SóProvas


ID
67930
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre a organização do Estado brasileiro, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Constituição FederalArt. 35. O estado não intervirá em seus Município, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, EXCETO quando: I- deixar de ser paga, por dois consecutivos, a dívida fundada; II- não forem prestadas contas, na forma da lei; III- não tiver sido aplicado o mínimo da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e ações e serviços públicos de saúde; IV- O Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar princípios indicados na CF, ou para prover a excecução de lei, de ordem ou de decisão judicial.
  • A alternativa correta trata dos princípios constitucionais sensíveis expressos no Art 34,VII CRFB/88. quais sejam: - forma republicana, sistema representativo e regime democrático;- direitos da pessoa humana;- autonomia municipal;- prestação de contas da administração pública, direta e indireta;- aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais,inclusive a proveniente de transferências no desenvolvimeno do ensino e na saúde."
  • a) errado.CF/88 Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, TODOS AUTÔNOMOS nos termos desta Constituição. b) errado. A CF Art. 25. § 3.o. c) errado. CF Art. 33. A lei disporá sobre a organização administrativa e judiciária dos Territórios. (entendo que dessa forma não há que se falar em autonomia dos territórios).d) errado. CF Art. 18 § 1.o. - Brasilia é a Capital Federal.e) correto, conforme já muito bem comentado pelo colega Euclides.
  • A lei não prêve quaisquer prerrogativas às regiões metropolitanas; a existência delas serve apenas para facilitar a integração e administração dos municípios envolvidos.
  • Gabarito: Letra E
    Fonte (com adaptações): http://www.caiunoconcurso.com/2011/04/estado-intervencao-no-municipio.html
    A - ERRADO
    A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, conforme a Constituição Federal, art. 18, compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, sendo todos autônomos. Isto é, os Municípios não se submetem aos Estados, e estes, por sua vez, também não se submetem à União.
    B-ERRADO
    A Constituição Federal dispõe os Estados podem, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes. Mas não se trata prerrogativas políticas, administrativas e financeiras diferenciadas concedidas a estes municípios em relação aos demais municípios do Estado. O objetivo é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum dos municípios envolvidos.
    C-ERRADO
    Os territórios federais, quando existentes, não se classificam como entes autônomos, pois fazem parte da União. A sua criação, transformação em Estado ou reintegração a Estado de Origem é regulada por Lei Complementar.
    D-ERRADO
    A capital da República Federativa do Brasil é Brasília, que fica localizada no Distrito Federal.
    E-CERTO
    Como mencionado na alternativa a, todos os entes federados são autônomose, de acordo com os arts. 34 e 35, a União não pode intervir nos Estados nem no Distrito Federal. Igualmente, os Estados não podem intervir em seus municípios(ou a União nos municípios localizados em territórios federais). Mas há exceções. Os Estados podem intervir nos municípios quando:

    *O município deixar de pagar, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

    *O município não prestar as contas devidas, na forma da lei;

    *O município não aplicar o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;

    *O Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a    execução da lei, de ordem ou de decisão judicial.

  • Euclides,  o que vc afirmou está errado. Na verdade o Estado intervirá se o município não assegurar os princípios da CE, não CF.

  • Sobre a organização do Estado brasileiro, é correto afirmar que: embora, por princípio, todos os entes federados sejam autônomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municípios.