-
Não entendi!Alguém poderia ajudar?Obrigada.
-
A incorporação de novas tecnologias reprenta uma fonte de incerteza para as organizações:
- exemplo das montadoras, onde os funcionários no século passado foram substituidos pelos robôs na linha de montagem.
-
Aproveitando o comentário da colega Suzana, concordo que a TI gera incertezas. Mas a redução de custos operacionais também é fato na implantação de qualquer empresa. O que na minha opnião invalida a letra E é a afirmação "seu maior objetivo".
-
Concordo com os comentários expostos aqui porém, me veio a seguinte dúvida:
""Sobre a incorporação de novas tecnologias de informação, é correto afirmar que::
b) contribui para a ampliação dos níveis gerenciais. ""
A implantação da tacnologia de informação altera as estruturas de poder, ou melhor, "pode alterar".
Uma questão da FCC 2009 PGE 2009 RJ, aborda exatamente este tema.
Segue:
FCC-2009-PGE-RJ Técnico Superior Administrador
A implantação da tecnologia de informação pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizações, acrescentando níveis hierárquicos, fortalecendo a supervisão, centralizando o poder na alta direção, provocando mudanças nas relações de poder entre os indivíduos ou grupos, fortalecendo a influência de um e eliminando a fonte de poder de outro.
O gabarito nesta etá como certo.
Segundo (Neto 1999) "a TI alterou profundamente a estrutura organizacional em função da rapidez das informações e alteração do conteúdo das tarefas, além da integração de todas as áreas, permitindo acesso ãs informações em tempo real pela direção"
VAsconcelos (2000) afirma:
quando uma nova tecnologia é implantada afeta muito mais que hardware e softwares, afeta sobretudo as estruturas de poder nas organizacões.
Portanto, fica a dúvida com relação a letra B como errada.
-
No livro Tecnologia da Informação para Gestão, dos autores Efraim Turban, James C. Wether, Têm-se que: “Quando os computadores são introduzidos pela primeira vez na empresa, o processamento em lotes (batch) é usado para automatizar operações de rotina a fim de obter redução de custos”.
Ademais, a alternativa dada como correta nem sempre representa uma fonte de incertezas para as organizações.
-
Prezados, o objetivo maior da tecnologia da informação não é reduzir custos, mas dar mais flexibilidade (mudanças mais rápidas), previsibilidade (se as rotinas estiverem bem desenhadas) e escalabilidade (crescer com mais rapidez, pois uma máquina que processe 1 milhão de operações pode processar 1,5 milhão talvez sem exigir sua troca) à organização. A automação de uma rotina opera-se em vários níveis. No primeiro momento ela vai tentar reduzir custos e aumentar a velocidade do trabalho, substituindo homens por máquinas. Mas posteriormente a informatização pode exigir equipe mais técnica e, portanto, equipe mais cara. A finalidade é tornar a empresa mais competitiva e mais lucrativa e, não necessariamente, com custos menores.
-
Pessoal...
Porque a letra E encontra-se incorreta, se realmente o maior objetivo da tecnologia inserida na indústria é a redução de custos, tempo e uma maior produtividade?
Abraços...
-
Achei o seguinte comentário no site do ponto dos concursos"
"A incorporação de novas tecnologias pode ter inúmeras funções, inclusive melhorar os processos de controle. Pode ter como consequência a diminuição da incerteza. Assim, cabe recurso."
Honestamente, eu acredito que a alternativa "b" esteja correta...
-
Complementando as informações que foram agregadas nos comentários anteriores, o item (b) está errado porque a incorporação de novas tecnologias de informação tendem a REDUZIR os níveis gerenciais. Quanto ao item (e), ainda que a diminuição dos custos operacionais seja um dos benefícios advindos do uso das novas tecnologias de informação, não se pode afirmar, contudo, que o objetivo maior seja essa redução.
-
Colega DDR, sobre a letra E, na minha opinião, o objetivo maior da tecnologia não é apenas a redução de custos operacionais, há outros grandes objetivos envolvidos, como a sua própria pergunta mencionou, os objetivos de redução de tempo e de ampliação da produtividade, por exemplo.
-
Janderson S, para responder sua dúvida vou copiar o comentário do colega na outra questão:
Comentado por ACEITO, ENTREGO E CONFIO 2015 há aproximadamente 1 ano.
A FCC copiou a questão do texto "OS IMPACTOS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:UMA VISÃO POLÍTICA", de LUIZ GONZAGA RIBEIRO NETO.
Segundo o autor:
A tecnologia pode alterar profundamente as estruturas organizacionais, provocando mudanças desde a forma de administração até o layout da empresa. Um discussão importante seria se estas mudanças nas estruturas seriam de baixo para cima ou de cima para baixo. Sobre o impacto da Tecnologia de Informação na estrutura e processos organizacionais, Rodrigues (1988), destaca feitos principais:
− Alteração no processo de trabalho, onde certos tipos de tarefas diminuem ou cessam, criando-se outros. Ex.: datilografia / digitação;
− Alteração na estrutura organizacional, eliminando postos de supervisão e criando postos de nível de gerência;
− Mudança no perfil da mão-de-obra, exigência denovas especializações, habilidades e qualificação
− Burocratização da organização em função da grande quantidade de informação, o que aumenta o número de relatórios, procedimentos e rotinas. A TI apresenta caráter de padronização e normatização organizacional;
− Favorece a centralização das decisões na direção, diminuindo a influência da gerência média, devido a integração entre os departamentos proporcionada pelo sistema. Assim as informações estão disponíveis à direção de maneira rápida e precisa sem a necessidade de intermediários;
− Diminuição dos níveis de supervisão, onde a própria máquina estabelece o ritmo de trabalho e controla os subordinados registrando produção, erros, horas paradas, etc.
Questão copia&cola. É engraçado falar que a TI aumenta os níveis hierárquicos, centraliza o poder, normalmente fala-se no contrário disso. Segundo Ferreiradentre tantos fatores, a gestão e estrutura organizacional fundamentada pela TI deve atender aos seguintes critérios:
• Níveis hierárquicos reduzidos, pela integração de órgãos, funções e atividades, deixando para trás hierarquias rígidas, burocráticas e verticais onde a informação tem transito lento;
• Maior delegação de responsabilidades, motivada pela exigência de respostas mais rápidas as demandas ambientais, os profissionais envolvidos devem estar qualificados, capacitados e comprometidos com resultados;"
Mas, infelizmente em concursos é assim, se algum autor fala alguma coisa, é verdade absoluta e temos que aceitar.
Abraço,
Rafael Encinas
www.admpublica.com.br
-
Tudo que é novo gera incerteza!
-
a mulher do cara dorme de calça jeans e quem sofre somos nós!
-
Gabarito letra B
-
A letra B está correta e é o nosso gabarito. Já a letra D está errada, pois novas tecnologias fazem exatamente o contrário - tendem a reduzir os níveis hierárquicos. O mesmo ocorreu na letra C. O controle é facilitado com as Tecnológia da informação e comunicação, e não dificultado.
Com isso, a letra A também está errada(mesma razão da letra D. No caso da letra E, o problema é que não podemos dizer que o objetivo maior seja a simples redução, apesar de muitas vezes ocorrer.
Assim, o gabarito é mesmo a letra B
Fonte: Rodrigo Renno