SóProvas


ID
693961
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase em que a ortografia está adequada ao padrão culto escrito é:

Alternativas
Comentários
  • a) À mínima contrariedade, exarcebava-se de tal maneira que seus excessos verbais eram já conhecidos de todos.errado- exacerbava-se, e não "exarcebava-se"

    b) A expontaneidade com que se referiu ao local como "impesteado" fez que todo o auditório explodisse em risos.errado- espontaneidade

    c) Quanto à infraestrutura, será necessário reconstrui-la em prazo curto, mas sem que haja qualquer tipo de displiscência.errado- displicência

    d) O docente não viu como retaliação a rasura no cartaz que afixara, mas sua intenção era advertir quanto ao desleixo com a coisa pública.correto

    e) A obra faraônica será uma excressência naquela paisagem bucólica, mas ninguém teve hêsito em convencer os responsáveis da necessidade de revisão do projeto.errado- êxito -sucesso-
  • Quanto ao primeiro comentário, há uma retificação a ser feita: "reconstrui-la" não levará acento pois, somente, as palavras terminadas em A,E,O ligadas a pronomes é que levarão acento.
    Ex: Encontrá-lo, Recebê-lo e Dispô-lo...
    Abraço.


  • Reconstruí-la acentua-se, porque é HIATO !  Certo?

    Abc,
  • Correto o colega último
    Trata-se de uma exceção a regra: USA-SE acento se o I e o U forem precedidos de vogal átona com a qual formem hiato:
    • Saí (sa-í);
    • Jaú (ja-ú);
    • País (Pa-ís);
    • Instruí-los (ins-tru-í-los);
    • Construí-la (cons-tru-í-la).
  • Caro colega Franco, o primeiro comentário está correto sim (RECONSTRUÍ-LO). Seu fundamento estaria correto quanto a colocação de palavras oxítonar terminadas em A, E, O, EM EN(S), seguidos ou não de "S". Nesse caso, reconstruir fica: re - cons - tru - ir, daí você retira o "r" e acrescenta o "lo", ou seja, assim a acentuação não se diz quanto as oxítonas, mas por ser hiato (vogal sozinha) seguida de vogal. ok?!

    OBS: Se fosse seguida de ditongo não se acentuaria (ex: FEIURA).

    abrs.
  • Outro aspecto em relação à letra B: acredito que não devamos considerar como erro "impesteado" em face do contexto e por estar entre aspas. Ou seja, o erro foi proposital. Ademais, acredto que o verbo referir pede a preposição "a" e não o "com".
  • concordo com o último comentário,

    pois quem se refere, não se refere com, mas se refere a alguém ou algo. Sem contar que cada verbo só pode reger a preposição apenas uma vez, o que não ocorre em com que se referiu ao local, ou seja, ele regeu a preposição "com" e depois a preposição "a".
  • Discordo do colega Darlan.

    A regência verbal do verbo "referir', na letra B, está correta. A preposição "com" refere-se a "espontaneidade" e não ao verbo "referir".

    A frase diz "referiu-se ao local", portanto, em termos de regência, está correta. A preposição "com" é pertinente ao termo "espontaneidade", aliás, incorretamente grafado. A espontaneidade com que se referiu, ou seja, a espontaneidade que a pessoa teve ao se referir.
  • A palavra excressência também está errada. É excrescência.  De Saliência.

     

  • ... só para retifiicar o comentário acima:
    "EXCRESCÊNCIA" se escreve com "x" e "sc".
    Obs.: Consoante o Aurélio, significa: saliência; excesso; demasia.
    BOA SORTE a todos nós! “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. Isaías 41:10.

  • Pessoal é o seguinte: A) exacerbava-se(errado) certo=exacerbava-se; B) expontaneidade(errado) certo = espontaneidade; C) displiscência(errado) certo = displicência; D) gabarito; E) excressência (erado) certo = excrescência. Valeu?
  • Ok, Fora entendido. Mas em relação ao cometário do ultimo colega, ele digitou a palavra "exacerbava-se(errado) certo=exacerbava-se", iguais, ou seja, não diferenciando. Creio que foi erro de digitação. O correto será: exaceRbava-se e não: exaRcebava-se. O "R" se encontra no lugar errado.

  • hêsito não existe, êxito sim

    http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario?sid=23

  • CURIOSIDADE

    Hesito existe, é o mesmo que não ter certeza, desconfiar,vacilar (sentido que não cabe na frase). Êxito também existe e é mais comum,significa ter resultado gratificante, ser bem sucedido. Neste sentido, completa bem a frase "...mas ninguém teve êxito em convencer os responsáveis danecessidade de revisão do projeto".

    Fonte: Profª Rafaela Freitas.

  • Galera, impestado não, empestado. No mais, existe "hesitar" e "exitar", dissidem no significado. A primeira é aquele que tem dúdiva, receio; a segunda, aquele que tem êxito.

