SóProvas


ID
670072
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada cultura corporativa possui características que identificam seu conjunto de crenças, valores, atitudes e comportamentos. Diante desse contexto, a cooperação, a racionalidade, a criatividade e a competitividade são valores dominantes das seguintes culturas corporativas, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta sem conhecer realmente a matéria....mas pode avaliar, desta forma:

    COOPERAÇÃO - pode pensar em clã ou adaptativa;
    RACIONALIDADE - óbvio que é a burocrática.....pronto parei aí, marquei a A e pronto CERTO...!!!
  • Eu nunca tinha visto, mas usei o seguinte critério:
    A Criatividade é usada quando as pessoas tem que Adaptar.
    Um clã (só lembrei dos ninjas) é a união de pessoas Cooperação.
    Letra A, foi a única que sobrou!

  • CULTURA CLÃ: local de trabalho amigável, as pessoas compartilham experiências pessoais e profissionais. A organizaão é vista como extensão da familia. Valoriza o trabalho em equipe.
    CULTURA HIERÁRIQUICA: local de trabalho estruturado, formal, com regras que enfatizam a estabilidade, a eficiência e  presivibilidade.
  • * CULTURA DE CLÃ : A ORGANIZAÇÃO É UM LOCAL MUITO INFORMAL E AMIGÁVEL PARA SE TRABALHAR. AS PESSOAS PARTILHAM OS SEUS PROBLEMAS COMO SE FOSSEM DA MESMA FAMÍLIA.OS LÍDERES SÃO CONSIDERADOS MENTORES EXEMPLOS A SEGUIR. NA ORGANIZAÇÃO PREVALECEM OS PRINCÍPIOS DE LEALDADE, TRADIÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE, COESÃO E COOPERAÇÃO. SÃO ENFATIZADOS OS BENEFÍCIOS A LONGO PRAZO DO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS E EXISTE UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM AS PESSOAS E COM A SENSIBILIDADE DOS CLIENTES.

    * CULTURA ADPTATIVA: SE CARACTERIZA PELA SUA MALEABILIDADE E FLEXIBILIDADE. AS NORMAS DE COMPORTAMENTOS DA CULTURA ADAPTATIVA DIZ QUE OS ADMINISTRADORES PRESTAM ATENÇÃO A TODOS OS ASPECTOS ESPECIALMENTE OS CLIENTES E INICIAM A MUDANÇA QUANDO PRECISAM SERVIR SEUS LEGÍTIMOS INTERESSES MESMO QUE ISSO SIGNIFIQUE ASSUMIR RISCOS.
  • A questão confunde pois surge com expressões tais como: Cultura Burocrática e Cultura de Aquisição.
    Confesso que não encontrei nada relacionado a cultura de Aquisição, mas a Burocrática se assemelha (ou talvez seja a mesma coisa) que cultura Hierárquica. Que é um tipo de cultura que se opõe a cultura de clã por exemplo. É um cultura mais racional, que zela pela hierarquia, eficiência, disciplina, enfim. A CRIATIVIDADE está muito relacionada a cultura adaptativa uma vez que esta é flexível, mutável, portanto, tem-se como base a criatividade para se manter em constante estado de transformação. A cultura de Clã tudo tem a ver com a cooperação visto que esta é uma das peças fundamentais para tal tipo de cultura, assim como o trabalho em equipe, a informalidade. Aqui as pessoas compartilham seus problemas e trabalham como se fossem uma grande família. 

    Sendo assim, é uma questão que tranquilamente pode se chegar a alternativa correta por meio de eliminação. Boa sorte, bons estudos. 

  • A Cultura Adaptativa detecta e reage com rapidez às mudanças do ambiente e são muito focadas em satisfazer o cliente. Os seus colaboradores são encorajados a ter um comportamento empreendedor e a não se contentar apenas em reagir. Eles devem ativamente criar a mudança. A inovação, criatividade, e a tomada de risco são valorizadas e recompensadas. Esse tipo cultural é comum em empresas dos setores de internet, marketing, eletrônicos e cosméticos porque elas precisam mudar rapidamente para atender às demandas dos clientes. O Google é destacado como empresa exemplo dessa cultura.

