SóProvas


ID
67075
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas opções, são apresentadas propostas de continuidade do parágrafo abaixo. Assinale aquela em que foram atendidos plenamente os princípios de coesão e coerência textuais.

Duas ameaças simétricas rondam a determinação dos termos de troca entre presente e futuro. A miopia temporal envolve a atribuição de um valor demasiado ao que está próximo de nós no tempo, em detrimento do que se encontra mais afastado. A hipermetropia é a atribuição de um valor excessivo ao amanhã, em prejuízo das demandas e interesses correntes. (Eduardo Giannetti. O valor do amanhã: ensaio sobre a natureza dos juros. São Paulo: Companhia das Letras, 2005)

Alternativas
Comentários
  • O trecho de onde a banca adaptou esse item é o seguinte:

    "A terceira parte (Anomalias Intertemporais) enfoca o problema das armadilhas e ilusões de ótica no caminha da ação intertemporal consequente. Até que ponto vale a pena subordinar o presente ao futuro ou vice-versa? Duas ameaças simétricas rondam a determinação dos termos de troca entre presente e futuro. A miopia temporal envolve a atribuição de um valor demasiado ao que está próximo de nós no tempo, em detrimento do que se encontra mais afastado. A hipermetropia é a atribuição de um valor excessivo ao amanhã, em prejuízo das demandas e interesses correntes. Enquanto a miopia temporal nos leva a subestimar o futuro, a hipermetropia reflete uma subestimação do presente. Existirá um ponto certo – um equilíbrio estável e exato – entre os extremos da fuga do futuro (miopia) e da fuga para o futuro (hipermetropia)?

  • Essa questão possui coerência. Ufa!
  • Gabarito errado novamente.
    Resposta correta: B
    Fonte: professor Albert Iglesia, Ponto dos Concursos
  • Sabrina, a resposta correta é letra D. 

  • MIOPIA -->  + presente

                        - futuro

     

    HIPERMETROPIA -->  - presente

                                          + futuro