SóProvas


ID
671647
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao longo dos tempos, a educação afeta e é afetada por diferentes teorias que buscam entender o homem, a sociedade, e a forma como o conhecimento acontece. Na área educacional, a pedagogia busca, portanto, em cada teoria uma maneira de conceber a escola e os processos de ensino e aprendizagem. A teoria que sustenta a concepção de que o sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, de tal forma que impliquem tanto na aquisição quanto na modificação dos comportamentos é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • O comportamentalismo se divide em:

    • Condicionamento Clássico;
    • Condicionamento operante.  


    CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (CC)

    É um tipo de aprendizagem em que um organismo aprende a transferir uma resposta natural perante um estímulo, para outro estímulo inicialmente neutro, que depois se converte em condicionado. Este processo dá se através da associação entre os dois estímulos (incondicionado e neutro). Para que o CC se produza deve-se sempre apresentar primeiro o estímulo Neutro e alguns segundos depois o estímulo Incondicionado (o processo deve repetir-se várias vezes), para que possa haver associação.

    CONDICIONAMENTO OPERANTE (CO)

    Descreve a relação entre o comportamento e as conseqüências. Uma resposta operante é aquela que se produz sem a presença de um estímulo incondicionado, ou seja, é um comportamento voluntário. Será então um processo do qual aprendemos a dar resposta de forma a obter um benefício ou evitar algo desagradável. 

    A modificação do comportamento pode ser feita das seguintes formas:

    • Definir o comportamento que se quer obter;
    • Determinar reforços;
    • Selecionar procedimentos para alterar comportamentos;
    • Implementar procedimentos e guardar resultados;
    • Avaliar o progresso e revisar as necessidades. 
  • a) comportamentalista CORRETA
    As teorias Comportamentalistas, focam na relação Estímulo-Resposta, e procuraram saber quais as leis que presidiam ao estabelecimento desta relação. A aprendizagem é uma aquisição de comportamentos através de relações mais ou menos mecânicas entre um Estímulo e uma Resposta.
    Características:
    - O indivíduo é visto como passivo em todo o processo;
    - A aprendizagem é sinónimo de comportamento expresso;
    - O reforço é um dos principais motores da aprendizagem;
    - A aprendizagem é vista como uma modelagem do indivíduo.

    b) humanista
    O ensino “centrado” no aluno é derivado da teoria, também rogeriana, sobre personalidade e conduta.Essa abordagem também dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pesoa integrada

    c) cognitivista.
    Classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas. Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os estágios na mesma seqüência, porém o inicio e o termino de cada estágio sofre variações dadas às diferenças individuais de natureza biológica ou do meio ambiente em que o individuo esta inserido.A aprendizagem faz referência a uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma ordenada (sistematizada) ou não. Já o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, responsável, portanto pela formação do conhecimento. Para Piaget, a aprendizagem se dá através dos processos de assimilação, acomodação e os esquemas.

    d) sócio-interacionista
    O sócio-interacionismo surge da ênfase no social. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”.Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Para ele o que interessa é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.

    FONTES:
    http://didierpsicopedagogia.blogspot.com.br/2009/07/teoria-comportamental.html
    http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/abordagem-humanista/
    http://www.infoescola.com/educacao/teoria-cognitiva/
  • Apenas complementando sobre condicionamento operante (contribuindo com a resposta da colega Luana): A grande questão do condicionamento operante não é a de fazer a correlação entre um estímulo e outro, como no caso do condicionamento clássico, mas sim de fazer a associação entre um estímulo e a consequência dele. Bons estudos!

  • A educação segundo essa abordagem deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades considerada básicas para a manipulação e controle do mundo/ambiente (cultural, social etc.)

    Esse sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, que implicam tanto em aquisição de novos comportamentos quanto a modificação de comportamentos já existentes.