SóProvas


ID
671272
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as topologias de rede, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Essa é a típica questão onde deve-se escolher a mais errada...

        a) Em uma rede com topologia em anel, se por acaso apenas uma das máquinas falhar a comunicação em rede não é comprometida, pois a informação trafega nas duas direções. Errada se o anel for rompido a rede para.

        b) Na topologia pear-to-pear várias máquinas são interligadas de forma que cada computador da rede esteja apto a receber e transmitir dados. É comum pequenas empresas adotarem essa topologia, pois ela atende à necessidade dos usuários, além de seu custo ser sensivelmente menor que qualquer outra topologia. peer-to-peer!!!! E isso não é uma topologia de rede física, mas lógica. E não conheço empresas que "comumente" adotem esta topologia para trabalho do Dia a dia. Exemplo de redes peer-to-peer (Gnutela, Kazza)

        c) A topologia estrela exige o uso de cabos de par trançado que podem ser ligados a um hub e cada ligação do computador ao hub será chamada de nó. A topologia estrela não exige uso de cabos de cobre. Hub são dispositivos de camada física, logo apesar de todas as ligações estarem concentradas no hub, logicamente forma-se um barramento. É por este motivo que uma LAN ethernet tem que utilizar o protocolo de acesso ao meio CSMA/CD quando na presença de um Hub

        d) Gerenciar uma topologia de rede estrela é mais simples do que uma rede em anel, pois o hub indica, por intermédio de pequenas luzes, se existe algum nó com problema, porém, requer um investimento maior de recursos. "investimento maior de recursos" em redes estrela??? Redes em anel são muito mais caras que redes em estrela por necessitarem de hardware especializado.

        e) Na topologia em barramento, todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode enviar no barramento num dado momento. Todas as outras recebem e recolhem para si os dados a elas destinados. Duas máquinas podem enviar dados no barramento em um determinado momento, quando isso acontece, ocorre uma colisão. Colisões ocorrem e muito, por isso é necessário um protocolo de acesso ao meio que detecte colisões como o CSMA/CD
  • Acho que o companheiro acima se equivocou um pouco na justificativa de algumas letras .....
    mas achei a questão mal elaborada uma fez que na letra "a" afirma-se que "se por acaso apenas uma das máquinas falhar a comunicação em rede não é comprometida, pois a informação trafega nas duas direções". É claro que há sim essa possibilidade na topologia em anel já que essa tecnologia permite tráfego tanto unidirecional (predomina) como o bidirecional, sendo nesse último caso uma possibilidade real da rede não parar em caso de falha em um nó, com isso essa letra poderia sim ser considerada CORRETA, ao contrário do que a banca considerou.
    Um segundo questionamento é é em relação a letra "c"  pois afirma-se que "cada ligação do computador ao hub será chamada de nó". Na verdade não é o link (cabo entre host e hub) que é chamado de nó, mas sim o computador em si, logo poderia-se considerá-la como ERRADA que é o que a questão pede.
  • Antes de falar sobre a topologia anel, vou comentar dois termos importantes para o entendimento dessa questão:

    Topologia física: é a forma como os dispositivos estão ligados fisicamente, em outras palavras, é um layout de como os cabos estão dispostos em uma rede.

    Topologia lógica: descreve a rede do ponto de vista dos dados que nela transitam.

    Agora, vamos a dois comentários sobre topologia anel tirados de livros:
    Autor: TITTEL
    Um problema da topologia em anel físico (quando usado um único anel) é que, se algum dispositivo do anel falhar, a comunicação fica comprometida. A solução para esse problema é adotar uma topologia física que acrescenta um segundo anel que funciona paralelamente ao primeiro. Neste caso, os dados em cada um dos anéis circulam em direção oposta. O nome que se dá a essa implementação é anéis duplos de rotações contrárias. A princípio, apenas o anel principal fica em funcionamento e o segundo entra em ação automaticamente caso alguma falha seja detectada no primeiro.

    Autor: MENDES
    Uma vantagem da topologia anel é que, caso alguns computadores pararem de funcionar, o anel lógico continuará funcionando, pois ele redireciona as tensões elétricas, no caso de parada de funcionamento de algum equipamento.


    Parece que há uma contradição no que os autores falaram, não é mesmo? Porém, há um detalhe importante - que inclusive grifei em azul no texto - o primeiro fala da topologia física, já o segundo fala da topologia lógica.

    Ainda assim, no caso da alternativa "a", poderia surgir a dúvida com relação a qual tipo de topologia (física ou lógica) ela se refere. Porém, Ross (p. 17) fala que, quando utilizado sozinho, o termo topologia, refere-se a topologia física da rede.

    Portanto, como a alternativa não mencionou que há anéis duplos, podemos chegar à conclusão que, se uma máquina falhar na topologia anel, a comunicação ficará sim comprometida, conforme mencionou o autor TITTEL.

