SóProvas


ID
68575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Acerca dos direitos dos trabalhadores, sobretudo os considerados
na Constituição Federal de 1988, julgue o seguinte item.

O salário mínimo é fixado por lei federal, consoante as peculiaridades de cada região do País, e deve observar valor capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustamentos periódicos que preservem seu poder aquisitivo, sendo vedada a vinculação para fins de correção de preços.

Alternativas
Comentários
  • CF/88, no artigo 7º, IV, registra que o salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
  • Somente complementando o que nossa colega colocou, o erro da questão está em VERIFICANDO AS PECULIARIDADES DE CADA REGIÃO, que na ocasião é NACIONALMENTE UNIFICADO.
  • De acordo com o Art 7,IV da CF/88 o trabalhador possui direito ao salário mínimo, fixado em lei, NACIONALMENTE UNIFICADO...sendo portanto o fragmento 'consoante as peculiaridades de cada região' o foco do erro da questão apresentada.
  • Art.7º IV - salário mínimo, fixado em lei, NACIONALMENTE UNIFICADO, capazde atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua famíliacom moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene,transporte e previdência social, com reajustes periódicos quelhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação paraqualquer fim;
  • A assertiva tb está erra na sua parte final "sendo vedada a vinculação para fins de correção de preços" enquanto o texto legal é "sendo vedada sua vinculação para QUALQUER FIM".
  • Primeiro erro: consoantes peculiaridades de cada região do país, pois  o SL. é NACIONALMENTE UNIFICADO !!
    Segundo erro: vedada vinculação para fins de correção de preços, pois é vedada a vinculação para QUALQUER FIM!!!

    ahh !! henrique o colega la embaixo está certo, pois quando a questão fala em correção de preços, é só esta e pronto, muito pelo contrário do que você interpretou, pois, não está incluso qualquer fim em correção de preços !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • QUESTÃO ERRADA!!!

     

    O Salário mínimo não é fixado consoante as peculiaridades de cada região do País... ele é NACIONALMENTE UNIFICADO! Portanto, não deve levar em conta nenhuma região do país.

     

    Anteriormente, como vcs podem perceber na CLT havia a figura do salário mínimo regionalizado, entretanto, acabou por estar vedado pela nossa Constituição da República, conforme texto expresso no art. 7º, inciso IV :

     

    "salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;"

  • Pessoal, a CESPE já formulou questão aceitando o argumento de que o salário mínimo é fixado por LEI FEDERAL.

    Q5089 - O salário mínimo é fixado por lei federal, em caráter nacional e unificado, podendo haver, em cada estado e no Distrito Federal, pisos salariais próprios, desde que observada a fixação federal como parâmetro mínimo para a remuneração dos trabalhadores.

    Gabarito: CERTO

  • Ênio, nesse caso, entendo que o CESPE não fez besteira, pois logo após falar que o SM é fixado por lei federal, ele tratou de dizer que é de caráter nacional e unificado, na verdade o que eles quiseram dizer colocando lei federal foi que é uma lei editada pelo Congresso Nacional, então podemos concluir que se o item viesse somente falando em lei federal poderiamos colocar errado ou recorrer caso fosse outro o entendimento da banca.
  • ERRADO
    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
  • Assertiva ERRADA. 


    "O salário mínimo é fixado por lei FEDERAL..." - parei de ler por aqui. Se fosse assim cada estado poderia eleger o valor do salário mínimo. 


    Cuidado para não confundir com PISO SALARIAL, este sim pode ser diferente em cada estado: "O piso salarial é o valor mínimo que pode ser pago a uma categoria profissional, ou a determinadas profissões dentro da mesma." (Wikipedia)

  • Podemos encontrar um erro já na primeira linha da questão, pois o salário mínimo é o NACIONALMENTE unificado.



  • Caracas, fui ler o art.7º Inciso IV, achando igualzinho.
    Tomei um susto ao responder.
    Realmente salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, e não fixado por lei federal.
    Bela questão.

    ERRADO

  • Juarez, o erro está na parte: "consoante as peculiaridades de cada região do País". Mas ele é sim fixado por lei federal. Como será fixado por outro ente que não seja a União e será nacionalmente unificado?

  • Muito bom o comentário de Vitor Silva.

  • Desta questão há a possibilidade de entender que cada região do País possui um salário mínimo de acordo com suas peculiaridades, sendo que, na verdade, ele deverá ser nacionalmente unificado.


    Questão errada!

  • LEI FEDERAL não é a mesma coisa que LEI NACIONAL. Por exemplo a lei 8.112 só é valida no âmbito da União.


    Afirmar que "consoante às peculiaridades das regiões do país" não significa afirmar que cada região terá seu salário. É sim que as peculiaridades foram observadas na unificação.


  • Estão comentando sobre os erros da questão mas estão esquecendo de observar o FINAL da afirmativa que diz: 

    "sendo vedada a vinculação para fins de CORREÇÃO DE PREÇO"

    ERRADO

    pois o texto Constitucional diz: sendo vedada PARA QUALQUER FIM


  • Henrique, qualquer fim é "qualquer fim" mesmo, inclusive "CORREÇÃO DE PREÇOS". Não há nada de errado com esse trecho.

