SóProvas


ID
672496
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando as diferenças entre gestão pública e privada, analise.

I. A gestão privada possui mais autonomia decisória relativamente a gestão pública.

II. A gestão pública sofre mais ingerência política relativamente a gestão privada.

III. A gestão privada de empresas tem objetivos econômicos e sociais com mesmo peso.

IV. Para a gestão pública, a lucratividade pode ser dispensável.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra d)
                  Observe que apenas o item III está incorreto: A gestão privada de empresa não tem objetivos econômicos e sociais exatamente com o mesmo peso. Apesar de se considerar a importância que muitas empresas atribuem à chamada responsabilidade social (e ambiental) corporativa, a busca do lucro é sempre o objetivo mais preponderante para a atividade empresarial. 
  • I. A gestão privada possui mais autonomia decisória relativamente a gestão pública. CORRETO
    (O governo é democrático e aberto; por isso seus movimentos ao mais lentos comparados aos das empresas, cujos administradores podem tomar decisões rapidamente, a portas fechadas.)

    II. A gestão pública sofre mais ingerência política relativamente a gestão privada. CORRETO
    (A administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto a iniciativa privada pode fazer tudo que não estiver proibido por lei. A legalidade fixa os parâmetros de controle da administração e do administrador, para evitar desvios de conduta.)

    III. A gestão privada de empresas tem objetivos econômicos e sociais com mesmo peso. INCORRETO
    (O conceito de partes interessadas no âmbito da administração pública é ampliado em relação ao utilizado pela iniciativa privada, pois as decisões públicas devem considerar não apenas os interesses dos grupos mais diretamente afetados, mas, também, o valor final agregado para a sociedade. As organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. A administração pública busca
    gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.)

    IV. Para a gestão pública, a lucratividade pode ser dispensável.CORRETO (ver comentário anterior)

    Segundo Abrucio, a atividade governamental é entendida como algo com uma natureza específica, que não pode ser reduzida ao padrão de atuação do setor privado. Entre as grandes diferenças, a motivação principal dos comandantes do setor público é a reeleição, enquanto os empresários têm como fim último a busca do lucro; os recursos do governo provêm do contribuinte – que exigem a realização de determinados gastos –, e na iniciativa privada os recursos são originados das compras efetuadas pelos clientes; as decisões governamentais são tomadas democraticamente e o empresário decide sozinho ou no máximo com os acionistas da empresa – a portas fechadas; por fim, o objetivo de ambos é diverso, isto é, o governo procura fazer ?"o bem" e a empresa ?"fazer dinheiro". (OSBORNE & GAEBLER, 1994: 21-23).
  • "IV. Para a gestão pública, a lucratividade pode ser dispensável. ". Para mim, a lucratividade deveria ser dispensada. Pelo visto me equivoquei, mas ainda acho estranha esta afirmativa.

  • IV- A atuação das organizações públicas visam atender o interesse público primário. No entanto precisam gerenciar de maneira eficiente seus recursos- interesse público secundário. A finalidade lucrativa não faz parte da intenção Estatal. O estado presta alguns serviços que não geram lucro. Só mantém o funcionamento da maquina pública. 

  • Concordo com a colega. Dá pra acertar por eliminação, mas a lucratividade não pode ser dispensável, ela É dispensável.

  • LETRA D