SóProvas


ID
666694
Banca
FCC
Órgão
INSS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Nos termos do Decreto no 1.171/1994, a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,
    O que é censura?
  • Censura  é básicamente um reprimenda, uma crítica feita por uma comissão de ética, disciplinar,.  É o ato de criticar verbalmente uma atitude ou a postura de um servidor, indicando os motivo de censura e registrando no ato no histórico funcional a crítica, censura.
    É similar à advertência, mas esta tem carater mais formal ( sempre por escrito ),. A censura tem por objetivo gerar no ínidividuo um estado contriito em função do papel que a Comissão tem de posicionar-se sobre questões éticas, ou pelo superior hierárquico caso ele seja quem censure a atitude ou psotura do funcionário.
     

  • GABARITO LETRA B.

    Cabe lembrar que a Censura é a ÚNICA sanção aplicada pela comissão de ética.
  • Censura é basicamete um esporro passado por uma comissão de ética, disciplinar ou por algum órgão, conforme disposto no regulamento. Consiste no ato de verbalmente criticar uma atitude ou postura de um servidor, indicando os motivos dessa censura, e registrando o ato no histórico funcnional dele. É, no fundo, muito similar à advertência, mas esta tem um caráter mais formal (tanto que é quase sempre por escrito), enquanto a censura tem por objetivo gerar no indivíduo um estado contrito por levar um tremendo carão de seus superiores.

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120101090256AAwiK6e
  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso

  • Não há muito o que acrescentar, além de indicar que a resposta correta encontra-se no inciso XXII do Anexo ao Decreto 1.171/94, que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e que assim dispõe:

    “XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso."

    Logo, a resposta adequada está descrita na opção “b".

    Gabarito: B 

  • DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    XXII A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso."

  • a resposta correta encontra-se no inciso XXII do Anexo ao Decreto 1.171/94, que aprovou o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, e que assim dispõe:

    “XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso."

    Logo, a resposta adequada está descrita na opção “b".
     

    Por Rafael Pereira Juiz Federal.

  • Qual a pena que pode ser aplicada pela Comissão de Ética?

     

    >>> censura

     

    A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

  • LETRA B

  • GABARITO:

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.