-
papirandoooo ... Fiscal vamos serrr !!!!
-
Acho que vc está me confundido com alguma outra pessoa.
-
public service orienteation é um termo usado para refletir sobre temas de republicanismo e democracia, e sim, engloba a participaçao política, transparência e accountability, elementos escassos no managerialismo e consumerism
-
GAB. CERTO
''O modelo gerencial orientado ao serviço público (Public Service Orientation - PSO), por sua vez, tenta introduzir os conceitos de “accountability” (termo sem tradução específica, relacionado à responsabilização sobre a coisa pública), de transparência, os mecanismos de administração pública societal (com participação da sociedade) e da equidade, cidadania e justiça na prestação dos serviços públicos no modelo gerencial.''
Fonte: Paludo
-
Revisão
GERENCIALISMO PURO (MANAGERIALISM)
- busca da eficiência no setor público
- programas focados em: Redução de custos, Enxugamento de pessoal e aumento da eficiência.
- Preocupação com eficiência econômica.
- Usuário do serviço era tido somente como um financiador do sistema.
CONSUMERISM
- Direciona as ações com foco no cliente.
- introduz perspectiva de qualidade para satisfazer o cliente.
- descentralização administrativa.
- cidadão é o cliente destinatário. Busca-se a melhor prestação dos serviços públicos, deixando em segundo plano a redução de custo.
PUBLIC SERVICE ORIENTATION (PSO)
-Muda o paradigma de cliente para CIDADÃO.
- Inclui a participação do cidadão/sociedade nas decisões.
- Cidadão é detentor de direitos, mas também de obrigações: Deve fiscalizar a coisa pública, cobrar transparência, accountability
-
CORRETO
Public Service Orientation - PSO
As reflexões dos teóricos levantam temas ligados ao republicanismo e à democracia, utilizando-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça.
ELISABETE + LIMA 2016
-
A New Public Management nada mais é que “um conjunto de doutrinas administrativas", surgidas na década 1970, que orientaram as reformas realizadas na Administração Pública em nível mundial. A NPM pretendia que os princípios gerenciais utilizados nas empresas privadas fossem também aplicados no meio público. Dentro desse novo modelo de gestão pública gerencial, ou novo gerencialismo, foram identificados três estágios: o gerencialismo puro, o consumerism e o Public Service Orientation (PSO).
1. Gerencialismo puro ou manaqerialism: Esse primeiro estágio gerencial foi “inspirado” na administração de empresas privadas e surgiu na Administração Pública como resposta à crise fiscal do Estado, voltando-se para a busca no incremento da eficiência no setor público. Buscava reconstruir o Estado em bases pos-burocráticas e identificou-se com as ideias neoliberais, introduzindo técnicas de gerenciamento concomitantes com programas de ajuste estrutural. Os programas implementados eram focados na redução de custos, enxugamento de pessoal e aumento da eficiência, com clara definição das responsabilidades, dos objetivos organizacionais, e maior consciência acerca do valor dos recursos públicos.
2. Consumerism: Este segundo estágio gerencial passa a direcionar suas ações com foco no “cliente": o cidadão. Flexibilizou-se a gestão e introduziu-se a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor e de suas necessidades, através de medidas que visavam tornar o Poder Público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, incentivo ã competição entre organizações públicas e adoção do modelo contratual na prestação dos serviços.
3. Public Service Orientation - PSO: Segundo Abrucio (1997), “toda a reflexão realizada pelos teóricos do PSO leva aos temas do republicanismo e da democracia, utilizando-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça". Nesse estágio mais atual, o termo cliente - embora ainda utilizado - fica em segundo plano, e o termo cidadão ganha força. O termo cliente levaria a tratamento desigual (os clientes mais bem organizados teriam tratamento melhor e melhores serviços). O termo cidadão traz consigo a noção de tratamento isonômico e a noção de bem comum. Assim, destaca-se a busca pela equidade, ou seja, a busca por um tratamento igual para os iguais (os que se encontram em situações semelhantes).
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Curso Modular de Administração – Módulo 01 (Adm. Pública)