-
A) Correta. É uma revisão da teoria de Malow, não rígida, porém, com hierarquia ( não pode pular fases ). Se falhar em alguma fase, regressa-se à anterior. ERC = Existênciais, Relacionais e Crescimento.
-

FONTE: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1678-51771990000200004&script=sci_arttext
-
TEORIAS DE CONTEÚDO
Teoria da Hierarquia das Necessidades - Maslow
Teoria ERC – Alderfer
Teoria dos Dois Fatores - Herzberg
Teoria Da Realização ou Teoria das Necessidades Adquiridas – McClelland
TEORIAS DE PROCESSO
Teoria da Expectação – Vroom
Teoria da Equidade – Stacy Adams
Teoria do Reforço – Skinner
-
Pessoal, a banca não citou, mas poderia ter cobrado também as teorias da motivação baseadas no ambiente, como a do Condiconamento e Reforço Operantes de Skinner, a da Comparação Social de Festinger, da Equidade de Adams ou a Teoria X e Y de McGregor.
É bom lembrar dessas teorias, que com certeza fará muita diferença em nossas vidas depois que passarmos em concursos públicos! hehehe
-
Teoria ERG
A Teoria ERG, denominada ERC em português, tem sua origem nos estudos de Clayton Alderfer segundo o qual existem três grupos de necessidades: existence (E) ou existência, equivalente às necessidades básicas, fisiológicas e de segurança de Maslow; relatedness (R) ou relacionamento, correspondente às necessidades de relações pessoais e as de estima de Maslow; e o growth (G) ou crescimento (C).
Para Alderfer, a transferência de um nível para o outro não ocorre somente após a satisfação do nível inferior:
Uma pessoa pode, por exemplo, estar registrando crescimento mesmo que as necessidades de existência ou de relacionamento não estejam satisfeitas ou todas as três categorias de necessidade podem estar operando ao mesmo tempo.
Neste sentido, a proposta de Alderfer aproxima-se mais de uma versão revista da teoria de Maslow, onde acredita que a satisfação das necessidades não é seqüencial, mas sim simultânea, com base em dois princípios:
- mais de uma necessidade pode funcionar ao mesmo tempo; na hipótese de uma necessidade na parte superior permanecer insatisfeita;
- aumenta o desejo de satisfazer a uma necessidade da parte inferior.
(fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/teorias-motivacionais/22665/)
Teoria da Equidade
Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra.
(fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/teorias-motivacionais/22665/)
Teoria da Expectância
Em sua teoria, Vroom considera que o nível motivacional é resultado das relações esforço-desempenho, desempenho-recompensa e recompensa-metas pessoais. Esta teoria sustenta que a motivação do indivíduo acontece quando ele crê na recompensa decorrente de seu esforço, ou seja, quando há um motivo que o faça perseguir um determinado objetivo.
(fonte: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/teoria-da-expectancia-de-vroom.html)
Teoria da Definição de Objetivos – Edwin Locke
A Teoria da Definição de Objetivos desenvolvida por Edwin Locke parte do principio de que os indivíduos concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um individuo, dirigindo seus pensamentos para uma finalidade.
Por exemplo, quando um indivíduo vai estudar para uma avaliação, ele não estuda sem rumo, sem objetivos... Para que ele esteja motivado é preciso que existam objetivos concretos, metas; o indivíduo precisa se organizar para avaliar o conteúdo que a avaliação vai abranger e em qual ordem começará a estudar o material que ele tem disponível, para que atinja seu objetivo de obter uma boa nota.
(fonte:http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Da-Defini%C3%A7%C3%A3o-De-Objetivos/423788.html)
Ânimo, amigos!! A recompensa está próxima!
