SóProvas


ID
680614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a organização de poderes, julgue os itens a seguir.

As funções e garantias detidas pelos membros do Ministério Público se igualam às imunidades e prerrogativas dos parlamentares e juízes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Art. 95. Os juízes gozam das seguintes garantias:

       I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado;

       II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, na forma do art. 93, VIII;

       III - irredutibilidade de subsídio, ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.


    Art. 128. O Ministério Público abrange:

    I - as seguintes garantias:

       a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;

       b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; 

       c) irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39, § 4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I;


    bons estudos

  • E QTO AOS PARLAMENTARES??

  • Elas se igualam porque são meios de garantir o pleno e independente exercício de suas funções. Ou seja, há uma correspondência entre elas ao ostentarem a mesma função.

    "As garantias constitucionais do Ministério Público foram-lhe conferidas pelo legislador constituinte objetivando o pleno e independente exercício de suas funções (...)  As garantias e prerrogativas dos membros do Ministério Público, do mesmo modo que as imunidades parlamentares e os predicamentos da magistraturanão são privilégios nem quebram o princípio da isonomia."

    Link:http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,o-ministerio-publico-e-o-estado-democratico-de-direito,31282.html

  • Não é de hoje que o Cespe faz questões com redações dúbias. Quando li já marquei errada na hora. Pensei nas imunidades materiais (opiniões, palavras e votos) e Processuais dos parlamentares, que não são iguais às dos membros do MP e PJ. Mas o que a questão queria dizer que iguais são as finalidades da concessões das referidas garantias. Enfim, não importe o quanto estude, sempre terá uma questão loteria pra dar aquele gostinho a +. 

  • PARLAMENTAR??? Questão passível de anulação.

  • Entre as garantias do MP está a vitaliciedade que não é garantida ao parlamentar

  • Então quer dizer que membros ministeriais possuem direito à imunidade material e formal?

  • Me recuso a salvar essa no caderno.

  • Forçou MUITOOO a barra. Se tivesse um texto anterior que falasse sobre a necessidade de prerrogativas, a função dessas no exercício das atividades, ainda que de forma genérica, ATÉ daria p fazer uma inferência . Mas assim, "no seco", não é verdade que as funções e garantias detidas pelos membros do Ministério Público se igualam às imunidades e prerrogativas dos parlamentares e juízes. 

    Mas, como eu sou uma mera "ninguém", vou transcrever a resposta do prof Tiago Zanolla. ¬¬

    "Questão controversa, mas está correta!

    A questão refere-se não as garantias em si, mas sim ao fato que os membros do Ministério Público, membros do Judiciário e parlamentarem detém funções e garantias próprias de cada atividade, objetivando o pleno exercício das funções."

  • CESPE TÁ DE SACANAGEM. IMUNIDADE, PRINCIPALMENTE A MATERIAL, PRA MEMBRO DO MP? FALA BOBAGENS DE UMA TRIBUNA PRA VÊ O QUE ACONTECE!!

  • Errei a questão, é preciso fazer um malabarismo interpretativo para considerar o item correto, mesmo com um comentário de um professor abaixo continuo a discordar do item, não pq eu (e alguns colegas) erraram, mas a redação do item na minha opinião não se sustenta. Não se pode equiparar membros do MP e magistrados à parlamentares, sobretudo quando se fala que "As funções e garantias (...) se igualam às imunidades e prerrogativas dos parlamentares", isso não é correto, independente do gabarito.

  • GALERA, LI O COMENTÁRIOS DE TODOS AQUI E CONCORDEI COM VOCÊS POR 30 MINUTOS, KK...

    SÓ QUE TEM O SEGUINTE, OLHA A AFIRMAÇÃO:

    As funções e garantias detidas pelos membros do Ministério Público

    'se igualam'  às                'imunidades e prerrogativas dos parlamentares e juízes.

    O CESPE não quis dizer que as funções e garantias detidas pelo membros do MP são asseguradas também aos parlamentares e juízes, só quis dizer que se igualam as imunidades e prerrogativas(vantagens) que o parlamentares têm e que os juízes também têm. 

    Não quis dizer que são as mesmas, porque seria óbvio que não, já que os membros do MP são vitalícios e os parlamentares não.

     

    Não estou defendendo o CESPE, só que a questão é puramente de interpretação de texto, GRAMÁTICA NUA E CRUA!! ESSE É O CESPE.

     

    SEM DÚVIDAS É UMA QUESTÃO PRA DERRUBAR!! MAS AGORA , NESSE A GENTE NÃO CAI MAIS!!! 

  • Questão tipo "chuta e reza"...mas parece questão feita pra modular as resposta ao interesse de 3º terceiros, tipo gabarito a quem interessa!!!

  • Mesmas garantias já não convenceram.

    Mesmas funções, então, convencem menos ainda.

    A banca faz o que quer mesmo...

    Pena o STF se eximir de entrar no mérito das questôes de concurso. O que essas bancas fazem é uma falta de respeito com lutadores, guerreiros, como nós...

     

  • Questão tipicamente "amiga dos amigos"......o que é triste de se ver em um banca da expressão do cespe....

    bola pra frentre!

  • DESDE 2004 o CESPE fazendo as mesmas lambanças .... é impressionante como uma banca não consegue evoluir , fica sempre nesse mesmo padrão medíocre de cobrança.

  • Aiai...

  • De acordo com a organização de poderes, é correto afirmar que: As funções e garantias detidas pelos membros do Ministério Público se igualam às imunidades e prerrogativas dos parlamentares e juízes.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quem está sofrendo com uma questão dessa após a pandemia da like

  • questão para favorecer os amigos da banca