SóProvas


ID
67933
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afirmar que, em nosso país:

Alternativas
Comentários
  • "A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da EFICIÊNCIA e QUALIDADE na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações. A administração pública gerencial constitui um avanço, e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isso não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental." Fonte: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado
  • Na administração pública gerencial a estratégia volta-se (1) para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingirem sua unidade, (2) para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados, e (3) para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.**Adicionalmente, pratica-se a COMPETIÇÃO administrada no interior do próprioEstado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entreunidades internas. No plano da estrutura organizacional, a descentralizaçãoe a redução dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais. Em suma, afirma-se que a administração pública deve ser permeável à maior participação dosagentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar aênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins)PLANO DIRETOR
  • O modelo burocrático coibi os abusos, e o gerencial preocupa-se na eficiência e dinamismo operacional da administração.
  • questão gab letra "a"não foi o modelo burocrático que incorporou os valores, foi o modelo gerencial que incorporou alguns valores do mondelo burocrático.
  • Exatamente...a colega acima esta certinha
  • LETRA A
    O modelo de administração pública gerencial conserva alguns valores e princípios do modelo burocrático de administração pública e, incorpora novos valores, como foco em resultados (eficácia), flexibilidade, competitividade, orintação para os cidadãos etc. Mas em momento algum, o gerencialismo fez com que o modelo burocrático incorporasse valores como eficácia e competitividade.
  • A letra “D” foi dada como certa, mas não vejo dessa forma. A alternativa afirma
    que no núcleo estratégico deve prevalecer o modelo burocrático. Contudo,
    não é isto que afirma o Plano Diretor, segundo o qual deve haver um misto da
    administração burocrática com a gerencial. Segundo o documento da reforma
    de 1995:
    Nestes termos, no núcleo estratégico, em que o essencial é
    a correção das decisões tomadas e o princípio administrativo
    fundamental é o da efetividade, entendido como a capacidade
    de ver obedecidas e implementadas com segurança as
    decisões tomadas, é mais adequado que haja um misto de
    administração pública burocrática e gerencial.
    Bresser Pereira afirma também que:
    Por outro lado, a combinação de princípios gerenciais e burocráticos
    deverá variar de acordo com o setor. A grande
    qualidade da administração pública burocrática é a sua segurança
    e efetividade. Por isso, no núcleo estratégico, onde
    essas características são muito importantes, ela deverá estar
    ainda presente, em conjunto com a administração pública
    gerencial. Já nos demais setores, onde o requisito de
    eficiência é fundamental dado o grande número de servidores
    e de cidadãos-clientes ou usuários envolvidos, o peso da
    administração pública burocrática deverá ir diminuindo até
    praticamente desaparecer no setor das empresas estatais.
    Portanto, a partir dos textos analisados, pode-se perceber que no núcleo estratégico
    a administração burocrática ainda deve permanecer, mas em nenhum
    momento fala-se que ela deve prevalecer. Deve haver um misto entre a administração
    burocrática e a gerencial. Contudo, o gabarito foi mantido.

    PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS - Ponto dos Concursos
  • Estou entendendo que o verdadeiro erro da alternativa "a" está no trecho: "o maior trunfo"...

    Quanto a alternativa "d", diz prevalência do modelo burocrático e não exclusividade deste, por isso não podemos dizer que está errada.

  • GABARITO LETRA A (que é a errada)

    Portanto, a LETRA D está correta. POR QUÊ?

     d) no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona. (CORRETA)


    Conforme Paludo, "o modelo de gestão sugerido para o Núcleo Estratégico foi o burocrático e o gerencial". Seus principais objetivos eram:

    1) aumentar a efetividade do núcleo estratégico;

    2) modernizar a administração burocrática, que no núcleo estratégico ainda se justificava pela sua segurança e efetividade;

    3) dotar o núcleo estratégico de capacidade gerencial.

    (In: Paludo, Augustinho. "Administração Pública", p. 114)


    Só para reforçar:

    Setores do Estado:

    - Núcleo Estratégico: Legislativo, judiciário, presidência, Cúpula dos ministérios, Ministério Público;

    - Atividades Exclusivas: Regulamentação, Fiscalização, Fomento, Segurança Pública, Seguridade Social Pública;

    - Serviços Não Exclusivos: Universidades, Hospitais, Centros de Pesquisa e Museus;

    - Produção para o Mercado: Empresas Estatais.

  • Segundo o professor Rodrigo Rennó, o erro da primeira assertiva está relacionado com a ordem dos fatores. "O que ocorreu foi que o modelo gerencial incorporou características do modelo burocrático (como a noção de profissionalismo) e não que o modelo burocrático incorporou valores do modelo gerencial."


    GABARITO: LETRA A

  • A meu ver, o erro é dizer que o modelo denominado gerencialismo incorporou a eficiência no modelo burocrático. É totalmente errado afirmar isso. Já vi questões  em que o examinador cobra do concurseiro saber que a eficiência é intrínseca do modelo burocrático. E é mesmo, tanto que no famoso Decreto-lei 200,  fruto do modelo burocrático,aparece a palavra eficiência 6 vezes. 

     

  • A alternativa "A" é o gabarito da questão. Não se pode afirmar que o "trunfo" ou característica especial do gerencialismo foi a incorporação da eficiência. A burocracia, em sua origem, dentro do conceito de racionalidade, já defendia a eficiência como seu grande trunfo. Por ser um modelo racional, que estuda a melhor forma de realizar a tarefa, a burocracia é, em tese, eficiente por natureza, o que deixa a afirmativa falsa.

    A "B" é correta, segundo Olavo Brasil o nosso país nunca abandonou o patrimonialismo e a burocracia.

    A "C" também é verdadeira, veremos na próxima aula que o gerencialismo trouxe para o setor público as ferramentas e técnicas de administração do setor privado.

    A "D" também é verdadeira. A afirmativa foi retirada do Plano diretor da Reforma do Aparelho do Estado, de Autoria do Bresser Pereira. De fato nesse setor do Estado a Burocracia é necessária pela segurança que esse modelo de administração proporciona.

    A "E" é verdadeira, tanto a burocracia como o gerencialismo se preocupam com a função controle, contudo, enquanto a primeira foca nos procedimentos o segundo foca nos resultados, dando mais liberdade para o gestor alcançá-los.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • A justificativa dada pela Manoela se contradiz com a situação da letra D ser tida como certa. Como é possível o modelo gerencial ter incorporado algumas caracteristicas do modelo burocrático e não o contrário e ao mesmo tempo o modelo burocrático ser o predominante? Confusa a questão!