SóProvas


ID
672382
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode
servir de estímulo para profissionalizar a gestão de pessoas
(...). Desde 2010, a formação de pessoal qualificado tornou-se
a principal preocupação de um empresário dono de uma rede
de hotéis. Até 2014, esse empresário deve investir pouco mais
de 1 milhão de reais para treinar o pessoal necessário para
manter seus planos de expansão. O dinheiro será usado num
programa de treinamento interno de funcionários que
ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção.
“Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes”, diz
o empresário. “Esses funcionários terão aulas de finanças e
marketing, entre outras disciplinas”. Esse empresário está
recorrendo às próprias fileiras devido à dificuldade em
encontrar gente preparada (...). “Em alguns casos levei três
meses para encontrar o profissional que eu procurava (...).
Não posso correr o risco de parar de crescer por falta de
gente”, disse ele.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011,
adaptado
)


Em alguns setores, como o hoteleiro, pela falta de pessoal qualificado, os empreendedores estão investindo na qualificação de seus funcionários. Essa ação é considerada uma estratégia de

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre a interpretação do texto no que se refere às estratégias de valorização e retenção de pessoas, principalmente por falta de pessoas qualificadas.

    O texto no trecho „...o dinheiro será usado num programa de treinamento interno de funcionários que ocupam cargos como de governantas e chefes de recepção. "Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes?, diz Gehlen..." deixa clara a estratégia de treinamento para reter e valorizar os talentos da empresa. A seleção mencionada no texto refere-se aos funcionários que foram selecionados para participar do treinamento e não ao processo de seleção de pessoas relacionado à gestão de pessoas.

    Qualificar o próprio pessoal da empresa tem sido uma estratégia de gestão de pessoas utilizadas pelas empresas que sofrem com a escassez de pessoal qualificado nos setores onde atuam. Dessa forma, a empresa desenvolve condições de reter seus talentos e valorizar o pessoal interno.

    Logo, a resposta correta é a letra B.

    Fonte:
    - CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

    - Consulplan - http://www.consulplanmg.com/upload/concursosarq/consulplan_3%20-%20DECISÃO%20DE%20RECURSOS%20-%20TSE%20-%20TIPO%203%20AMAREL7385.pdf

  • Fiquei confuso porque o texto também menciona a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, daí o investimento no capital humano da própria empresa. Ou seja, além de retenção ele também parece objetivar recrutar e selecionar internamente funcionários para ocupar cargos na empresa.

  • Colaboradores treinados são mais bem aproveitados pelas próprias empresas que os treinaram. Nada impede que sejam promovidos (recrutamento interno e seleção), porem o enunciado não deixa claro se tratar de crescimento profissional imediato, mas sim de preparar quem tem mais potencial pensando no futuro, retendo estes talentos e valorizando-os.

    FONTE: http://blogdowendellleo.blogspot.com.br/2012/02/tse-2012-tecnico-administrativo.html

  • Recrutamento Interno;

    O recrutamento é interno quando, havendo determinada vaga, a empresa procura preenche-la através de remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação horizontal), ou ainda transferidos (movimentação horizontal), ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal) (CHIAVENATO, 2006). 
    Este processo só será válido se houver muita seriedade, competência e transparência durante todo o procedimento. Este processo de recrutamento interno trás vantagens e desvantagens.

  • Valorização dos funcionários da empresa, proporcionando desenvolvimento a eles.

    Gab. B

  • O recrutamento interno, como mencionou nossa amiga Dayse Oliveira, ocorre no caso de promoção e/ou transferência de pessoal dentro da própria organização.

     

  • Essa banca é ridícula!