SóProvas


ID
669805
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Gestão de Documentos Arquivísticos, entendida enquanto instrumento de racionalidade administrativa dos documentos produzidos e acumulados pelos estados modernos, tem em sua estrutura de fundamentação, o(a)

Alternativas
Comentários
  • art. 3º da lei 8159/1991 conceitua a gestão de documentos como:
      “Art. 3º - Gestão de Documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes às atividades de produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.”

    O campo de atuação da Gestão de Documentos é nas fases corrente e intermediária dos arquivos e nunca na fase permanente. A eliminação e o recolhimento dos documentos é a destinação final proposta por um programa de gestão.

    Fonte: Estratégia Concursos
  • Teoria das Três idades : Segundo esta teoria os arquivos (conjunto de documentos) passam por três estágios distintos de arquivamento, de acordo com o uso que se faz dos documentos : corrente, intermediário e permanente.
    e  a título de informação, para saber por que as outras opções são incorretas, vai a pesquisa:


      Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta  

    PRINCÍPIO DO RESPEITO À ORDEM ORIGINALprincípio segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.

    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações externas e internas.

  • Não ententendi!

  • Também não entendi kk

  • Se depender do QC pra acertar uma questão de arquivologia ... nós estamos f*&(*¨%... NÃO TEM UMA VIDEO-AULA... O PROF N COMENTA QUASE NENHUMA questão.... 

    é uma vergonha..

  • Gabarito:

    Letra A

  • Falou em Gestão, só poderia ser a teoria das três idades!! Gab: A