SóProvas


ID
688228
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as proposições abaixo, referentes a eritroblastose fetal (DHRN).

I - É condição para sua ocorrência a incompatibilidade sangüínea para o Sistema D (Rh) entre os parentais, sendo a mãe Rhe o pai Rh+ .

II - É necessário que a mãe esteja previamente sensibilizada para que a DHRN venha a se manifestar.

III - Em casal em que a mulher é dd e o homem é Dd, a probabilidade de manifestação da doença na 1ª gestação, considerando-se que a mulher não tenha recebido transfusão de sangue de tipo Rh+, é de 50%.

IV - Em casais em que a mulher é Rh e o homem Rh+, não estando a mulher previamente sensibilizada, o(a) primeiro(a) filho(a) Rh+ não manifestará DHRN, pois durante a gestação não ocorre contato entre o sangue da mãe e do nascituro.

Estão corretas apenas as proposições

Alternativas
Comentários
  • A eritroblastose fetal é uma doença provocada pela incompatibilidade entre o fator Rh da mãe e feto, provocando a destruição das hemácias do último. Para que ela ocorra, é condição uma mãe Rh- tenha um filho Rh+ (isso pode acontecer quando o pai é Rh+) – item I verdadeiro. Durante a gestação, há passagem pela placenta apenas do plasma sanguíneo de mãe para filho e vice-versa. No parto, ao contrário, pode haver a passagem de hemácias do filho para a corrente sanguínea da mãe. Se este filho for Rh+, essa gravidez irá sensibilizar a mãe Rh-, que dentro de alguns dias irá produzir anticorpos anti-Rh – item II verdadeiro. Logo, em uma primeira gravidez, a doença não se manifestará, pois é nela em que a mãe se sensibiliza e produz os anticorpos – item III falso e IV verdadeiro.

    Letra B correta.