SóProvas


ID
671284
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre o DHCP no Windows Server 2003, considere:

I. Na ferramenta de gerenciamento do DHCP, é possível garantir que um determinado endereço IP integrante da faixa definida seja sempre concedido a um determinado endereço físico (Mac Address).

II. Uma novidade no DHCP é a possibilidade de realizar um backup das configurações e, se necessário, a restauração dessa base.

III. A alta disponibilidade no DHCP deve ser implementada instalando o serviço em um segundo servidor Windows e definindo metade do escopo em cada servidor.

IV. Não só o endereço IP de elementos de rede são entregues e gerenciados pelo servidor DHCP, mas também todas as configurações de rede necessárias para um funcionamento otimizado e estável da rede.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resumo do que é DHCP:

    O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.

    O protocolo DHCP trabalha de uma forma bastante interessante. Inicialmente, a estação não sabe quem é, não possui um endereço IP e não sabe sequer qual é o endereço do servidor DHCP da rede. Ela manda, então, um pacote de broadcast endereçado ao IP "255.255.255.255", que é transmitido pelo switch para todos os micros da rede. O servidor DHCP recebe este pacote e responde com um pacote endereçado ao endereço IP "0.0.0.0", que também é transmitido para todas as estações. Apesar disso, apenas a estação que enviou a solicitação lerá o pacote, pois ele é endereçado ao endereço MAC da placa de rede. Como vimos na introdução, quando uma estação recebe um pacote destinado a um endereço MAC diferente do seu, ela ignora a transmissão. Dentro do pacote enviado pelo servidor DHCP estão especificados o endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS que serão usados pela estação.

    O DHCP oferece três tipos de alocação de endereços IP:
    • Atribuição manual- Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MACdo cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor;
    • Atribuição automática- Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços;
    • Atribuição dinâmica- O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IPda sua interface de redeconfigurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina arranque. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Após a máquina se desligar, o tempo de vida naturalmente irá expirar, e da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.


  • O item III está errado:

    "III. A alta disponibilidade no DHCP deve ser implementada instalando o serviço em um segundo servidor Windows e definindo metade do escopo em cada servidor. "

    O correto seria balancemento de carga, pois se um dos servidores parar o outro escopo ficrá prejudicado, tendo em vista que o item fala que foi definido metade do escopo em cada servidor.
  • Concordo com o colega acima. o Item III não está correto. Uma vez que com apenas metade do escopo não houve redudancia apenas uma divisão. Sé um dos servidores falhar metade da rede será prejudicada. 
  •   Perfeitamente o cometários dos colegas acima. Questao mal elaborada.
  • "todas as configurações de rede necessárias para um funcionamento otimizado e estável da rede. "

    quer dizer que com DHCP não precisa configurar mais NADA na rede? no mínimo estranha essa afirmativa.

  • A galera esperneia mas não cita nenhuma referência. Quanto ao item III segue:

     

    In previous Windows versions like Windows Server 2008 R2 and Windows Server 2003, you have two options to make DHCP highly available:

    DHCP in a Windows failover cluster. This option places the DHCP server in a cluster with an additional server configured with the DHCP service that assumes the load if the primary DHCP server fails. The clustering deployment option uses a single shared storage. This makes the storage a single point of failure, and requires additional investment in redundancy for storage. In addition, clustering involves relatively complex setup and maintenance.

    Split scope DHCP. Split scope DHCP uses two independent DHCP servers that share responsibility for a scope. Typically 70% of the addresses in the scope are assigned to the primary server and the remaining 30% are assigned to the backup server. If clients cannot reach the primary server then they can get an IP configuration from the secondary server. Split scope deployment does not provide IP address continuity and is unusable in scenarios where the scope is already running at high utilization of address space, which is very common with Internet Protocol version 4 (IPv4).

    Those were good, but not great solutions. In Windows Server 2012 DHCP Failover enables administrators to deploy a highly resilient DHCP service to support your business without the challenges of the 2 options discussed above. It provide DHCP service availability at all times on the enterprise network. If a DHCP server is no longer reachable, the DHCP client is able to extend the lease on its current IP address by contacting another DHCP server on the enterprise network.

     

    Veja que na referência se menciona que geralmente se colocava 70% dos endereços em um servidor e 30% em outro, e que, embora em alguns cenários não fosse possível "split scope deployment" (50% em cada servidor), em outros cenários seria possível. Alguém poderia submeter recurso dizendo que a alternativa disse que se "deve" dividir 50% em cada servidor, quando o correto seria que se "pode" dividir assim.

     

    Atente também que a abordagem mudou no Windows Server 2012.

     

    https://blogs.technet.microsoft.com/canitpro/2013/07/09/step-by-step-dhcp-high-availability-with-windows-server-2012-r2/