Ponto a Ponto (Pear – to – Pear)
Caracteriza-se como uma rede ponto a ponto aquela que possui varias maquinas interligadas pelo mesmo cabo, de forma que cada computador na rede esteja apto a receber e transmitir dados.
É muito comum as pequenas empresas adotarem essa topologia, pois ela atende a necessidade dos usuários, alem de seu custo ser mais baixo que qualquer outra topologia.
Anel
Essa topologia também é ponto a ponto, mas tanto a topologia ponto a ponto como a anel, também oferece algumas desvantagens, como a possibilidade de haver cinco maquinas interligadas com o mesmo cabo, que podem sofrer rupturas num determinado ponto.
Quando isso ocorre todas as estações param de trafegar informações, alem de sua manutenção ser muito trabalhosa, pois o administrador da rede precisa testar e descobrir onde o cabo partiu.
Estrela
Essa topologia oferece outros elementos de trabalho em relação a topologia anel e ponto a ponto, tais como um servidor, hub, cabos de par trançado (Twisted Pair) etc.
A topologia estrela exige o uso de cabos par trançado que são ligados a um hub e cada ligação do computador ao hub será chamada de nó. Cada nó é conectado diretamente ao hub de forma que ele centraliza e canaliza o trafego de informações da rede.
Gerenciar essa topologia de rede é mais fácil e simples do que as outras, pois o hub indica por intermédio de pequenas luzes se existem algum nó com problema, porem requer um investimento maior.
Outra vantagem é a sua velocidade. Com essa topologia de rede podemos trabalhar com velocidades de trafego na casa de 10MBS ou ate mesmo 100MBS, dependendo das placas de rede, hubs e configurações.