Arquilino Pestana, professor de Biologia, após expor para seus alunos da 1ª série do ensino Médio o conteúdo referente a “Enzimas” – biocatalizadores de natureza protéica –, lhes propôs o seguinte questionamento: “Sabendo-se que os peroxissomos são organelas que contêm uma catalase – a peroxidase –, o que ocorrerá quando acrescentarmos aos recipientes abaixo, numerados de 1 a 3, peróxido de hidrogênio (H2O2 )?”
Recipiente 1: carne cozida a 80 ºC por 1,5 horas e recém cortada em pequenos pedaços.
Recipiente 2: carne descongelada e recém cortada em pequenos pedaços, após três dias de congelamento a –2 ºC.
Recipiente 3: Solanum tuberosum (batata) recém cortada em pequenos pedaços, tendo sido mantida todo tempo em temperatura de 32 ºC.
Podemos afirmar que:
I. No recipiente 1 não ocorrerá nenhuma alteração, pois as enzimas desnaturam em temperaturas superiores a 40 ºC.
II. Nos recipientes 1 e 2, nenhuma alteração será percebida, pois tanto temperaturas elevadas quanto baixas provocam inativação enzimática.
III. No recipiente 2 ocorrerá um “borbulhamento” na superfície da carne, em decorrência da ação da peroxidase, promovendo a quebra do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, visto que temperaturas baixas apenas inativam as enzimas, sendo este um fenômeno reversível.
IV. No recipiente 3 ocorrerá a seguinte reação: H2 O2 → H2 O + O, já que a 32 ºC a peroxidase está em seu ótimo de temperatura.
V. No recipiente 3 não ocorrerá qualquer tipo de reação, já que os peroxissomos são organelas típicas dos animais.
Assinale a alternativa cuja(s) assertiva(s) é(são) correta(s).