SóProvas


ID
669199
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A redação clara e correta é:

Alternativas
Comentários
  • Para mim este tipo de questão é a mais difícil, por favor alguém comente e mostre os erros das alternativas!!! Grata.
  • a) Discutia ao mínimo motivo que ela podia dar, gerando ambiente de discórdia que deixava os filhos tensos temendo por desenrolar da briga, que causasse mais problemas do que eles tinham. errado: a oração intercalada reduzida do gerúndio tem função apositiva e pode ser retirada sem afetar as relações de sentido, as quais são afetadas por verbo "dar", ao qual não tem sua regência obedecida:"Discutia ao mínimo motivo que ela podia dar  que causasse mais problemas do que eles tinham.Quem dá, dá algo.

    b) Concomitantemente à indicação dos finalistas e à decisão de como seria composto o júri que presidiria à última fase da seleção, revelou-se a identidade do patrocinador que havia desejado permanecer incógnito até quase o fim do concurso. correto. presidir é vti

    e) No capítulo descrevendo a cena histórica da destituição do presidente, tem-se os acontecimentos e os resultados a curto e longo prazo, que definiram não só a sucessão, porém o destino do país igualmente. registro incorreto, por "não só" complementa-se com "mas tb".

  • Quanto a letra B, talvez muitos tenham-na considerado errada por causa do verbo presidir, pensando ser VTD. 

    O verbo presidir possui dupla regência. Portanto, pode ser VTD ou VTDI.

    Ex.:  "Presidiria à última fase da seleção." ou  "Presidiria a última fase da seleção."

    Fonte: http://www.gramaticaonline.com.br/texto/895/Reg%C3%AAncia_oscilante
  • Acho legal comentar a alternativa correta também, pois às vezes não sabemos o porquê de não tê-la escolhido.
    b) Concomitantemente à indicação dos finalistas e à decisão de como seria composto o júri que presidiria à última fase da seleção, revelou-se a identidade do patrocinador que havia desejado permanecer incógnito até quase o fim do concurso. (correta)
    Em “revelou-se”, o SE é partícula apassivadora. É fácil comprovar, é só colocar a frase na ordem direta. A identidade do patrocinador que havia desejado permanecer incógnito até quase o fim do concurso foi revelada, ao mesmo tempo em que a indicação dos finalistas e a decisão de como seria composto o júri que presidiria à última fase da seleção. Foi revelada está concordando com o seu sujeito a identidade (só fazer a pergunta: o que é que foi revelada? Resposta: a identidade). Se o sujeito estivesse no plural ficaria assim: Revelaram-se as identidades dos patrocinadores...
    A palavra concomitantemente é um adverbio e exige a preposição “a”, por isso as palavras “à indicação” e “à decisão”, encontram-se craseadas. O verbo presidir é VTI e VI, segundo o dicionário Michaelis, e eu achei que era VTD, e no caso em tela, acredito que a crase está correta, pois presidir está no sentido de VTI, como nos exemplos trazidos pelo dicionário abaixo:
    presidir
    (lat praesidere)vti e vint 1 Dirigir como presidente; exercer as funções de presidente; ocupar a presidência: Presidir em uma reunião de professores. Na assembléia aconteceu perfilharem todos a opinião do que presidia.vti 2Assistir, dirigindo ou guiando: "Saiu eleita a Madre Margarida... que ficou presidindo às noviças" (Fr. Luís de Sousa,ap Artur de Almeida Torres).vti 3Superintender: Ele preside aos negócios exteriores.vti 4Amparar, dirigir, nortear: "Se és o anjo que preside aos fados da Espanha..." (Alexandre Herculano).vti 5Regular: Leis imutáveis e harmônicas presidem à evolução da humanidade.
    concomitante
    adj m+f(lat concommitante)1 Que se verifica ao mesmo tempo que outro.2 Que acompanha outro.3 Acessório.Graça c., Teol: graça atual que faz praticar o bem, que conduz à vida eterna.
    Quem tiver curiosidade, eu achei a regência da palavra concomitantemente numa prova do CESPE da Secretaria de Estado da Educação (SEDU) do Espírito Santo, cargo 14: professor P - pedagogo de 2010. Diz assim o item 4 do texto 1 de conhecimentos básicos:
    "4 - Na linha 23, o emprego do acento grave em 'às principais' justifica-se pela regência de 'concomitantemente', que exige preposição a, e pela presença de artigo definido feminino plural antes de 'principais'." Na linha 22 do texto 1: "[...] No Brasil, o Sistema Nacional de Avaliação consolidou-se concomitantemente às principais reformas [...]". Esse item foi dado pelo gabarito definitivo como correto. Foi esse item que me tirou a dúvida da regência da palavra concomitantemente. 
    Eu analisei assim, espero ter ajudado.
  • Comentando alternativa por alternativa.
    Erros objetivos
    A) Discutia [..] que ela PODERIA/PUDESSE dar, -. Temos um que antes do verbo estabelecendo hipotese, por isso os verbos deveriam estar no subjuntivo.
    B) Correta. Poderia surgir dúvidas em relação à crase, mas temos seu emprego corretamente na frase. Concomitanteemente  à e [...] à. 
    O verbo revelar também está certo ( a identidade do patrocinador revelou-se ) voz passiva sintética.

    C) Devido AO fato -> erro de regência.
    D) Acredito que o erro dessa alternativa seja em relação as vírgula. Faltou a vírgula depois do termo ( por isso )  -> Está aberto aí pra quem puder esclarecer essa alternativa.
    E) Erro de concordância do verbo ter ( os acontecimentos e os resultados [..] TÊM-SE
  • d) Aquilo que se imaginava extinto não desapareceu logo, por isso fazendo a revisão dos fatos é que se viu a permanência indesejada, que mereceu tanta crítica propondo ação imediata de aniquilamento.

    é necessario DUAS vírgulas


    d) Aquilo que se imaginava extinto não desapareceu logo, por isso ,fazendo a revisão dos fatosé que se viu a permanência indesejada, que mereceu tanta crítica propondo ação imediata de aniquilametto.
  • Na letra e, acredito que seria ideal o uso de uma conjunção aditiva no lugar do Porém.
  • VERBO TRANSITIVO DIRETO OU INDIRETO

    Há verbos que admitem duas construções, uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique modificações de sentido. Dentre os principais, temos o verbo PRESIDIR.

     

    Ninguém presidia o encontro. / Ninguém presidia ao encontro.

     

    Portanto, tanto faz "presidiria à última fase da seleção" OU "presidiria a última fase da seleção".



    Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint65.php

  • Errei por causa do "presidiria à última fase da seleção".

     

    O verbo "Presidir" pode ser construído, indiferentemente, com objeto direto ou objeto indireto e nesse caso, usando a preposição a:

     

    Presidir ao plenário (ou o plenário).

    O padre Antônio Maria preside a cerimônia.

     

    Obs.: Também são aceitas as construções “presidir a sessão, “presidi-la”, “presidir à sessão”,“presidir a ela”, “a sessão foi presidida por fulano”.

     

    https://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6799