SóProvas


ID
672229
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Teoria das Três Idades, os arquivos passam por três estágios de evolução distintos. Quanto ao terceiro estágio, é correto afirmar que se denomina Arquivo

Alternativas
Comentários
  • Arquivo Corrente: São os Arquivos que guardam os documentos mais novos e mais utilizados pela instituição. No Arquivo Corrente os documentos possuem grande freqüência de uso, possuem fim administrativo.
    Arquivo Intermediário: São os Arquivos que guardam os documentos utilizados com menos frequência pela instituição. No Arquivo Intermediário os documentos possuem baixa freqüência de uso, mas ainda possuem fim administrativo.
    Arquivo Permanente: São os Arquivos que guardam os documentos que, já tendo cumprido seu fim administrativo, sua função administrativa, agora são preservados, conservados, pelo seu valor histórico (mediato) para Instituição. Bons estudos!
  • Valor primário: é o valor criado para a própria entidade onde se originam os documentos, para dar suporte às suas atividades no dia a dia. É um valor temporário, o que quer dizer que, algum momento no tempo, prescreverá administrativamente. É também chamado de valor imediato, funcional ou administrativo. É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e, por isso, está presente em todos eles, quando de sua criação. Logo, os documentos correntes possuem valor primário.

    Valor secundário: é o valor que se refere à possibilidade de uso do documento para fim diferente daquele para o qual foi criado. O documento pode, após perder valor primário, adquirir valor secundário, mas, se o fizer, ele se torna definitivo. Isto significa que o documento, ao adquirir valor secundário, não o perde mais.
    É também chamado de valor mediato ou valor histórico. 
  • Arquivo Permanente tem valor:
    - Mediato
    - Probatório
    - Secundário
  • A alternativa "A" está incorreta, pois documentos de valores primários referem-se a documentos que a instituição mantém em sua guarda para dar suporte às atividades que realiza no dia a dia. É um documento que fica arquivado na fase corrente. Desta forma, a alternativa correta é a letra "C".  

    Arquivo de terceira idade ou permanente, é constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservavam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e sua evolução. Estes são os arquivos propriamente ditos, pois ali os documentos são arquivados de forma definitiva. São classificados como permanentes os documentos:


    - Que revelam a origem e a constituição da instituição;

    - Que mostram como a instituição funcionou ao longo do tempo;

    - Normas e regulamentos;

    - Demais documentos  que se caracterizem como históricos para a instituição.
  • Arquivos:

    Corrente – Uso frequente – valor primário (administrativo, legal, Fiscal).

    Intermediário – Uso pouco frequente– valor primário (administrativo, legal, Fiscal).

    Permanente – nenhum valoradministrativo, arquivos com valor histórico – valor secundário (mediato, histórico, prova).



  • De acordo com a Teoria das Três Idades, os arquivos passam pelas fases corrente, intermediário e permanente.

    Os documentos da fase permanente possuem valor mediato, ou seja, possuem interesses outros, diferentes daqueles para os quais foram criados (interesses administrativos). Esses interesses são geralmente a cultura, a história ou a pesquisa científica. Em resumo, os documentos de valor permanente, apesar de extremamente importantes para a instituição e para a sociedade, não possuem qualquer valor administrativo.

    Portanto está correta a alternativa de letra "C".

    A - Incorreto, pois possuem documentos de valor secundário.
    B - Incorreto, pois se denomina arquivo permanente.
    D - Incorreto, pois se denomina arquivo permanente e seus documentos possuem valor mediato.
  • Na arquivologia, quando nos referimos ao valor dos documentos não é financeiro, mas sim ao seu valor enquanto gênero. Fundamentalmente temos dois valores: o primário e o secundário.

    O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos:

    Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou.

    Fiscal: neste caso o documento é gerado para comprovar operações financeiras e seu valor cessa quando tal operação se conclui. Porém é preciso manter o documento por um determinado período para cumprir exigências fiscais ou legais.

    Jurídico: os documentos com esse valor comprovam direitos a curto ou longo prazo.

    _____________________________________________________________________________________________________________________

    O valor secundário ou mediato é identificado quando cessa o valor primário e a guarda do documento faz-se necessária permanentemente. Podemos enquadrar o valor secundário em duas categorias:

    Probatório: atribui-se quando o documento comprova a organização e o funcionamento da entidade que o produziu ou comprova as ações de determinado indivíduo que o produziu.

    Informativo: quando os documentos registram informações sobre pessoas, lugares, objetos, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar.

    https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/05/28/arquivos-conceitos-valores-dos-documentos/

     

  • GABARITO: LETRA C

    Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade.

    FONTE: Arquivologia para Concursos- 4 ed. Renato Valentini.