-
Teorias de Conteúdo - Consideradas distantes da Ação: TEORIA DE MASLOW, TEORIA ERC, TEORIA DE MACCLELLAND, TEORIA X E Y DE MC GREGOR, TEORIA
BIFATORIAL DE HERZBERG;
Teorias de Processo: Consideradas próximas da ação: Teoria do Estabelecimento de Metas, Teoria da Avaliação Cognitiva de Deci,Teoria do Fluxo, Teoria da Aprendizagem Social de Bandura e Teoria da Auto- Regulação;
FONTE: PSICOLOGIA, ORGANIZAÇÕES E TRABALHO NO BRASIL ; ZANELLI
-
Teorias do processo:
1.Teoria da equidade
2. Teoria da expectativa
3.Teoria do reforço
4. Teoria do estabelecimento de objetivos
Teorias de Conteúdo:
1.Teoria dos dois fatores
2. Teoria Erc
3. Teoria de Maslow- hierarquia das necessidades
4. Teoria das Necessidades adquiridas
5. Teoria x e y
-
LETRA A -
Teoria de Necessidades E.R.C. (Existenciais - Relacionamento - Crescimento) de Clayton Alderfer
Publicada em 1969 por Clayton Alderfer, a teoria ERC (existência, relacionamento e crescimento) afirma que o homem é motivado por três categorias de necessidades, ordenadas da seguinte forma: as necessidades de existência, as necessidades de relacionamento e as necessidades de crescimento (ALDERFER, 1969; ALDERFER ET AL., 1974).
De acordo com Alderfer, as necessidades de existência são todas as formas de desejos fisiológicos fundamentais à sobrevivência (como fome e sede) e desejos materiais (como remuneração financeira, bonificação e segurança física). Quando os recursos são escassos, a satisfação das necessidades de existência de um indivíduo tende a ser correlacionada à frustração das mesmas necessidades para outro indivíduo, pois nesse caso não há recursos suficientes para a satisfação das necessidades de ambos.
-
-
Daniele Rolim,
O que vc colocou está tudo certo, exceto quando diz que a teoria de reforço faz parte das teorias de processo, pois as teorias de reforço são teorias em separado das teorias de processo e das de conteúdo.
-
A) Teorias de Conteúdo => 1) Teoria dos dois fatores - Herzberg; 2) Teoria ERC - Alderfer; 3) Hierarquia das Necessidades - Maslow; 4) Necessidades Adquiridas - McClelland e 5) Teoria X e Y de McGregor.
B) Teorias de Processo => 1) Teoria da Equidade - Adams; 2) Teoria da Expectativa - Vroom; 3) Teoria do Reforço - Skinner; 4) Teoria do Estabelecimento de Objetivos - Locke (Autoeficácia); 5) Teoria da Avaliação Cognitiva.
Prof. Rodrigo Rennó Estratégia Concursos.
-
AS TEORIAS MOTIVACIONAIS SE DIVIDEM EM:
* Teorias de Contéudo
1.Teoria das Necessidades - Maslow
2.Teoria ERC - Alderf
3.Teoria dos Dois Fatores (Higiênicos e Motivacionais) - Herberg
4.Teoria X e Y - Mc Gregor
5.Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland (Realização, Afiliação e Poder)
* Teorias de Processo
1. Teoria da Expectativa/Expectância - Vroom
2. Teoria do Reforço - Skinner
3. Teoria da Equidade - Stacy Adams
4. Teoria da Autoeficácia - Bandura
5. Teoria da Definição dos Objetivos - Edwin Locke
Fonte: Giovanna Carranza
-
Dentre as alternativas, a única teoria de conteúdo é a teoria ERC de Alderfer, por isso o gabarito da questão é a alternativa “A”. Vale relembrar que são consideradas teorias de conteúdo:
1. Teoria das Necessidades – Maslow
2. Teoria dos Dois Fatores – Herzberg
3. Teoria ERC – Alderfer
4. Teoria X e Y – McGregor
5. Teoria das Necessidade Adquiridas – Mc Clelland
Gabarito: A
-
GABARITO A
A teoria ERC faz parte do conjunto de teorias que explicam a motivação pela abordagem de conteúdo.
-
CONTEÚDO
HAMMM
- Teoria dos dois fatores - Herzberg
- Teoria ERG - Alderfer
- Teoria da Hierarquia - Maslow
- Teoria das Necessidades Adquiridas – McClelland
- Teoria X e Y - McGregor
PROCESSO
REEE
- Teoria do Reforço - Skinner
- Teoria da Equidade - Adams
- Teoria do Estabelecimento de objetivos - Locke
- Teoria da Expectativa (expectância) - Vroom