A) RESILIÊNCIA -
CAPACIDADE DE UM MATERIAL OBSORVER ENERGIA MECÂNICA EM REGIME ELÁSTICO ( OU RESISTIR À ENERGIA MECÂNICA ABSORVIDA) PR UNIDADE DE VOLUME E ADQUIRIR A FORMA ORIGINAL UANDO RETIRADA A CARGA QUE PROVOCOU A DEFOMAÇÃO. QUANTO MAIS RESILIENTE FOR O MATERIAL, MENOS FRÁGIL ESTE SERÁ, MATERIAL DE ALTA RESILIÊNCIA POSSEM ALTO LIMITE DE ESCOAMENTO E BAIXO MÓDULO DE ELASTICIDADE, SENDO OS IDEIAS PARA USO EM MOLAS).
FLUÊNCIA -
FENÔMENO PELO QUAL METAIS E LIGAS TENDEM A SOFRER DEFORMAÇÕES PLÁSTICAS QUANDO SUBMETIDAS POR LONGOS PERÍODOS A TENSÕES CONSTANTES, PORÉM INFERIORES A LIMITE DE RESISTÊNCIA NORMAL DO MATERIAL. PODE SER ATIVADA PELA TEMPERATURA ( SUA OCORR~ENCIA ´COMUM A TEMPERATURAS ELEVADAS), E SE ANIFESTA COM O PASSAR DO TEMPO.
MALEABILIDADE -
PROPRIEDADE QUE PERMITE A CONFORMAÇÃO DE UMA LIGA METÁICA POR DEFORMAÇÃO. UM MATERIAL MALEÁVEL É FACILMENTE DOBRADO, LAMINADO, FORJADO E CONFORMADO. A capacidade do material sofrer deformações permanentes, sem romper-se, devido à aplicação de carga por processos de conformação mecânica.
TENACIDADE -
TENACIDADE É A CAPACIDADE QUE UM DETERMINADO MATERIAL TEM EM ABSORVER A ENERGIA MECÂNICA ( PLÁSTICA OU ELÁSTICA) POR UNIDADE DE VOLUME ATÉ ATINGIR A RUPTURA
a) RESILIÊNCIA = DEFORMA MAIS VOLTA, NÃO É PERMANENTE
b) FLUÊNCIA = DEFORMA POR APLICAÇÃO DE CARGA E POR TEMPERATURA, FLUI
c) MALEABILIDADE = DEFORMA, POR APLICAÇÃO DE CARGA E NÃO RETORNA.
d) TENACIDADE = ABSORVE ENERGIA MECÂNICA