    Fontes:
    MENDES, Douglas Rocha. Redes de computadores: teoria e prática. SP. Ed. Novatec, 2007.
    POLLONI, Enrico G. F., FEDELI, R. D. Introdução à Ciência da Computação.
    ROSS, Júlio. Redes de Computadores.
    TITTEL, Ed. Redes de Computadores, SP. Ed. Bookman, 2002.

  • Essas questões mal elaboradas desanimam mesmo.

    A letra A está errada, tudo bem.

    Mas a B também está. Nunca ouvi falar em topologia pear-to-pear, conheço apenas a arquitetura de redes Peer-to-peer

    A letra C tb, mal elaborada, já que, como já foi comentado, as extremidades da rede são chamadas de nós, e não as ligações

    A letra D também está muito controversa com relação aos custos das diferentes topologias.

    A única em que bati o olho e achei correta foi a E.


  • A FCC novamente usando fontes renomadas para elaborar suas questões (que milagre?!) . Traduzir ponto-a-ponto como pear-to-pear é FLÓRIDA eim?!

    http://naauladeredes.blogspot.com.br/2011/08/algumas-topologia-de-redes.html

    Algumas Topologia de Redes

     

    Ponto a Ponto (Pear – to – Pear)
    Caracteriza-se como uma rede ponto a ponto aquela que possui varias maquinas interligadas pelo mesmo cabo, de forma que cada computador na rede esteja apto a receber e transmitir dados.
    É muito comum as pequenas empresas adotarem essa topologia, pois ela atende a necessidade dos usuários, alem de seu custo ser mais baixo que qualquer outra topologia.
     
     
    Anel
    Essa topologia também é ponto a ponto, mas tanto a topologia ponto a ponto como a anel, também oferece algumas desvantagens, como a possibilidade de haver cinco maquinas interligadas com o mesmo cabo, que podem sofrer rupturas num determinado ponto.
    Quando isso ocorre todas as estações param de trafegar informações, alem de sua manutenção ser muito trabalhosa, pois o administrador da rede precisa testar e descobrir onde o cabo partiu.
     
     
     
    Estrela
    Essa topologia oferece outros elementos de trabalho em relação a topologia anel e ponto a ponto, tais como um servidor, hub, cabos de par trançado (Twisted Pair) etc.
    A topologia estrela exige o uso de cabos par trançado que são ligados a um hub e cada ligação do computador ao hub será chamada de nó. Cada nó é conectado diretamente ao hub de forma que ele centraliza e canaliza o trafego de informações da rede.
    Gerenciar essa topologia de rede é mais fácil e simples do que as outras, pois o hub indica por intermédio de pequenas luzes se existem algum nó com problema, porem requer um investimento maior.
    Outra vantagem é a sua velocidade. Com essa topologia de rede podemos trabalhar com velocidades de trafego na casa de 10MBS ou ate mesmo 100MBS, dependendo das placas de rede, hubs e configurações. 
     
  • Vou comentar só para guardar a informação que para a banca FCC a tipologia anel é unidirecional, não obstante,  Soares, Lemos e Colcher, afirmarem no livro Redes de Computadores: Das LANs, MANs e WANs, que em tal tipologia o tráfego é bidirecional.

    PARA FCC ANEL É UNIDIRECIONAL
    PARA FCC ANEL É UNIDIRECIONAL
    PARA FCC ANEL É UNIDIRECIONAL

    já é a terceira questão que erro sobre este mesmo assunto porque não foi isso que aprendi na faculdade... DESCULPEM O DESABAFO
  • É muita má vontade dessa banca né? Na moral, isso deveria ser passível de processo por danos intelectuais. :P  A FCC deveria ser banida do mundo dos concursos.
    Cada vez que me inscrevo para um concurso em que a FCC é a banca eu já fico desanimado. Não adianta nada estudar livros que são referência se a Fundação Copia e Cola retira suas questões de blogs e wiki. Qualquer calouro de um curso de computação seria capaz de elaborar uma prova melhor. Isso é triste demais.
  • Estude pela bibliografia do concurso e pare de reclamar.
  • a banca não da bibliografia isso que é o problema. A vezes fazem questões tiradas ate da wikipedia

  • O item E parece ter erro também pois que eu saiba barramento usa brodcast por padrão, então o dado passa sim dentro de todos os nós, se ele vai usa-lo ou não é outros 500.

  • Concordo com o Guilherme, a FCC merece ser banida. Caras de pau. Retirar questao de blog quando temos otimos livros de autores consagrados para esses assuntos... Lamentavel ...



  • Tem banca que fala que Top. Anel são duas direções, tem banca que diz que não é.. Agora ficou complicado...