem cronológica adequada.

Alternativas
Comentários
  • ETAPAS DE UM PROCEDIMENTO LICITATÓRIO DA MODALIDADE CONCORRÊNCIA
    publicação do resumo do edital;
    habilitação dos interessados;
    devolução das propostas dos inabilitados;
    abertura dos envelopes das propostas dos habilitados;
     julgamento e classificação;
     homologação e adjudicação;
     assinatura do contrato;
    empenho;
    prestação do serviço;
    atestação,  liquidação, provisionamento da despesa e pagamento. 
    Princípios da Licitação: resumem-se nos seguintes preceitos:
    - Procedimento formal: 
    é o que impõe a vinculação da licitação às prescrições legais que a regem em todos seus atos e fases; não se decreta nulidade onde não houver dano para qualquer das partes.
    - Publicidade de seus atos: abrange desde os avisos de sua abertura até o conhecimento do edital e seus anexos, o exame da documentação e das propostas pelos interessados e o fornecimento de certidões de quaisquer peças, pareceres ou decisões com ela relacionadas.
    - Igualdade entre os licitantes: é princípio impeditivo da discriminação entre os participantes do certame; seu desatendimento constitui a forma mais insidiosa de desvio de poder.
    - Sigilo na apresentação das propostas: é consectário da igualdade entre os licitantes; constitui ilícito penal, além da anulação do procedimento, qualquer antecipação referente as propostas.
    - Vinculação ao Edital: é o princípio básico; não pode a Administração fixar no edital a forma e o modo de participação, e no decorrer do procedimento afastar-se do estabelecido.
    - Julgamento objetivo: é o que se baseia no critério indicado no edital e nos termos específicos das propostas; visa afastar o
    discricionarismo na escolha das propostas.
    - Probidade administrativa: é dever de todo administrador público, incluida também dentre os princípios específicos da licitação.
    Adjudicação compulsória: impede que a Administração, concluído o procedimento licitatório, atribua seu objeto a outrem que não o legítimo vencedor. 

  • publicação do resumo do edital; habilitação dos interessados; devolução das propostas dos inabilitados; abertura dos envelopes das propostas dos habilitados; julgamento e classificação; homologação e adjudicação; assinatura do contrato; empenho; prestação do serviço; atestação, liquidação, provisionamento da despesa e pagamento.
  • Errado o gabarito:


    "publicação do resumo do edital; habilitação dos interessados; devolução das propostas dos inabilitados; abertura dos envelopes das propostas dos habilitados; julgamento e classificação; homologação e adjudicação; assinatura do contrato; empenho; prestação do serviço; atestação, liquidação, provisionamento da despesa e pagamento."
    O empenho deve preceder a assinatura do contrato, pois, além de ser cláusula necessária nos contratos administrativos, é a garantia para o contratado de que a Adm.Púb. reservou recursos suficientes para adimplir seus encargos.
  • Bizu: Empenho é realizado logo após a assinatura do contrato.