SóProvas


ID
67918
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No processo de amostragem o LSE - Limite Superior de Erro para superavaliações é determinado pela:

Alternativas
Comentários
  • Existe uma fórmula básica para que o auditor obtenha o limite superior de erro(LSE) para superavaliação: LSE = EP + PRA, ou seja, o limite superior de erro(LSE) é o resultado da soma do erro projetado (EP) com a provisão para risco deamostragem (PRA).
  • LIMITE SUPERIOR DE ERRO = PROVISÃO DE RISCO + ERRO PROJETADO
  • Avaliação dos Resultados em Testes Substantivos

    Em testes substantivos, o auditor aplica procedimentos de auditoria sobre os elementos da amostra e determina o valor real de cada unidade. A diferença entre o valor encontrado pelo auditor e o valor contábil (registrado) é utilizada para projetar o erro total(ou distorção total) na população.

    Todavia, de igual forma dos testes de controle, para avaliar os resultados da amostra, o auditor calcula o limite superior. Em testes de controle é o limite superior de desvios (LSD). Já em testes substantivos trata-se do limite superior de erro (LSE).

    LSE = ERRO PROJETADO da população + PROVISÃO P RISCO DE AMOSTRAGEM

    >Se o LSE for igual ou inferior ao erro aceitável -> conclusão de que a população (saldo da conta) não contém erros ou irregularidades relevantes.

    >Se o LSE for superior ao erro aceitável -> o auditor pode suspeitar de que a amostra não é representativa da população e aplicar procedimentos sobre unidades de amostragem adicionais ou procedimentos alternativos. Outra medida seria o auditor solicitar que o cliente investigue os erros e ajuste o valor contábil.


    Fonte: Prof. Marcelo Aragão

  • questão que cobra apenas o conhecimento da fórmula para o cálculo da LSE. Vimos que o cálculo se dá pela seguinte fórmula:

                                  

              Portanto, nosso gabarito é a letra A.

     

    Gabarito: alternativa A.

  • O LSE é dado pela soma do erro projetado + provisão de risco de amostragem.

    Erro projetado é projetar o erro da amostra na população e provisão de risco de amostragem é o risco de que não seja verdadeira a projeção. 

    Resposta A.