SóProvas


ID
665635
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os estilos de liderança e as respectivas influências no comportamento e funcionamento das equipes, assinale a opção correta. A liderança:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

     

  • Liderança Autocrática Liderança Liberal Liderança Democrátia
    Apenas o líder decide e fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Total liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais, com a participação mínima do líder. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder.
     
    Fonte: Administração Geral e Pública
    Autor: Idalberto Chiavenato


    Nesta questão, portanto, pode-se concluir que uma liderança liberal é benéfica quando os liderados têm maior maturidade e independência, já que o sucesso do modelo depende, sobremaneira, deles, tendo o líder pouca influência no processo.
  • Liderança autocrática: Na Liderança o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

    Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.

    Liderança Liberal ou Laissez faire: Que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

    Liderança Paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o líder e sua equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança Paternalista não é o modelo adequado num relacionamento profissional, pois neste o equilíbrio deve preponderar e os resultados a serem alcançados pela equipe são mais importantes do que um indivíduo.
     
  • Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
    Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
    Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

    1. Liderança democrática:proporciona maior previsibilidade à equipe ao especificar as tarefas para execução. Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
    2. Liderança liberal ou Laissez faire:proporciona menor controle da equipe na especificação e execução das tarefas. Liderança liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
    3. Liderança autocrática:causa imprevisibilidade à equipe na especificação e execução das tarefas. Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
    4. Liderança liberal ou Laissez faire:causa riscos de perda de controle da equipe, e de ser negligente e fraca.
    5. Liderança liberal é benéfica à organização se aplicada a equipes maduras e independentes.
  • Não sei, colegas. Já li que a liderança liberal não é exatamente tão benéfica a uma organização, embora isso seja relativo. Como já explicitado pelos comentaristas acima, esse tipo de liderança dá plena liberdade aos funcionários, o que por vezes pode, a depender do tipo de serviço e da organização, não ser exatamente benéfico, ao contrário, perde o líder o sentido de coordenador, deixando os servidores com plenos poderes dentro do trabalho. Acho que a liderança democrática é, no geral, a mais benéfica, pois mantém o importante papel do líder ou do chefe, tendo os funcionários da equipe voz dentro da organização... eu penso assim!
  • Complementação:

    Hodiernamente, adotamos 3 tipos de liderança, porém, para responder a respectiva questão teríamos que ter o discernimento do esquema mnemônico abaixo; A - D - L

    A - Autocrático: Impõe, obriga, não permite participação líder controle total.

    D - Democrático: Mais participativo, incentiva o trabalho em grupo.

    L - Liberal: Deixa trabalhar do jeito que quiserem, liberdade total.

    Vale ressaltar que, na época atual, é defendida a Liderança SITUACIONAL.

    Bons estudos, que o senhor dos senhores seja louvado e glorificado...
  • Quadro esquemático com os aspectos e os tipos de lideranças já definidos nos comentários anteriores:


    Imagem de http://apostilaadministrativa.wordpress.com/2012/07/30/liderancas-autocratica-liberal-e-democratica/
  • Liderança liberal é mais benefica quando aplicada à grupos independentes e maduros, pois eles tem capacidade própria de gerenciar as atividades e tomar responsabilidades, de tal maneira que a presença do líder acaba sendo redundante ou desnecessária.

  • Descordando plenamente desse gabarito. Quais os erros da A e C?