A China tem chamado a atenção mundial, não apenas por sediar as olimpíadas de 2008, mas principalmente por ser um país que surpreende pelo ritmo de desenvolvimento econômico, pela rápida transição para a economia de mercado, por apresentar uma rica cultura milenar, bem como pelas fortes contradições presentes no seu espaço.
Assinale na coluna 2 as categorias geográficas que explicam as respectivas abordagens, sobre a China, descritas na coluna 1.
Coluna 1
(1) O rápido crescimento industrial que vem ocorrendo na China fez surgir no país duas zonas bem distintas: uma costeira, que se volta para a economia de mercado e que recebe enormes investimentos de capitais estrangeiros, e outra interiorana, que abrange a maior parte do país e apresenta um baixo crescimento econômico.
(2) Para mostrar uma face moderna, a China investiu milhões de dólares na construção de moderníssimos estádios e alojamentos, em novas linhas de metrô, nas reformas do aeroporto de Pequim, ampliação de avenidas e até cursos para recepção de turistas. Esse esforço em infra-estrutura, entretanto, não serviu para eliminar a pesada poluição atmosférica da capital chinesa.
(3) A causa do povo tibetano ganha a simpatia mundial, o que fica provado nas manifestações a favor da independência do Tibet que acompanharam a tocha olímpica em seu percurso por diversos países, causa que se tornou para a China (que quer se mostrar ao mundo como moderna e vigorosa) um verdadeiro calcanhar-de-Aquiles.
(4) O país sede das Olimpíadas 2008 também destaca-se pelo imenso potencial turístico em cenários naturais e monumentos culturais, grande parte dos quais são considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a exemplo da Grande Muralha, da Cidade Proibida, do Monte Taishan, do Exército de Terracota, entre outros.
Coluna 2
( ) Território / territorialidade
( ) Produção e reprodução espacial
( ) Paisagem
( ) Região / regionalização
Assinale a seqüência correta da coluna 2