  • a)À mínima contrariedade, exarcebava-se de tal maneira que seus excessos verbais eram já conhecidos de todos. EXACERBAVA

     b)A expontaneidade com que se referiu ao local como "impesteado" fez que todo o auditório explodisse em risos. ESPOTANEIDADE

     c)Quanto à infraestrutura, será necessário reconstrui-la em prazo curto, mas sem que haja qualquer tipo de displiscência. DISPLICÊNCIA

     d)O docente não viu como retaliação a rasura no cartaz que afixara, mas sua intenção era advertir quanto ao desleixo com a coisa pública.

     e)A obra faraônica será uma excressência naquela paisagem bucólica, mas ninguém teve hêsito em convencer os responsáveis da necessidade de revisão do projeto. ÊXITO

  • a)À mínima contrariedade, exarcebava-se de tal maneira que seus excessos verbais eram já conhecidos de todos.(ERRADO) EXACERBAVA-SE

     b)A expontaneidade com que se referiu ao local como "impesteado" fez que todo o auditório explodisse em risos.(ERRADO) ESPONTANEIDADE/ EMPESTEADO

     c)Quanto à infraestrutura, será necessário reconstrui-la em prazo curto, mas sem que haja qualquer tipo de displiscência. (ERRADO)             INFRA-ESTRUTURA/ DISPLICÊNCIA

     d)O docente não viu como retaliação a rasura no cartaz que afixara, mas sua intenção era advertir quanto ao desleixo com a coisa pública.(CORRETA)

     e)A obra faraônica será uma excressência naquela paisagem bucólica, mas ninguém teve hêsito em convencer os responsáveis da necessidade de revisão do projeto. (ERRADO) EXCRESCÊNCIA/ ÊXITO

  • Apenas retificando o comentário da colega Nádia Concurseira: A palavra infraestrutura está escrita corretamente. 

    "A grafia atualizada é “infraestrutura”, sem hífen, pois o acordo ortográfico estabelece que não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que inicia o segundo elemento.

    Outros exemplos: aeroespacial, agroindustrial, antiaéreo, antieducativo, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução, extraescolar, miniópera, plurianual, semiárido."

    Fonte: http://www.portuguesnarede.com/2009/03/ortografia-do-acordo-infra-estrutura-ou.html

     

  •  A) exarcebava-se(errado) / exacerbava-se (correto)

     

    B) expontaneidade(errado) / espontaneidade (correto)

        impesteado (errado) / empesteado (correto)

     

    C) displiscência(errado) / displicência (correto)

    infra-estrutura (errado) / infraestrutura (correto)

     

    D) gabarito;

     

    E) excressência (erado) / excrescência (correto)

         hêsito (errado) / êxito (correto)

     

  • a)Exacerbava-se.

    A regência verbal do verbo "referir', na letra B, está correta. A preposição "com" refere-se a "espontaneidade" e não ao verbo "referir".


    A frase diz "referiu-se ao local", portanto, em termos de regência, está correta. A preposição "com" é pertinente ao termo "espontaneidade", aliás, incorretamente grafado. A espontaneidade com que se referiu, ou seja, a espontaneidade que a pessoa teve ao se referir.

  • a) exacerbava-se ;

    b) espontaneidade;

    c) displicência ;

    e) êxito. 

  • ALTERNATIVA A – ERRADA - Há erro na grafia de "exarcebava-se". A grafia correta é "exacerbava-se".

    ALTERNATIVA B - ERRADA - Há alguns equívocos ortográficos: "expontaneidade" e "impesteado". As grafias corretas são "espontaneidade" e "empesteado" (que significa “infectado”, “cheio de pestes”).

    ALTERNATIVA C - ERRADA - É necessário atentar para o acento em "reconstruí-la". Nela, atendem-se os critérios da regra do hiato: acentuam-se os hiatos “i” e “u” tônicos, quando sozinhos na sílaba ou acompanhados de “s”, desde que, na sílaba seguinte, não haja dígrafo NH. Além disso, há erro de grafia em "displiscência". O correto é "displicência". Atenção para o adjetivo “displicente”.

    ALTERNATIVA D – CERTA

    ALTERNATIVA E - ERRADA - Há alguns equívocos ortográficos: "excressência" e "hêsito". As grafias corretas são "excrescência" e "êxito" 

  • Sobre a B: RECONSTRUÍ-LA

  • Marcus Vinícius de Matos está correto. RECONSTRUI-LA também é um erro da alternativa C, uma vez que ela faz parte da regra dos hiatos. Sendo assim, a grafia correta é RECONSTRUÍ-LA.

  • GABARITO: LETRA D, a única alternativa sem erros ortográficos.

    A - EXARCEBAVA- SE ---> EXACERBAVA-SE.

    B - EXPONTANEIDADE ---> ESPONTANEIDADE.

    C- DISPLISCÊNCIA ---> DISPLICÊNCIA

    D- EXCRESSÊNCIA ---> EXCRESCÊNCIA.

    HÊSITO ---> HESITO. Mas no contexto, o correto seria ÊXITO.

    *hesito: não ter certeza, descofiar, vacilar / êxito: resultado gratificante, ser bem sucedido em algo.

    fonte: estratégia.