SóProvas


ID
680917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do provimento e da vacância de cargo público, julgue os itens que se seguem.

Considerando que a nacionalidade brasileira é requisito básico para a investidura em cargo público, às universidades não é permitido prover seus cargos com professores estrangeiros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Lei 8112

    Art. 5 § 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei

    bons estudos

  • Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.

  •  Como requisitos básicos para a posse em em cargo público a Lei n.8112/1990 enumera os sequintes: 

     

    - a nacionalidade brasileira; Segundo a Constituição, o estrangeiro poderá ocupar cargo público na forma da lei, ou seja, a lei deverá prever expressamente que determinado cargo publico pode ser ocupado por estrangeiro. 

    - o gozo dos diteiros políticos; 

    - a quitação com as obrigações militares e eletirorais; 

    - o nível de escolaridade exigido para o exercicio do cargo; 

    - a idade mínima de dezoito anos; 

    - aptidão física e mental. 

  • Art. 207 DA CF/88. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    § 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996)