SóProvas


ID
680623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à administração pública e à estrutura administrativa,
julgue os itens subseqüentes.

A competência pública é obrigatória, irrenunciável, intransferível, imodificável e imprescritível.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Características da competência:

    é de exercício obrigatório pelos órgãos e agentes públicos, uma vez que se trata de um poder-dever. Não é possível imaginar, por exemplo, que um policial deixe de prender um criminoso surpreendido em flagrante delito;

    é irrenunciável (ou inderrogável), seja pela vontade da Administração, seja por acordo com terceiros, pois é estabelecida em razão do interesse público (princípio da indisponibilidade do interesse público). É incabível, por exemplo, que uma delegacia de polícia, diante de um
    aumento extraordinário da ocorrência de crimes graves e da sua insuficiência de pessoal, decida por não mais registrar boletins de ocorrência relativos a crimes “menos graves”;

    é intransferível, pelo mesmo motivo anterior, não podendo ser objeto de transação ou acordo que vise a repassá-la a outra pessoa. É importante registrar que a delegação de competência não implica transferência de sua titularidade, mas mera autorização para o exercício de certas atribuições não exclusivas da autoridade delegante, que poderá, a qualquer tempo, revogar a delegação;

    é imodificável por ato do agente, quando tiver sido fixada pela lei ou pela Constituição, de forma que só tais normas poderão alterá-la;

    é imprescritível, ou seja, ainda que não utilizada por muito tempo, o agente continua competente;

    é improrrogável, salvo disposição expressa prevista em lei, o que quer dizer, em regra, que o agente incompetente não passa a ser competente pelo simples fato de ter praticado o ato ou de ter sido o primeiro a tomar conhecimento dos fatos que motivariam a sua prática.

    bons estudos

  • CERTO. Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, as competências são:

     

    a) de exercício obrigatório para os órgãos e agentes públicos. Vale dizer: exercitá-las não é questão entregue à livre decisão de quem as titularize.

     

    b) irrenunciáveis: o titular não pode abrir mão delas enquanto as titularizar. 

     

    c) intransferíveis, não podem ser objeto de transação, de tal sorte que descaberia repassá-las a outrem, cabendo, tão somente, nos casos previstos em lei, delegação de seu exercício, sem que o delegante, portanto, perca, com isto, a possiblidade de retomar-lhes o exercício, retirando-o do delegado.

     

    d) imodificáveis pela vontade do próprio titular, o qual, pois, não pode dilatá-las ou restingi-las, pois sua postura é a que decorre de lei. A lei pode, contudo, admitir hipóteses de avocação. Esta é episódica absorção, pelo superior, de partte da competência de um subordinado, ainda assim restrita a determinada matéria e somente nos casos previstos em lei.

     

    e) imprescritíveis, isto é, incorrendo hipóteses de sua utilização, não importa por quanto tempo, nem por isso deixarão de persistir existindo. 

     

    Fonte: Curso de Direito Administrativo. 22a Ed. p. 141 e 142

  • Uma dúvida. No meu entendimento questão esta errada embora não fala em regra,  a competência é irrenunciável, salvo os casos de delegação e avocação legalmente constituído. Artigo 11 da Lei 9784/99.

  • Questão Correta! Nós casos de Avocação ou Delegação não se transfere a competência ou a titularidade, o que ocorre é a possibilidade do avocado e do delegado praticarem alguns atos daquele que delegou! Mas o delegante continua com sua competência e titularidade. Fonte: Direito ADMINISTRATIVO Descomplicado, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo.
  • Gabarito Certo:

     

    Renato Primmaz, também fiquei com a mesma dúvida, mas acho que o melhor a se fazer é estar atento ao enunciado da questão, e se ela trouxer "de acordo com a lei 9784", aí podemos marcar que há possibilidade de transferência da competência.

     

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

     

    Bons estudos!

  • Corretíssimo!

    COMPETÊNCIA

    CARACTERÍSTICAS - exercício obrigatório, irrenunciável, intransferível/inderrogável, imodificável, imprescritível, improrragável.

  • Fiquei pensando na competência tributária, no sentido de que um Estado, por exemplo, tem competência para instituir certos impostos, mas não é obrigado a fazê-lo. Por isso pensei que seria facultativo. Enfim, me lasquei! kkkk

  • Se você chegou ate aqui, parabéns !!!!! RUMO A PF CARALHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!