SóProvas


ID
67099
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação à função do "se", assinale a opção correta.

A queda de rentabilidade das exportações se agrava(1) a cada dia em razão da valorização do real. Tudo indica que a moeda nacional deve continuar a se valorizar(2) e o Banco Central (BC), apesar das suas intervenções cada vez maiores, está impotente diante dessa valorização, que torna mais difícil a exportação e favorece a importação, ameaçando o crescimento da indústria nacional. O governo se mostra(3) incapaz de encontrar um modo de compensar esse efeito.
Está-se(4) observando também uma queda no quantum das exportações de manufaturados, de 17,4% nos sete primeiros meses do ano, junto com uma queda de preços de 5,5%, enquanto nos produtos básicos um aumento de 6,5% no quantum correspondeu a uma queda de 16,1% nos preços.
Não se pode(5) pensar que o fl uxo de dólares possa diminuir nos próximos anos e, assim, criar um ambiente muito favorável a uma desvalorização, pois os Investimentos Diretos Estrangeiros devem crescer, a Bolsa de Valores acompanhará a melhora da economia e a produção de petróleo, apesar da criação de um fundo especial, aumentará as receitas.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 14/10/2009)

Alternativas
Comentários
  • A palavra seA palavra se, em português, pode ser:Conjunção: relaciona entre si duas orações. Nesse caso, não exerce função sintática. Como conjunção, a palavra se pode ser:* conjunção subordinativa integrante: inicia uma oração subordinada substantiva.Perguntei se ele estava feliz.* conjunção subordinativa condicional: inicia uma oração adverbial condicional (equivale a caso).Se todos tivessem estudado, as notas seriam boas.Partícula expletiva ou de realce: pode ser retirada da frase sem prejuízo algum para o sentido. Nesse caso, a palavra se não exerce função sintática. Como o próprio nome indica, é usada apenas para dar realce.Passavam-se os dias e nada acontecia.Parte integrante do verbo: faz parte integrante dos verbos pronominais. Nesse caso, o se não exerce função sintática.Ele arrependeu-se do que fez.Partícula apassivadora: ligada a verbo que pede objeto direto, caracteriza as orações que estão na voz passiva sintética. É também chamada de pronome apassivador. Nesse caso, não exerce função sintática, seu papel é apenas apassivar o verbo.Vendem-se casas.Aluga-se carro.Compram-se jóias.Índice de indeterminação do sujeito: vem ligando a um verbo que não é transitivo direto, tornando o sujeito indeterminado. Não exerce propriamente uma função sintática, seu papel é o de indeterminar o sujeito. Lembre-se de que, nesse caso, o verbo deverá estar na terceira pessoa do singular.Trabalha-se de dia.Precisa-se de vendedores.Pronome reflexivo: quando a palavra se é pronome pessoal, ela deverá estar sempre na mesma pessoa do sujeito da oração de que faz parte. Por isso o pronome oblíquo se sempre será reflexivo (equivalendo a a si mesmo), podendo assumir as seguintes funções sintáticas:* objeto diretoEle cortou-se com o facão.* objeto indiretoEle arroga-se direitos que não possui.* sujeito de um infinitivo“Sofia deixou-se estar à janela.”
  • Esta questão foi ANULADA !!
  • Esta questão foi ANULADA !!que bom, já estava levantando pra pegar uma gramática na estante...
  • Não se trata de índice de indeterminação do sujeito, porque o sujeito oracional é determinado. O "se" aqui ( o "se" da alternativa 5, considerada a correta) trata-se de uma partícula apassivadora: "não se pode pensar que o fluxo de dólares possa diminuir..." A voz é passiva sintética. Na forma analítica seria: "não pode ser pensado que o fluxo de dólares..."

  • A) ERRADA - SE = PARTÍCULA APASSIVADORA

    B) ERRADA - SE = PARTÍCULA APASSIVADORA

    C) ERRADA - SE = OBJETO DIRETO (VTD)

    D) ERRADA - SE = INDETERMINADOR DO SUJEITO

    E) ??

  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!
  • Por que a letra B não pode ser pronome reflexivo? Alguém pode explicar? Pelo que entendi, segue abaixo:

    a) Pronome apassivador
    b) Pronome Apassivador (ou Particula de realce???)
    c) Pronome apassivador (ou Reflexivo ???)
    d) Indíce de Indeterminação do sujeito
    e) Pronome Apassivador (Sujeito Oracional...- Não se pode "isso")

    Fiquei na dúvida na letra C, se é Pronome reflexivo ou apassivador e na B se é Apassivador ou realce.

  • a) errada. Indica voz passiva sintética, pois o verbo é VTD com o “se” como pronome apassivador. b) errada. Percebemos que aqui a partícula se pode ser retirada que não vai interferir no sentido, sendo partícula de realce. c) errada. A voz é reflexiva, pois o governo mostra a si, ou seja o governo praticou e recebeu a ação. d) errada. O verbo observar é VTD e sua locução verbal com o “se” é voz passiva e ñ reflexiva (Uma queda... também foi observada). e) errada. Regências do verbo pensar:a) = formar pensamentos - intransitivo:Penso, logo existo; b) = imaginar, aplicar curativos a - transitivo direto: Pensei que ela chegasse hoje. O médico pensou o ferido; c) = tencionar, lembrar-se - transitivo indireto: Mauro pensa em viajar. Você pensa sempre nela? No nosso caso indica então voz passiva com sujeito oracional (que o fluxo de dólares...).