-
O tipo de departamentalização descrito é o funcional porque verifica-se que ocorre uma divisão de tarefas e funções, agrupando-se as tarefas relacionadas com transportes, educação e turismo em secretarias distintas.
Numa estrutura organizacional dividida segundo esse critério funcional cada departamento corresponde a uma função principal.
-
Completando as informações acima.
São características da estrutura funcional:
Não respeita o princípio da unidade de comando
Divide a autoridade
Enfatiza a especialização
Possui chefia especializada
Perda de hierarquia
Ganha eficiência
-
Departamentalização Funcional:
A departamentalização funcional consiste no“agrupamento das atividades e tarefas” de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. As unidades são formadas por especialistas de um mesmo assunto, ou função. Por exemplo, setor financeiro, setor de vendas, setor de compras. Cada departamento exerce uma função típica dos elementos que o compõe. Este é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais.
A departamentalização funcional também pode ser feito considerando as funções de administração. Nesse caso, a empresa irá ter unidades responsáveis pelo planejamento, pela execução e pelo controle e avaliação.
Este tipo de estrutura é adequado para ambientes estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras. Contudo, ela não é adequada para ambientes instáveis, pois possui pouca flexibilidade.
-
Complementando:
Formas de Departamentalizar: 1. Função: Incorpora funções comuns ou atividades semelhantes
2. Produto ou serviço: É feito de acordo com as atividades relacionadas a cada um dos produtos ou serviços da empresa. 3. Território: É o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações.
4. Cliente: Agrupar as atividades de tal modo que elas focalizem um determinado uso do produto ou serviço. A Departamentalização de cliente é usada principalmente no grupamento de atividade de vendas ou serviços.
5. Processo: É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção. As atividades de uma fábrica podem ser grupadas em perfuração, soldagem, montagem e acabamento, cada qual em seu departamento. 6. Projeto: Aqui as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de inicio e término. Terminado o projeto as pessoas são deslocadas para outras atividades.
7. Matricial: A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente às mudanças em tecnologia. Por isso, é tipicamente encontrada em organização de orientação técnica 8. Mista: Agrega mais de um tipo de departamentalização
-
Tipos de departamentalização:
Funcional
Produtos\serviços
base territorial
clientes
processo
projeto
Tipos de estrutura:
Funcional
Linear:piramidal
Linha-staff: linha assessoria
projetizada
Ad hoc - não tem estrutura fixa é flexível
em rede
virtual
matricial: funcional com projetos
-
DICA:
1. Quando falar em projeto > matricial
2. Quando falar em especialização > funcional
-
concerteza letra B, o pessoal deveria colocar mais a alternativa correta do que ficar fazendo longos comentários.
-
blz mais se tivesse a opção "por serviços" marcaria sem dúvida - Cada secretária faz uma coisa diferente da outra.É mais que uma função é um serviço completo.
-
-
Muito cuidado para não confundir: DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL (DF) com ESTRUTURA FUNCIONAL (EF).
A DF há somente um unico comando para cada subordinado, denominado autoridade linear. Enquanto que, na EF os subordinados possuem vários comandos, todos com autoridade divididade conforme sua especialização,
-
Ver essa questão: Q87365 (tem o organograma representado nela)
Ano: 2011 Banca: FGV Órgão: TRE-PA Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa