SóProvas


ID
672232
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sabe-se que a avaliação constitui uma etapa da gestão de documentos. Entende-se por avaliação o(a)

Alternativas
Comentários
  • AVALIAÇÃO – ESTABELECE PRAZOS DE GUARDA NA PRIMEIRA E SEGUNDA FASE E INDICA QUAL SERÁ O CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS.
     
     
    A AVALIAÇÃO GERA DOIS PRODUTOS.
    O PRIMEIRO É REALIZADO NA FASE CORRENTE ONDE SE ESTABELECE TODOS OS ASSUNTOS QUE O ÓRGÃO VAI TRATAR INTERNA E EXTERNAMENTEM QUE É O PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DE ASSUNTOS.
     
    O OUTRO PRODUTO É A TABELA DE TEMPORALIDADE E DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS ( ESTABELECE OS PRAZOS DE RETENÇÃOS NA PRIMEIRA E SEGUNDA FASE MOSTRANDO, POSTERIORMENTE, A DESTINAÇÃO DE DOCUMENTOS.
  • CORRETO LETRA C 

    Avaliação: Análise dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objetos de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.
    •  a) sequência de operações que visa distribuir em classes os documentos de um arquivo.
    • Classificação – Seqüência de operações que, de acordo com as diferentes estruturas organizacionais, funções e atividades da entidade produtora, visam a distribuir em classes os documentos de um arquivo.
    •  b) conjunto de procedimentos que visa à identificação documental e a elaboração de instrumentos de pesquisa.
    • Descrição: Conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa.
    •  c) processo relacionado à análise de documentos, com vistas a estabelecer sua destinação em conformidade com os valores que lhes forem atribuídos.
    • Avaliação é o processo relacionado à análise de documentos, com vistas a estabelecer sua destinação em conformidade com os valores que lhes foram atribuídos. Ou seja, na avaliação, a partir da identificação do valor primário, que diz respeito ao uso administrativo, ou o valor secundário, no que se refere ao uso histórico, é possível estabelecer a destinação dos documentos, que pode ser a eliminação, a transferência ao arquivo intermediário ou recolhimento ao arquivo permanente.
  • Alternativa correta é a letra "C".

    A avaliação de documentos é o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como a destinação final dos documentos da instituição (eliminação ou guarda permanente). Na prática, é o ato de criar a tabela de temporalidade. 
  • Ainda não consegui entender porque a letra B está errada. Alguém poderia me explicar?

  • Lívia, a questão fala especificamente sobre GESTÃO DE DOCUMENTOS. Os processos contidos na gestão de documentos são: produção, uso, tramitação, avaliação e arquivamento. Neste contexto, avaliação não se encaixa na definição da letra B, pois em se tratando de gestão de documentos, avaliação serve para definir o valor do documento e, consequentemente, sua destinação (arquivo corrente, intermediário ou permanente, ou ainda, eliminação caso ele não tenha mais nenhum valor).

  • Análise das alternativa:
    A - esta é a definição de classificação de documentos
    B - esta é a definição de descrição de documentos
    D - esta é a definição de procedimentos administrativos.
    A avaliação é a atividade em que uma equipe multidisciplinar analisa os documentos para atribuir-lhes valor, com base em critérios complexos e subjetivos, e determinar-lhes prazos de guarda e destinação. 

    Portanto está correta a alternativa de letra "C".