  • Questãozinha bonitinha, mais lindinha do papai! Vô marcar certa!!!!!!

    poin, poin poin pooooinnnn.....
    ERRADA - Salário mínimo nacionalmente unificado.

  • GABARITO ERRADO


    Por quê? "consoante as peculiaridades de cada região do País"

  • IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; 

  • ERRADO.

    "...CONSOANTE AS PECULIARIDADES DE CADA REGIÃO DO PAÍS..."

  • ERRADO.


    É vedada a vinculação para qualquer fim; mas por lei, deve ser NACIONALMENTE UNIFICADO ( e não consoante às peculiaridades de cada região do País)

  •  A expressão "peculiaridades de cada região do país" deixou a questão errada.

  • q questão boa rpz

  • Não apenas essa expressão, Elaine Andrade, como também "...para fins de correção de preços." A vedação que dispõe a CF/88 é para qualquer fim.

  • Questão para separa o joio do trigo....boa!

  • Peculiaridades de cada estado ??? Se fosse asim cada estado teria um salário minimo com valor diferente hehe

  • Se assim fosse o Maranhão estava lascado...

  • NACIONALMENTE UNIFICADO.

  • SE FOSSE POR REGIÃO...

    SALÁRIO DO RECIFE TERIA DE SER BEM ALTO!!!!

  • Parei em peculiaridade

  • Vestuário uhuuuu! claro que não!

  • O salário mínimo é fixado por lei federal, consoante as peculiaridades de cada região do País, e deve observar valor capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustamentos periódicos que preservem seu poder aquisitivo, sendo vedada a vinculação para fins de correção de preços. ERRADA

     

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;  TEXTO CONSTITUCIONAL

  • parei de ler em "LEI FEDERAL" 

     Não se usa muito essa terminologia LEI NACIONAL. Mas tem autores que usam sim e isso é bem prático para fazer uma distinção. Ambas são leis aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo Presidente da República. A Lei Nacional seria aquela que vale para todos os entes, ou seja, União, Estado e Municípios. A Lei Federal vale apenas para a união. Na prática chamam tudo de Lei Federal e vc é que tem que identificar se ela se aplica, também, a estado e municípios. 

    Exemplo de Lei Nacional: Lei de Responsabilidade Fiscal; 

    Exemplo de Lei Federal: Lei 8.112/90, estatuto dos servidores públicos federais. 
     

  • imagina a bagunça que seria...

  • O salário mínimo é fixado por lei federal, nacionalmente unificado, e deve observar valor capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustamentos periódicos que preservem seu poder aquisitivo, sendo vedada a vinculação para fins de correção de preços.

  • LETRA DA LEI:

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • Salário mínimo deve ser nacionalmente unificado. 

  • IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • GABA ERRADO.

    ESSA QUESTÃO É ERRADA EM TODO O SEU CONTEÚDO. MATAMOS ELA NA LEITURA DAS PRIMEIRAS PALAVRAS.

    O salário mínimo está tipifica NA CF/88 lá no artigo 7º e este DEVE ser UNIFICADO em todo o País e não deve ser vinculado para qualquer fim que não seja o de atender as necessidades vitais do recebedor e de sua família, as quais podemos identificar como AS VELHAS NA TPM:

    Vestuário

    Educação 

    Lazer

    Higiene

    Alimentação

    Saúde

     

    Transporte

    Previdência Social

    Moradia

  • Consoante = conforme

    o salário mínimo tem carater nacional, ou seja,  não depende da região para ter alguma estimativa de preço

  • Errado

    Nacionalmente unificado

  • Tirando o erro da questão (nacionalmente unificado), o resto é pura utopia

  • É unificado !!

  • Errado . Muita atenção ao ler assertivas visivelmente fáceis , na primeira linha afirma-se que '' consoante as peculiaridades de cada região do País'' o que está errado , pois o salário mínimo é um instituto uno em todo o Brasil .

  • O salário mínimo é unificado em todo o País e deve atender às necessidades citadas. Porém, acho que quase não dá pra suprir alimentação.

  • Nacionalmente Unificado.

  • QUESTÃO: O salário mínimo é fixado por lei federal, consoante as peculiaridades de cada região do País (ERRO DA QUESTÃO), e deve observar valor capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustamentos periódicos que preservem seu poder aquisitivo, sendo vedada a vinculação para fins de correção de preços.

    # CF/88, no artigo 7º, IV, registra que o salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

  • DOIS ERROS:

    Art. 7°, CF:

    IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • o salário mínimo é nacionalmente unificado e não considera particularidades regionais, mas sim a realidade nacional. a questão tenta confundir com o "piso salarial", este sim pode ser definido por cada estado (por força da lei complementar 103/2000, que os autoriza a legislar sobre este assunto que na verdade é de competência privativa da União) e leva em conta as particularidades regionais. o piso salarial é muitas vezes chamado na imprensa, de forma errônea, de "salário mínimo estadual", um conceito que não existe

  • *nacionalmente unificado*
  • CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Artigo 7 - IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • nacionalmente unificado.

  • O salário mínimo é fixado por lei federal, consoante as peculiaridades de cada região do País, e deve observar valor capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustamentos periódicos que preservem seu poder aquisitivo, sendo vedada a vinculação para fins de correção de preços.

    nacionalmente unificado

    sendo vedada a vinculação para qualquer fim

    GAB: E

  • Vedado salário regional.