    A Cultura de Clã se baseia na participação dos membros nas decisões da organização, e por isso gera grande envolvimento. Em vez de definir regras, comportamentos a serem seguidos, espera-se que todos estejam comprometidos e saibam decidir o que fazer. Um dos principais valores é o de cuidas dos empregados e garantir que eles têm o que é preciso para estarem satisfeitos e serem produtivos. Companhias nas indústrias de moda e varejo adotam essa cultura com frequência porque ela libera a criatividade dos empregados para a rápida mudança de gosto. Um exemplo dessa cultura é a Wegmans, uma cadeia familiar de setenta e um supermercados que considera o comprometimento e a satisfação dos empregados como a chave para o sucesso da rede. Ela investe pesado no desenvolvimento dos empregados e nos programas de suporte e os funcionários recebem o poder para usar a sua própria iniciativa e criatividade para atender aos clientes.

    + http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/17129/17129_3.PDF
  • A cultura adaptativa tem como característica principal o foco estratégico no ambiente externo, priorizando a flexibilidade e a capacidade de se adequar às mudanças.

    A cultura burocrática, por sua vez, tem como prioridade o foco "estratégico" no ambiente interno, enfatizando a uniformidade e a eficiência do grupo. Dessa forma, a cultura burocrática tem por base a difusão de regras e normas que regulamentam a atuação dos funcionários, valorizando, assim, o cumprimento das leis, a obediência à ordem e a sustentação de um modo metódico, racional e ordenado de fazer as coisas.

    A cultura de clã busca, sobretudo, a difusão de um ambiente familiar na organização, valorizando o consenso e a coesão dos grupos de trabalho, a participação de todos os funcionários e o senso de equipe. Nesse sentido, a cultura de clã atua de forma a incentivar e apoiar os funcionários, enfatizando seu bem-estar e o atendimento de suas necessidades.

    CULTURA HIERÁRIQUICA: local de trabalho estruturado, formal, com regras que enfatizam a estabilidade, a eficiência e  presivibilidade.

  • Não sabia responder essa questão, pois não tinha ouvido falar dos termos apresentados nas assertivas. Porém, acertei a questão ao associar o termo "burocracia" com o modelo racional-legal idealizado por Max Weber. Ainda bem que só tinha uma opção de resposta relacionando o termo "cultura burocrática" com "racionalidade".

  • Gabarito: A

     

    Para não assinantes.

  • A questão versou sobre o tema tipologia cultura de Richard Daft.

    Esse modelo considera duas dimensões:

    1- Foco: Os valores dominantes focam em que questões da empresa?

    • Interno
    • Externo

    2- Estrutura: Qual é a estrutura dominante na empresa?

    • Flexível
    • Controle

    A partir dessas combinações surgem 4 abordagens ou culturas que permite a realização de um diagnóstico da organização em relação a essas 4 ênfases:

    1- estrutura flexível + foco externo.

    Também chamada de cultura de adhocracia ou de criaçãoadaptativa, foco em adquirir recursos, empreender, crescer, inovar.

    2- estrutura controlada + foco externo.

    Também chamada de cultura de mercadomissão, aquisição tem como objetivo a produtividade, o lucro e a eficiência.

    3- estrutura flexível + foco interno.

    Também chamada de clã ou cultura colaborativa, prezam pelo envolvimento e a autonomia dos funcionários.

    4- estrutura controlada + foco interno.

    Chamada de hierarquia ou burocrática essas empresas visam manter seu status quo.

    Recapitulando, as culturas corporativas, de acordo com Daft são:

    1. Cultura adhocracia ou de criação, adaptativa;
    2. Cultura mercado, missão, aquisição;
    3. Cultura clã ou colaborativa;
    4. Cultura hierarquia ou burocrática.

    A questão quer a cultura relacionada, RESPECTIVAMENTE, aos contextos: a cooperação, a racionalidade, a criatividade e a competitividade 

    Assim, chegamos à alternativa "a":

    Cultura de clã (cooperação, colaborativa) , cultura burocrática (racionalidade), cultura adaptativa (criatividade) e cultura de aquisição (competitividade).

    Fontes:

    DAFT, ROBERT. "Organizações. Teoria e projetos" Cengage. 2014 (pág 74) e

    DURAN, CRISTIANA. “Gestão de Pessoas”. 2ª ed. Salvador. Juspodium. 2019 (Pág 504)

    GABARITO: LETRA A