SóProvas


ID
672319
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Roberto Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas em
Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de
Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em
busca de salários maiores na concorrência. Cada vez que um
deles saía, era preciso recrutar e treinar do zero novos
profissionais. Padilha começou a reagir para evitar que a falta
de gente interrompesse a trajetória de crescimento da
empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliação da
produtividade de cada funcionário e a usou como base para
esboçar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos
pintores, ele criou três níveis hierárquicos, concedendo
aumentos de até 25% aos mais produtivos.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)


Padilha, ao solicitar aos gerentes uma avaliação da produtividade dos funcionários, definiu a função de gestão de pessoas da empresa Max Pinturas como

Alternativas
Comentários
  • Conforme citado pela Verônica:

    Para entender esta questão, o primeiro aspecto é conceituar:

    LINHA - órgãos de execução da empresa

    STAFF - órgãos de assessoria/consultoria - EX. conselhos, asessorias.

    Em seguida, é preciso saber que o princípio da responsabilidade de linha e função de staff determina que deve-se descentralizar a gestão de pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro mantém-se a função de assessoria e consultoria interna através do RH. 

    Finalizando, aorganização linha-staff possui órgãos de execução e consultoria e mantém o princípio da hierarquia. A linha assegura o comando e a disciplina e o staff assegura a especialização.

    I. A escolha final do candidato cabe ao chefe ou gerente do órgão requisitante, mas, o responsável pela indicação dos melhores candidatos é o órgão de recursos humanos. CORRETO 

    II. A tendência atual é para a centralização e a concentração de serviços de recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração nas áreas de ARH.  - ERRADO

    III. A área de ARH está se transformando num tipo de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes para a nova realidade. CORRETO

    IV. Quando não existe uma distinção clara entre linha e staff nas organizações, tende a ocorrer conflitos sobre quem tem autoridade de tomar as decisões sobre pessoas. CORRETO

    V. Pelo princípio da responsabilidade de linha e função de staff deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro, se mantém a função de assessoria e consultoria interna através do órgão e de RH.CORRETO

  • A questão versa sobre o caráter da função de recursos humanos como responsabilidade de linha e função de staff.

    O texto esclarece que Padilha é proprietário da empresa Max Pinturas e em momento algum é mencionado que ele é consultor ou o gerente de recursos humanos da empresa.

    No texto, também fica evidenciado que Padilha solicitou aos seus gerentes uma avaliação do desempenho dos funcionários. Logo, os gerentes representam responsabilidade de linha e os que atuam diretamente com os funcionários possuem melhores condições de avaliar o desempenho deles. Cabe ressaltar que avaliação de desempenho é uma função que também pode ser realizada por gerente de linha como avaliador, conforme mencionado por Chiavenato (1999, 2002).

    Em momento algum o texto menciona, deixa subentendido ou tem a intenção de induzir à interpretação de forma dúbia. Foi atribuída uma função de recursos humanos aos gerentes de linha para que o gestor da empresa pudesse utilizar dos resultados da execução da função para adotar uma estratégia. Qualquer decisão numa empresa passa pelo levantamento de informações e tomada de decisão.

    No caso específico do texto apresentado, ao atribuir responsabilidade aos gerentes de avaliar o desempenho dos funcionários, a avaliação de desempenho como uma das funções de gestão de pessoas é definida como responsabilidade de linha, já que cada gerente deverá desempenhar essa função de avaliar as pessoas em seu respectivo departamento.

    Logo, a resposta correta é a letra A, ou seja, responsabilidade de linha.

    Fonte: 

    - CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

    Recursos humanos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

    - Consulplan http://www.consulplanmg.com/upload/concursosarq/consulplan_3%20-%20DECISÃO%20DE%20RECURSOS%20-%20TSE%20-%20TIPO%203%20AMAREL7385.pdf

  • A avaliação da produtividade ou de desempenho é uma responsabilidade de linha (da autoridade responsável por tal), e não função de staff, o qual seria se Padilha avaliasse o desempenho e os gerentes apenas aconselhassem ou instruíssem, sem poder de decisão para avaliar.

    GABARITO: LETRA A.

  • A função do órgão de gestão de pessoas => Antes de qualquer coisa, cabe aqui fazermos uma diferenciação entre os dois principais “atores” nesta área: os gerentes de linha e o órgão de RH. O gerente de linha é o profissional que lida diretamente com os funcionários. É o chefe direto dos seus subordinados. Já o órgão de Recursos Humanos engloba os profissionais especializados nos processos de gestão de pessoas: recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, motivação, etc. Antigamente, a grande maioria dos processos de gestão de pessoas ficava centralizada no departamento de Recursos Humanos. Muitas das decisões relativas aos funcionários ficavam nas “mãos” do gerente de Recursos Humanos, como: quem deve ser treinado, quem deve ser promovido, quem deve ser contratado, etc. Entretanto, hoje em dia a moderna gestão de pessoas “entregou” maior poder e responsabilidade ao gerente de linha (que atua nas áreas finalísticas da organização) para que ele possa gerir seu próprio pessoal. Atualmente, consideramos que a responsabilidade final da gestão de pessoas está ao cargo de gerente de linha. Com isso, a área de Recursos Humanos passou a cumprir uma função de staff, ou seja, de assessoramento, de consultoria interna. Esta mudança acarretou certos conflitos entre os gerentes de linha e de RH, pois nem sempre fica claro quem deve ter o poder de tomar as decisões sobre os empregados. Portanto, ambos os profissionais estão envolvidos pelos processos de RH. De acordo com Chiavenato, “Há um princípio básico em ARH: gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff”. Assim sendo, se um gerente de operações (de linha) precisa treinar sua equipe, por exemplo, pedirá a ajuda da equipe de RH para que eles possam assessorá-lo neste processo de treinamento.

  • Gabarito: A

     

    Outra classificação dos cargos ou atividades dentro de uma organização relaciona-se com a autoridade. São as posições de linha ou as posições de staff (ou assessoria).

     

    Uma maneira de identificar e diferenciar essas posições refere-se ao poder de comando. As posições de linha teriam o comando sobre seus subordinados, e as posições de staff apenas poderiam sugerir, aconselhar ou recomendar aos funcionários.

     

    Renno, Administração Geral para Concursos, página 107.

     

    Ou seja, responsabilidade do gerente diretamente com seus funcionários, responsabilidade de linha.