a) As contas que compõem o balanço do Banco Central podem ser reduzidas com base nas funções que este banco desempenha, isto é, tais funções correspondem a ser banco dos bancos, banqueiro do governo, emissor de papel-moeda e, incluindo nesse contexto, depositário das reservas internacionais do país.
INCOMPLETA: as contas que compõem o balanço do BACEN são reduzidas nas funções que o banco desempenha + os instrumentos de política monetária ( títulos públicos, redesconto, compulsório) + outros (ex: aplicações, empréstimos externos...)
b) O agregado monetário básico, do qual decorrem os demais agregados monetários, é chamado de base monetária. Este inclui o papel-moeda emitido pelo governo em poder do público e o volume de reservas mantidos pelos bancos comerciais.
CERTO: BM = PMC (no caso do Brasil PMC = PME) + Reservas
c) A quantidade de moeda (ou meios de pagamento) constitui-se tanto do papel-moeda emitido pelo governo e carregado pelos indivíduos (moeda manual), como dos depósitos à vista (moeda escritural) no sistema bancário, bem como da moeda que está nas reservas do Banco Central.
ERRADO: as reservas do Banco Central não entram na conta dos meios de pagamento.
d) Destacam-se, fundamentalmente, como funções da moeda em um sistema econômico, a moeda ser instrumento ou meio de trocas, denominador comum monetário e reserva de valor em uma dada economia.
CERTO: exatamente a definição das funções da moeda
e) Basicamente, a demanda de moeda para a realização de transações, a demanda de moeda por precaução e a demanda de moeda por especulação são as razões pelas quais o público retém moeda em uma economia.
CERTO: razões para retenção de moeda.