-
EAP nada mais é do que a estrutura analítica do projeto, sua principal função é quebrar o projeto em pequenas partes deixando-o manejável e de fácil controle.
-
Gestão de Projetos é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
Escopo do projeto é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.
No gerenciamento de projeto tradicional, as ferramentas que descrevem o escopo do projeto são a estrutura de detalhamento produto e a descrição do produto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP ou WBS - Work Breakdown Structure).
A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é um processo para subdividir os trabalhos em um projeto. Dessa forma, os trabalhos tornam-se componentes menores e mais simples de serem gerenciados. Ela é uma representação hierárquica das entregas de um projeto.
O objetivo da EAP é decompor o projeto em componentes que possam ser agendados, ter seu custo estimado, monitorado e controlado.
-
LETRA B
A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) consiste no desdobramento do Projeto em unidades menores, até chegar aos Pacotes de Trabalho, elementos discretos (discreto aqui entendido obviamente como o oposto de contínuo, ou seja, discreto significa pacotes enumeráveis), e mutuamente exclusivos, o que significa que não deve haver elementos de escopo contidos em mais de um pacote de trabalho.
http://blogtek.com.br/estrutura-analitica-de-projeto-eap/
-
De acordo com o item 5.3.3.1 do PmBok 5ª edição, tabela 5-1, a declaração do escopo do projeto é composta pelos seguintes elementos:
- Descrição do escopo do projeto (progressivamente elaborado);- Critérios de aceitação;- Entregas do projeto;- Exclusões do projeto;- Restrições do projeto.Ou seja, em divergência com o gabarito, nenhumas das alternativas está correta.
O gabarito coloca como certa a alternativa B, Dicionário da EAP - Para a criação da EAP, porém a declaração do escopo é uma entrada para a elaboração da EAP, como pode ser observado na figura 5-9 do item 5.4.
Fonte: Project management institute, INC. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK) - Pennsylvania, 5ª edição, 2013.
Resposta: NDA
-
Amigos,
a questão não trata da definição do que é uma EAP. Ela fala sobre o que compõe a declaração de escopo. E o Dicionário da EAP não a compõe, conforme professor Ricardo Moreno bem observou em seu comentário. A questão, portanto, deveria ter sido anulada.
-
A declaração de escopo do projeto é uma entrada no processo de criação da EAP. Questão estranha
-
oi???? tá dizendo que o dicionário da EAP compõe a declaração de escopo??? gente, a declaração de escopo é saída da definição de Escopo. E essa declaração é entrada para o processo responsável pela geração do dicionário, que é o "Criar EAP".
ou seja, primeiro gera-se a Declaração, mais na frente, após a decompisição, temos a EAP e o dicionário da EAP, que complementa as informações da EAP
-
Segundo o PMBOK, a declaração do escopo do projeto é a descrição do escopo do projeto, principais entregas, premissas e restrições, de forma a documentar todo o escopo, incluindo o escopo do projeto e do produto, bem como descrever as entregas do projeto em detalhes. Fazem parte da declaração de escopo:
- Descrição do escopo do produto. Elabora progressivamente as características do produto, serviço ou resultado descritas no termo de abertura do projeto e na documentação dos requisitos.
- Entregas. Qualquer produto, resultado ou capacidade de realizar um serviço, que seja único, verificável e necessário para concluir um processo, fase ou projeto. As entregas também incluem os resultados auxiliares, tais como relatórios e documentação de gerenciamento do projeto. Essas entregas podem ser descritas em nível conciso ou em grande detalhe.
- Critérios de aceitação. Um conjunto de condições que precisam ser atendidas antes que as entregas sejam aceitas.
- Exclusões do projeto. Identifica o que é excluído do projeto. Declarar explicitamente o que está fora do escopo do projeto ajuda no gerenciamento das expectativas das partes interessadas e pode reduzir a distorção de escopo.