SóProvas


ID
670030
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Uma das etapas da gestão de projetos refere-se à definição do escopo do projeto que compreende sua descrição detalhada, isto é, o que está e o que não está contido no projeto, através da declaração do escopo. Qual das alternativas a seguir indica um item que faz parte da declaração de escopo de um projeto?

Alternativas
Comentários
  • EAP nada mais é do que a estrutura analítica do projeto, sua principal função é quebrar o projeto em pequenas partes deixando-o manejável e de fácil controle.
  • Gestão de Projetos é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
     
    Escopo do projeto é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
     
    No gerenciamento de projeto tradicional, as ferramentas que descrevem o escopo do projeto são a estrutura de detalhamento produto e a descrição do produto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP ou WBS - Work Breakdown Structure).
     
    A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é um processo para subdividir os trabalhos em um projeto. Dessa forma, os trabalhos tornam-se componentes menores e mais simples de serem gerenciados. Ela é uma representação hierárquica das entregas de um projeto.
    O objetivo da EAP é decompor o projeto em componentes que possam ser agendados, ter seu custo estimado, monitorado e controlado.
  • LETRA B

    A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) consiste no desdobramento do Projeto em unidades menores, até chegar aos Pacotes de Trabalho, elementos discretos (discreto aqui entendido obviamente como o oposto de contínuo, ou seja, discreto significa pacotes enumeráveis), e mutuamente exclusivos,  o que significa que não deve haver elementos de escopo contidos em mais de um pacote de trabalho.


    http://blogtek.com.br/estrutura-analitica-de-projeto-eap/


  • De acordo com o item 5.3.3.1 do PmBok 5ª edição, tabela 5-1, a declaração do escopo do projeto é composta pelos seguintes elementos:

    - Descrição do escopo do projeto (progressivamente elaborado);- Critérios de aceitação;- Entregas do projeto;- Exclusões do projeto;- Restrições do projeto.Ou seja, em divergência com o gabarito, nenhumas das alternativas está correta.

    O gabarito coloca como certa a alternativa B, Dicionário da EAP - Para a criação da EAP, porém a declaração do escopo é uma entrada para a elaboração da EAP, como pode ser observado na figura 5-9 do item 5.4.

    Fonte: Project management institute, INC. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK) - Pennsylvania, 5ª edição, 2013.

    Resposta: NDA
  • Amigos,

    a questão não trata da definição do que é uma EAP. Ela fala sobre o que compõe a declaração de escopo. E o Dicionário da EAP não a compõe, conforme professor Ricardo Moreno bem observou em seu comentário. A questão, portanto, deveria ter sido anulada.

  • A declaração de escopo do projeto é uma entrada no processo de criação da EAP. Questão estranha

  • oi???? tá dizendo que o dicionário da EAP compõe a declaração de escopo??? gente, a declaração de escopo é saída da definição de Escopo. E essa declaração é entrada para o processo responsável pela geração do dicionário, que é o "Criar EAP".

    ou seja, primeiro gera-se a Declaração, mais na frente, após a decompisição, temos a EAP e o dicionário da EAP, que complementa as informações da EAP

  • Segundo o PMBOK, a declaração do escopo do projeto é a descrição do escopo do projeto, principais entregas, premissas e restrições, de forma a documentar todo o escopo, incluindo o escopo do projeto e do produto, bem como descrever as entregas do projeto em detalhes. Fazem parte da declaração de escopo:

    1. Descrição do escopo do produto. Elabora progressivamente as características do produto, serviço ou resultado descritas no termo de abertura do projeto e na documentação dos requisitos.
    2. Entregas. Qualquer produto, resultado ou capacidade de realizar um serviço, que seja único, verificável e necessário para concluir um processo, fase ou projeto. As entregas também incluem os resultados auxiliares, tais como relatórios e documentação de gerenciamento do projeto. Essas entregas podem ser descritas em nível conciso ou em grande detalhe.
    3. Critérios de aceitação. Um conjunto de condições que precisam ser atendidas antes que as entregas sejam aceitas.
    4. Exclusões do projeto. Identifica o que é excluído do projeto. Declarar explicitamente o que está fora do escopo do projeto ajuda no gerenciamento das expectativas das partes interessadas e pode reduzir a distorção de escopo.