Tem-se observado nos últimos anos um processo de desconcentração industrial, em que a região metropolitana de São Paulo é a maior perdedora. Essa desconcentração, contudo, é concentrada, pois a maior parte dela não é deslocada para regiões distantes do Sudeste brasileiro. As indústrias buscam melhores condições de produção, mas ainda necessitam estar relativamente próximas das partes mais dinâmicas do país, pois precisam de infraestrutura e de mão de obra qualificada, o que é mais difícil de ser encontrado em regiões mais periféricas do Brasil. Nesse sentido, a região metropolitana de Curitiba tem atraído grande parte das empresas que se instalam no país ou que querem se deslocar de seu endereço original. São José dos Pinhais é um ótimo exemplo dessa tendência, constituindo o local escolhido por empresas como Volkswagen, Renault, Boticário, dentre outras. A alternativa (B) está correta.
A agricultura sulina não é marcada pelo baixo grau de modernização; pelo contrário, é uma região que tem grau bastante elevado de mecanização na agropecuária. No que tange aos setores de criação avícola, suína e de plantação de soja, a mecanização é ainda mais presente, pois esses setores servem à indústria alimentícia da região que é voltada, em grande parte, para a exportação. O Brasil é muito competitivo nesse setor, o que não ocorreria caso a agropecuária tivesse baixo grau de mecanização. A alternativa (C) está incorreta.
Os cafezais deram lugar, sobretudo, às plantações de soja, milho e trigo. Vale lembrar, contudo, que, embora a área plantada de café no Paraná tenha diminuído e cedido lugar a outras culturas, o Estado ainda é produtor expressivo de café no Brasil, apesar de não ser o principal produto da agricultura paranaense. A alternativa (D) está correta.