SóProvas


ID
694018
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Para classificar uma empresa como "altamente bem avaliada pelos clientes", um órgão certificador de qualidade exige que, em qualquer grupo de 10 clientes dessa empresa, sempre existam pelo menos dois clientes que a avaliem bem, independentemente da forma como esse grupo seja escolhido. De acordo com esse critério, para que uma empresa com 60 clientes seja considerada "altamente bem avaliada pelos clientes", ela deverá ser bem avaliada por, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • R: 52
    esse tipo de questao vc precisa ser o mais pessimista SEMPRE.
    entao, se num grupo de 10 pessoas, no minimo 2 precisam avaliar como BOM, faz-se uma escolha pela logica. um cara azarado ira escolher 8 que nao avaliam como bom e nas ultimas escolhas ele acha os 2 que vao avaliar como bom. se existem 60 pessoas, as outras q sobrarem terao obrigatoriamente avaliado como bom tambem, senao uma outra dessas que nao avaliaram como ruim estaria no 1 grupo. (lembre que vc deve partir do ponto que vc e o mais azarado)
  • Para classificar uma empresa como “altamente bem avaliada pelos clientes”, um órgão certificador de qualidade exige que, em qualquer grupo de 10 clientes dessa empresa, sempre existam pelo menos 2 clientes que avaliem bem, independentemente da forma como esse grupo seja escolhido. De acordo com esse critério, para que uma empresa com 60 clientes seja considerada “altamente bem avaliada pelos clientes”, ela deverá ser bem avaliada, por no mínimo,
    (A) 52 clientes
    (B) 50 clientes
    (C) 32 clientes
    (D) 30 clientes
    (E) 12 clientes

    Imagine que houvesse apenas 51 clientes avaliando bem a empresa. E que, por acaso, os grupos de pessoas fossem assim distribuídos:

    Grupo 1 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 2 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 3 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 4 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 5 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 6 de 10 pessoas: 1 pessoa avaliou bem e 9 não

    Essa situação é possível (apesar de ser improvável numa distribuição aleatória de pessoas nos 6 grupos de 10 pessoas).

    Para essa situação específica, o grupo 6 NÃO tem pelo menos 2 clientes que avaliaram bem a empresa. Logo, caso esse grupo seja escolhido, a empresa NÃO será “altamente bem avaliada pelos clientes”.


    Porém, com 52 pessoas avaliando bem, mesmo na pior das hipóteses, SEMPRE haverá pelo menos 2 clientes avaliando bem a empresa em qualquer grupo de 10 clientes. Veja:

    Grupo 1 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 2 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 3 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 4 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 5 de 10 pessoas: 10 pessoas avaliaram bem (TODOS)
    Grupo 6 de 10 pessoas: 2 pessoa avaliaram bem e 8 não

    Nessa situação, em qualquer grupo de 10 pessoas (mesmo no grupo 6), há pelo menos 2 clientes que avaliaram bem a empresa.

    Portanto, para GARANTIR todos os requisitos da questão, deve haver 52 ou mais pessoas avaliando bem a empresa.

    FONTE: 
    http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=312324 
  • a) 52 clientes.correto- se há 60 clientes, é possível 51 clientes a avaliarem como boa e de 1 grupo de 10 houver 9 que não avaliaram bem. Se há 52 clientes que a bem avaliam, é impossível ela rodar no test do órgão certificador de qualidade.
  • 2   - 10
    x   -  60

    x = 12

    10 - 2
    10 - 2
    10 - 2
    10 - 2
    10 - 2
    10 - 2
    2*2*2*2*2*2=64

    64-12= 52



  • Gabarito A.

    Não concordo com o colega acima que diz que o raciocinio tem que ser pessimista!(é o contrario,tem que ser o OTIMISTA)

    A questão ao dizer NO MINIMO não diz qual raciocinio ela segue (pessimista ou otimista),por isso temos que tentar as 2 formas.


    1) OTIMISTA: De cada 10 entrevistados,os 2 primeiros sempre avaliariam BEM!(Necessitaria de no minimo 52 entrevistas)
    2) PESSIMISTA:De cada 10 entrevistados,os 2 ultimos sempre avaliariam BEM.!(Necessitaria de no minimo 60 entrevista)
    .
    1)Para classificar uma empresa como "altamente bem avaliada pelos clientes", um órgão certificador de qualidade exige que, em qualquer grupo de 10 clientes dessa empresa, sempre existam PELO MENOS DOIS  que a avaliem BEM.(entendo que 8 podem avaliar mal,mas 2 tem que avaliar bem).
    2)..independentemente da forma como esse grupo seja escolhido. De acordo com esse critério, para que uma empresa com 60 clientes seja considerada "altamente bem avaliada pelos clientes", ela deverá ser BEM avaliada por, no mínimo.(entendo que ela devera ter no MINIMO 2 avaliações BOAS por grupo).

