SóProvas


ID
669310
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à definição dos conceitos de eficiência e eficácia na gestão pública, considere as afirmativas a seguir:

I. Eficiência é uma medida normativa do alcance dos resultados.

II. Eficácia é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo.

III. A eficiência é uma relação entre custos e benefícios.

IV. Quando o gestor se preocupa em verificar se as coisas estão sendo realizadas da forma mais racional possível, ele está focando a eficiência das ações.

V. Quando o gestor se preocupa em verificar se as coisas bem feitas são as que realmente deveriam ser feitas ele está avaliando a eficácia da ação.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • INDICADORES DE EFICÁCIA: visam revelar o grau de atingimento do resultado esperado. São calculados a partir de uma razão do tipo "resultado obtido" dividido por "resultado esperado". Por exemplo, o indicador de eficácia de um pronto-socorro pode ser "pacientes atendidos por dia / pacientes que procuraram atendimento".

    INDICADORES DE EFICIÊNCIA: determinam o quanto a organização utiliza de seus recursos para atingir seus objetivos. Trata-se de uma relação entre "resultados obtidos" dividido por "recursos consumidos. Um exemplo disso pode ser "número de residências visitadas" dividido por "número de agentes de saúde".

    FONTE: Aula LFG, Prof. Carlos Ramos.
  • Resumidamente,
    Eficiência pode ser definida como a maneira que uma atividade é executada; já a eficácia pode ser relacionado com o resultado obtido.
    Portanto, os itens I e II foram invertidos os conceitos, e os itens III, IV e V estão corretos.
  • Gabarito "A"
    Com relação à definição dos conceitos de eficiência e eficácia na gestão pública, considere as afirmativas a seguir:

    I.ERRADO - Eficiência é uma medida normativa do alcance dos resultados.É uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo.

    II. ERRADO - Eficácia é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. É UMA medida normativa do alcance dos resultados.

    III. CORRETO - A eficiência é uma relação entre custos e benefícios.

    IV. CORRETO - Quando o gestor se preocupa em verificar se as coisas estão sendo realizadas da forma mais racional possível, ele está focando a eficiência das ações.

    V.CORRETO - Quando o gestor se preocupa em verificar se as coisas bem feitas são as que realmente deveriam ser feitas ele está avaliando a eficácia da ação.     

    O DECRETO 5.378/2005. em seus incisos (II E III)explica bem estes conceitos além de outros, vale a pena dar uma olhada...

    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos,

    relativamente aos resultados da ação pública;

    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a

    adequação entre meios, ações, impactos e resultados; e


  • APRENDENDO SEM DECORAR
    Eficiência, eficácia e efetividade são conceitos que confundem muita gente.

    Eficiente é a pessoa preocupada em realizar suas tarefa, resolvendo os problemas inerentes a ela e… só! Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao máximo o potencial.

    Um atleta de salto em altura que pula os exatos 2 metros impostos a ele foi eficiente. A pessoa eficiente faz certo as coisas e, convenhamos, sem demonizações: tem horas em que é exatamente isso que precisamos fazer.

    O problema é quando a eficiência deixa de ser uma mensuração de resultados e passa a ser um comportamento padrão, colocando-nos na zona de conforto. Com ela, vem outra série de comportamentos que, quando não ajudam, não se tornam simplesmente neutros, mas sim, atrapalham: burocracia, tecnocracia, a eliminação ou o simples evitar de riscos. O comportamento eficiente cumpre o prometido, com foco no problema. Nem mais, nem menos.

    A eficácia, por sua vez, é a característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência.

    A pessoa eficaz, não raro, refaz a atividade até sentir-se superando as limitações identificadas no início. Quem é eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a superação dos limites, com base na criatividade. Eficácia é fazer as coisas certas. Seu foco é no resultados, independente do esforço e tempo dispendidos, que também costuma otimizar, junto com os demais recursos.

    Ser eficaz significa correr uma parcela maior de risco para fazer o que precisa ser feito. O piloto de um avião em pane e risco de queda, mais do que eficiente, precisa ser eficaz. Afinal, é uma situação em que não dá para pegar o manual no porta-luvas do avião, para ver que atitude tomar. É preciso fazer o que precisa ser feito.

    Efetividade é o conceito que congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia.

    Ser efetivo é orientar as ações e recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência). É fazer de forma certa as coisas, com a certeza de estar fazendo a coisa certa.

  • Fazem parte dos 3 "Es" da gestão pública.

    1) a eficácia  (OS FINS) está voltada para o resultado (não necessariamente da maneira correta). "Os fins justificam os meios", se conseguirmos atingir um fim, independentemente do meio utilizado, seremos eficazes.

    2) eficiência (OS MEIOS) é o meio que utizamos para atingir um fim (a eficiência é utilizada para que seja atingida a eficácia). A eficiência está na economia de meios, o menor consumo de recursos dado um determinado grau de eficácia.  O princípio da eficiência faz parte das bases da Administração pública direta e indireta (EC 19/98), juntamente aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade.

    3) efetividade (O IMPACTO) ressalta o impacto na medida que o fim almejado mudou algo determinado. Imaginemos a construção de escolas e a contratação de professores: a efetividade vai ressaltar o impacto (efetividade) que este fim teve na erradicação do analfabetismo.

    A administração burocrática não tinha preocupação com o cidadão e com o atendimento de suas necessidades. Dava pouca importância para os resultados concretos. Os serviços públicos eram ineficientes e caros. Hoje temos que observar a eficiência quando for feito um ato administrativo já que a mesma está expressa na Constituição (art. 37)

    ANALISANDO AS PROPOSIÇÕES:

    I - o alcance dos resultados é o fim, logo aqui temos eficácia e não eficiência.
    II - o meio (utilização dos recursos) é a eficiência da administração.
    III - Sim, a eficiência prioriza a otimização dos materiais "fazer melhor custando menos".. É um dos princípios da administração pública e está na constituição desde a EC 19/98.
    IV- Sim. A eficiência é o meio encontrado pelo gestor para avaliar se determinado ato administrativo está sendo realizado de uma maneira racional.
    V- Quando o gestor avalia os fins produzidos por determinada ação, ele está avaliando a eficácia de determinada ação.
  • MACETE QUE  SEMPRE ME  AJUDA : 

    EFICIÊNCIA :FAZER BEM FEITO

    EFICÁCIA : FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO


  • Eficácia-Capacidade de realizar objetivos

    Eficiência-Utilizar produtivamente os recursos

    Efetividade-Realizar a coisa certa para transformar a situação existente.

  • letra a

    EFICIÊNCIA (Meio) : Recursos Destinados / Resultados Obtidos (Como, Modo)

     

    EFICÁCIA (Fim) : Cumprir a Missão (Fazer a coisa certa)

     

    EFETIVIDADE (Valor) : Qualidade / Satisfação (Impacto das Ações)

  • I. Eficiência (Eficácia) é uma medida normativa do alcance dos resultados. - Errado

    II. Eficácia  (Eficiência) é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. - Errado

    III. A eficiência é uma relação entre custos e benefícios. - Certo

    IV. Quando o gestor se preocupa em verificar se as coisas estão sendo realizadas da forma mais racional possível, ele está focando a eficiência das ações. - Certo

    V. Quando o gestor se preocupa em verificar se as coisas bem feitas são as que realmente deveriam ser feitas ele está avaliando a eficácia da ação.- Certo