SóProvas


ID
69013
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de desempenho na área de recursos humanos, considere:

I. O seu objetivo é medir, avaliar e monitorar exclusivamente os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de certo período de tempo.

II. É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo e de carências de treinamento.

III. A avaliação do desempenho num cargo é contingencial, varia de pessoa para pessoa, depende do contexto e de inúmeros fatores condicionantes.

IV. A mensuração é o fator central num sistema de avaliação e seu objetivo é indicar como um desempenho determinado pode ser comparado com padrões objetivos.

V. A avaliação de desempenho deve cobrir somente o comportamento da pessoa no cargo ocupado, evitando a inclusão de outros fatores, como o alcance de metas e objetivos, que devem ser separados do processo dessa avaliação.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - Errada, porque a AD não é implementada apenas para controle de resultado no final de um período, mas sim para controlar o desempenho a fim de alcançar um resultado (objetivo) final institucional.
    V - A AD deve acontecer no âmbito do desempenho no cargo, na unidade, até o nível institucional, ou seja, a partir do estabelecimento de metas institucionais, desdobra-se estas em nivéis de unidades/tático até  a AD individual.
  • Discordo do item III.

    "A avaliação do desempenho num cargo é contingencial, varia de pessoa para pessoa, depende do contexto e de inúmeros fatores condicionantes"

    Esse "varia de pessoa para pessoa" faz parecer que a avaliação irá se moldar para cada funcionário, por exemplo, o que seria totalmente errado. Creio que se a alternativa falasse que "varia de cargo para cargo", seria o mais correto.
  • II

    É um excelente meio através do qual é possível diagnosticar problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoa à organização, da adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento e, consequentemente, estabelecer os meios e programas para eliminar ou neutralizar tais problemas.
    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14189/000649554.pdf?sequence=1
    --------------------

    III

    O desempenho humano no cargo é contingencial e varia de pessoa para pessoa. E depende de inúmeros fatores condicionantes que o influenciam poderosamente.

    --------------------

    IV

    [...] a identificação, mensuração e administração do desempenho humano nas organizações. A identificação se apóia na analise de cargos e procura determinar quais as áreas de trabalho que se deve examinar quando se mede o desempenho. A mensuração é o elemento central do sistema de avaliação e procura determinar como o desempenho pode ser comparado com certos padrões objetivos. A administração é o ponto-chave de todo sistema de avaliação. A avaliação deve ser mais que uma atividade orientada para o passado, ou seja,deve estar orientada para o futuro para poder alcançar todo o potencial humano da organização. (CHIAVENAT0, 2009, p.241).
  • II. É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo e de carências de treinamento.

    III. A avaliação do desempenho num cargo é contingencial, varia de pessoa para pessoa, depende do contexto e de inúmeros fatores condicionantes.

    IV. A mensuração é o fator central num sistema de avaliação e seu objetivo é indicar como um desempenho determinado pode ser comparado com padrões objetivos.