SóProvas


ID
693697
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
JUCEPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Sobre o tema “SENTENÇA”, no processo civil, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    A primeira parte da letra A está equivocada, já que não há que se falar em apreciar a "Sentença", seria ideal o termo "Mérito". A Sentença nesse caso, quando não examina o mérito da causa, é Terminativa (Art. 267 CPC) e não Definitiva (Art. 269 CPC) como diz a alternativa. Por fim, como consta expressamente no Art. 485, caput, CPC, só pode ser objeto de Ação Rescisória a Sentença de Mérito que já transitou em julgado, o que não é o caso.

    B) Art. 458 CPC (Há os requisitos da Sentença: Relatório, Fundamentação e Dispositivo ou Decisão).

    C) A Sentença Extra Petit é aquela em que o juiz concede a parte autora um pedido não formulado pela mesma, um pedido diverso daquele formulado pelo autor, podendo invalidar a Sentença total ou parcialmente, ou seja, somente naquilo que extrapolou o pedido feito pelo demandante.

    D) No divórcio, o que se quer é desconstituir uma relação jurídica (casamento); a alternativa poderia ter colocado "... efeito constitutivo negativo", já que nesse caso estará a pedir a descontituição da relação jurídica, que é o mesmo que desfazer algo.

    E) A Sentença põe termo a função cognitiva do juiz em face do pedido do autor, porém após a sentença o processo poderá continuar normalmente, seja com interposição de recurso pela parte vencida, com a intimação das partes pelo juiz para dar-lhes ciência da decisão final, ou até mesmo corrigir a Sentença como admite o Art. 463, I, CPC.
  • Apesar de concordar com o erro presente na assertiva "a", errei a questão porque o divórcio não tem efeito constitutivo, exatamente o contrário: constitutivo negativo ou desconstitutivo.

    Desta forma, a afirmação "d" também está errada.

  • Discordo dos dois amigos aí de cima, pq no caso da questão "A" , o exercício busca exatamente o ERRO, portanto, paradoxalmente, por estar ERRADA ela é a resposta certa!

    Quanto à alternativa "D" ela está correta, pois refere-se à classificação quanto à natureza do bem jurídico, e, nesse caso, a sentença é "CONSTITUTIVA" pois extingue uma relação jurídica ( nesse caso o casamento ).