-
Recrutamento: técnicas e procedimentos para atrair ou buscar candidatos potencialmente qualificados e capazes para ocupar um cargo dentro de uma organização.
Seleção: é a escolha entre os candidatos recrutados daquele que se ajusta melhor ao cargo e aos objetivos da organização.
Logo, eles não possuem a mesma finalidade.
Segundo Stewart, em seu livro “Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas”. As pessoas são o principal recurso das organizações.
I. O recrutamento é a busca de candidatos qualificados, enquanto a seleção é a escolha de candidatos mais aptos. (V) II. O recrutamento e a seleção de pessoal são processos que têm a mesma finalidade. (F)
III. A função do recrutamento é suprir a seleção de matéria- prima básica, ou seja, candidatos. (V)
-
Chamar candidatos de matéria prima básica vai de encontro ao que prega a Gestão de Pessoas Contemporânea, que visa tratar as pessoas como parceiras e não como recursos monetários. Errei por isso.
-
Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Segundo o autor recrutar o maior numero de pessoas torna o processo rico. Atualmente o primeiro contato para recrutamento é através do currículo.
Chiavenato ainda ressalta que, a seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo par o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.
Atualmente existem três tipos de recrutamento: o interno, o externo e o misto.
O recrutamento interno é realizado na própria empresa, com os próprios colaboradores, esse tipo de recrutamento é positivo, porque além de estimular, motiva ainda mais o colaborador. No recrutamento externo, a busca é feita fora da empresa. A principal vantagem é que a empresa pode ter pessoas com novas idéias e com experiência comprovada não terá gastos com treinamento. Em contra partida o recrutamento externo desmotiva os funcionários que já atuam na empresa e almejam crescimento profissional.
Existe ainda mais um tipo de recrutamento, o misto que para Chiavenato (2004) esse tipo de recrutamento nada mais é que o recrutamento externo, seguido de recrutamento interno, caso o externo não apresente resultados desejáveis.
Em todos os tipos de recrutamento a de ficar atento em usar técnicas compatíveis e de confiança para que seja realizado de forma correta e transparente. Qualquer erro nesta fase pode ser crucial colocando em risco a empresa contratante.
Chiavenato assim como outros autores, instrui etapas a fim de minimizar os erros na hora do recrutamento e seleção:
1) Pesquisa internadas necessidades.
2) Pesquisa externa do mercado.
3) Definição das técnicas de recrutamento a utilizar.
-
I – O recrutamento é a busca de candidatos qualificados, enquanto a seleção é a escolha de candidatos mais
aptos.
certo. Enquanto no recrutamento buscam-se os candidatos com qualificação para determinada vaga, na seleção, os candidatos são escolhidos.
II – O recrutamento e a seleção de pessoal são processos que têm a mesma finalidade.
errado. Não possuem a mesma finalidade.
III – A função do recrutamento é suprir a seleção de matéria-prima básica, ou seja, candidatos.
certo. O recrutamento encaminha candidatos (matéria-prima básica) para o processo de seleção.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos. Andreia Ribas (2013)
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os processo de recrutamento e seleção de pessoas.
Antes de passar aos itens, vejamos algumas importantes definições:
- O recrutamento, segundo Chiavenato (2014), corresponde ao processo em que a organização atrai candidatos, no Mercado de Recursos Humanos – MRH, para abastecer seu processo seletivo. Por meio do recrutamento, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. É como se ela dissesse; “Ei, há vagas disponíveis aqui, veja se você pode trabalhar aqui”.
- Seleção é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.
Sendo assim, concluímos o seguinte:
I. correto. O recrutamento é a busca de candidatos qualificados, enquanto a seleção é a escolha de candidatos mais aptos.
- Vide as definições acima.
II. incorreto. O recrutamento e a seleção de pessoal são processos que têm a mesma finalidade.
- Como vimos, são processos que, apesar de interligados, possuem finalidades distintas.
III. correto. A função do recrutamento é suprir a seleção de matéria- prima básica, ou seja, candidatos.
- Esse é o objetivo da seleção de pessoas.
Tendo visto como os itens foram julgados, concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
Chiavenato, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP : Manole, 2014.