-
Métodos para Construção de Cenários:
a) Lógica Intuitiva: desenvolvido pelo Stanford Research Institute (SRI) e pela Shell, baseada na influência dos modelos mentais dos tomadores de decisão, através da análise pontos fracos e ameaças.
b) Análise Prospectiva: desenvolvida por Michel Godet, na França, identifica as variáveis chaves da empresa, pontos fortes e fracos e oportunidades e ameaças. Possui formas estruturadas de identificar a probabilidade de ocorrer o evento para formular a estratégia.
c) Análise do Impacto de Tendências probabilísticas: desenvolvido pelo Futures Group, baseia-se na projeção independente de variáveis chaves, que são depois ajustadas pelo impacto da ocorrência de certos eventos.
d) BASICS (Battelle Scenario Inputs to Corporate Strategy): identifica oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos que permite entender os efeitos complexos de variáveis inter-relacionadas e quantificar estas relações. É uma adaptação da Análise do Impacto Cruzado.
e) INTERAX (Interative Cross-Impact Simulation): ferramenta para administração estratégica, que auxilia nas decisões internas através da projeção de cenários desenvolve melhor entendimento de alternativas futuras do ambiente.
e) Future Mapping: originou-se na IBM e no Citibank, desenvolvido Northeast Consulting Resources Inc. (NCRI), com fundamento semelhante à Lógica intuitiva, na qual planejar é aprender e perceber o funcionamento do ambiente de negócios, se há recursos para enfrentar o futuro, através de uma participação ativa dos executivos.
-
Amigo, você pode citar a fonte? Ando precisando de uma reforçada nesse assunto... Desde já, grato!
-
Oi Fabrício,
O comentário do colega acima está igual ao material da Elisabete Moureira, profa. da rede lfg curso fiscal regular, slides da aula.
-
O Planejamento Basedo em Cenários permite á organização se antecipar a acontecimentos e inclusive agir no sentido de evitar determinado cenário desfavorável ou de garantir determinado cenário favorável.
Frequentemente a análise de cenários utiliza modelos matemáticos e simulações computadorizadas.
São características deste tipo de planejamento: clareza, foco, plausibilidade e relevância.
Este tipo de planejamento também é conhecido como Planejamento Prospectivo.
Bons estudos!
-
http://www.forumconcurseiros.com/forum/archive/index.php/t-263958.html
Diego Prandino Thu, 28/01/10, 04:59 PM A D é a definição de evento. Veja que uma tendência não ocorre "em determinado momento no futuro", nem "repentina e inesperadamente". Tendência é algo gradativo, que se mostra com o tempo.
Tendência pode ser entendido como o descrito na letra B.
"séries métricas que se modificam gradualmente ao longo do tempo, apresentando variações de longo prazo e causando mudanças contínuas no sistema."
SDS.
-
O planejamento baseado em cenários é
um planejamento elaborado pelas empresas levando em
considerações variáveis externas, onde a organização coleta materiais,
efetua análises e promove entendimentos sobre elementos externos que poderão
afetar o desenvolvimento de suas atividades.
A análise de séries
temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se
repetirão no futuro. A partir da identificação das variáveis críticas, pode-se
conhecer os fatores que alteram o futuro, tornando possível elaborar cenários
estratégicos, ou seja prever as possibilidades (cenários) a fim de elaborar estratégias para cada cenário e se
preparar para quando o futuro chegar. O planejamento por cenários não elimina a
incerteza, mas ajuda a evitar o impacto do elemento surpresa, evitando os
riscos de se fixar em apenas uma única possibilidade.
A partir da análise
do texto, podemos notar a influencia direta do estudo da lógica intuitiva, da
importância da probabilidade e de uma análise prospectiva do processo de
planejamento administrativo baseado em estudos de cenários externos e internos.
-
A letra A está perfeita e é o nosso gabarito. Estes métodos citados
são parte do planejamento de cenários. Já as letras B e D estão erradas.
A banca trouxe duas definições: eventos e tendências e inverteu os
conceitos.
A letra B descreve mesmo conceito de tendência, enquanto a letra D
nos traz o conceito de evento. A letra C está equivocada porque este
método não despreza o uso de especialistas, muito pelo contrário.
Finalmente, a letra E está errada, pois o planejamento por cenários
não diminui a flexibilidade do planejamento, nem o planejamento deve
ser “inalterado”. O gabarito é mesmo a letra A.
RODRIGO RENNO
-
Existem diversos métodos para a construção dos cenários atualmente:
Lógica Intuitiva – foi desenvolvida em paralelo pela Strategic Research Institute International (SRI) e pela Shell a partir da década de 1970, a técnica admite que as decisões são fundamentadas em um conjunto de inter-relações e interdependências que envolvem diversos fatores, quase totalmente fora da influência direta da organização.
Analise Prospectiva: método desenvolvido por Godet que engloba formas estruturadas de identificar a chance de que um evento ocorra. O método tem basicamente seis etapas: delimitação do sistema e do ambiente; análise estrutural do sistema e do ambiente; listagem dos condicionantes do futuro; análise morfológica; testes de consistência, ajuste e disseminação; e revisão e disseminação;
Anaise de impactos de tendências probabilísticas: fundamenta-se em uma previsão isolada sobre a variável dependente principal, que depois é ajustada pela concorrÍncia dos possíveis eventos e seus impactos. A técnica alia modelos econométricos e probabilísticos a análises qualitativas, com a presença de especialistas nos temas envolvidos.
Professor Rodrigo Rennó
-
Alternativa A. Correto. Essas são as linhas metodológicas que acabamos de estudar. É importante ressaltar que existem várias outras metodologias, porém, em vista de não serem cobradas em concursos públicos não foram objeto de nosso estudo.
Alternativa B. Errado. A alternativa descreve o conceito de tendência e não de evento.
Alternativa C. Errado. A escola de tendências probabilísticas considera a opinião de especialistas para elaboração de probabilidades subjetivas e para retirar possíveis distorções dos modelos de simulação gerados.
Alternativa D. Errado. A alternativa descreve o conceito de evento e não de tendência.
Alternativa E. Errado. O planejamento baseado em cenários fomenta a flexibilidade do planejamento estratégico, posto que estimula que a organização se prepare para diferentes situações.
Gabarito: A