SóProvas


ID
680392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Prochaska e DiClemente identificaram cinco estágios de mudança
comportamental entre pacientes em tratamento para abuso de
substâncias e propuseram o modelo transteórico de mudança.
O reconhecimento dos estágios permite ao psicólogo adequar a
intervenção às respostas do paciente e otimizar o tratamento
proposto motivando seu paciente de acordo com o estágio em que
se encontra. O modelo tem sido utilizado para compreender e
descrever mudanças no uso de álcool, tabaco, cocaína e no
controle do peso. Julgue os itens a seguir, referentes ao conceito
e à aplicação dos estágios previstos nesse modelo.

Durante a contemplação, o paciente nega a existência de um problema específico a ser resolvido.

Alternativas
Comentários
  •  Pré- contemplação - Pré- contemplação também é muitas vezes conhecido como o estágio de " negação " . Ou seja, antes de aceitar que um indivíduo tem um problema , ela pode negar que existe um problema. Ela tende a ser defensivo se outros tentam convencê-la a buscar ajuda. As pessoas neste estágio pode se beneficiar de um conselheiro questionando o impacto seus comportamentos e uso de substâncias têm em sua vida. Com o aumento da consciência, alguém no estágio de pré-contemplação pode ser capaz de se mover para a próxima fase. 


    Contemplação - Uma pessoa no estágio de contemplação tem alguma consciência de seu problema de dependência , bem como o impacto negativo que tem sobre a sua vida , incluindo sua saúde física e mental , bem como seus relacionamentos. No entanto, ele pode se sentir ambivalente sobre fazer a mudança e que o esforço necessário para abandonar o vício não vale a pena os benefícios , ou é incapaz de ver os possíveis benefícios de recuperação. 

    Preparação - Na fase de preparação , o indivíduo começa a se mover em direção a tomar medidas. Ela pode começar a fazer pequenas mudanças para a recuperação . Por exemplo , uma pessoa com um vício de álcool pode começar a limitar beber ou começar a participar de um grupo de recuperação de viciados. Pessoas que estão em fase de preparação também pode coletar informações sobre o que a mudança implicará e que mudanças precisam ser feitas para a recuperação. 

    Ação - Esta fase representa um grande um passo à frente , já que o indivíduo passa a acreditar que ele tem a capacidade de fazer a mudança em sua vida. O indivíduo começa a tomar medidas importantes para combater seu vício . Durante o estágio de ação , o indivíduo geralmente opiniões seu próprio compromisso com a recuperação e desenvolve um plano de pessoal para lidar com os desafios que a recuperação implica. Por exemplo , é comum na fase de ação para o indivíduo a descobrir o que seus gatilhos para o uso da substância é eo que ele vai fazer quando confrontados com estes. 

    Manutenção - a fase de manutenção envolve encontrar estratégias para assegurar que as acções previstas na fase de ação são mantidos no lugar para o longo prazo . O indivíduo trabalha para manter estes novos padrões de comportamento e evitar situações que possam levar a uma recaída. Muitas pessoas na fase de manutenção continuam a frequentar grupos de apoio como os Alcoólicos Anônimos . Algumas pessoas consideram a recuperação ser um processo ao longo da vida em que devem continuar os seus comportamentos de manutenção para evitar a recaída . 

    From:http://pt.265health.com/conditions-treatments/drug-addiction/1009036020.html

  • O paciente não nega seu problema na fase de contemplação. Ele negava na primeira fase da pré-contemplação.

    Nessa segunda fase (contemplação), o paciente começa a perceber seu problema, mas ainda não se mobiliza em busca de ajuda...

    gab: errado, portanto.