    PESSIMISTA,e considerando que sempre os 2 ULTIMOS avaliariam BEM
    Minimo:Teria que avaliar as 60 pessoas.
    Grupo 1(ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,BOM,BOM)

    Grupo 2(ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,BOM,BOM)
    Grupo 3(ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,BOM,BOM)
    Grupo 4(ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,BOM,BOM)
    Grupo 5(ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,BOM,BOM)
    Grupo 6(ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,BOM,BOM)


    OTIMISTA,e considerando que sempre os 2 PRIMEIROS avaliariam BEM
    Minimo:Teria que avaliar as 52 pessoas.

    Grupo 1(
    BOM,BOM,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim)
    Grupo 2(BOM,BOM,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim)
    Grupo 3(BOM,BOM,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim)
    Grupo 4(BOM,BOM,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim)
    Grupo 5(BOM,BOM,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim)
    Grupo 6(BOM,BOM,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim,ruim)
  • Temos 6 grupos de 10 clientes, totalizando 60 clientes.
    Se 2 pessoas são o MÍNIMO de avaliações boas, 8 serão o MÁXIMO de clientes que avaliaram mal.
    Portanto:      60-8=52.
  • Comecei os estudos de raciocínio lógico há pouco tempo e tive muita dificuldade em entender o raciocínio que deveria ser desenvolvido para achar a resposta dessa questão. Gostaria de agradecer aos colegas que comentaram a cima, pois foi graças a vocês que fui aos poucos entendendo a resolução. Vou deixar aqui o que eu acredito ser um raciocínio mais mastigado para que outros possam chegar à resolução correta mais rápido do que eu cheguei.
    Vamos lá!
    O enunciado afirma que em um grupo de 10 pessoas, eu preciso ter pelo menos 2 avaliando bem a empresa. Então, se eu tenho um universo de 60 pessoas e o examinador quer que a empresa seja bem avaliada, dessas 60 pessoas, qualquer grupo de 10 que ele formar tem que ter sempre pelo menos 2 pessoas avaliando bem.
    Ora de um universo de 60 clientes, como eu vou ter certeza que em todo e qualquer grupo de 10 que eu selecionar haverá essas 2 pessoas que avaliem bem a empresa? Se eu digo que o mínimo é ter 12 clientes avaliando bem, é o mesmo que dizer que 48 clientes podem avaliar mal...mas e se na hora de selecionar um grupo de 10 pessoas eu justamente escolher os clientes desse grupo de 48 que avaliaram mal? Nesse caso, eu não terei o mínimo de 2 avaliando bem. Logo, não posso afirmar que a empresa sendo bem avaliada por no mínimo 12 clientes será sempre, i
    ndependentemente da forma como o grupo de 10 clientes seja escolhido, "altamente bem avaliada"; porque eu tenho 48 clientes avaliando mal e posso dar o azar de acabar não escolhendo nenhuma pessoa que tenha avaliado bem a empresa. 
    Se eu seguir esse mesmo raciocínio para o mínimo de 30, 32 e 50 clientes, vou chegar à mesma conclusão! Por que? Porque eu quero que em qualquer grupo que eu forme desses 60 clientes, tenha ao menos 2 boas avaliações; e, sendo assim, sempre que mais de 8 pessoas avaliarem mal a empresa, eu posso acabar formando um grupo de 10 pessoas que não tenha as 2 boas avaliações necessárias! Portanto, o máximo de clientes avaliando mal a empresa é 8, pois se, por acaso, eu tiver o azar de escolher justamente esse 8 clientes que avaliaram mal para formar o meu grupo de 10, ainda sim terei 2 que com certeza avaliaram bem. Se eu tivesse, por exemplo, 9 pessoas avaliando mal, eu poderia ter o azar de formar o grupo de 10 incluindo justamente essas 9 pessoas e, então, a empresa não ficaria com o conceito de "altamente bem avaliada".
    Em suma, eu posso ter no máximo 8 clientes avaliando mal para que, de forma alguma, eu consiga criar um grupo de 10 clientes que não tenha ao menos 2 boas avaliações.
    Ou seja: 60 - 8  = 52 clientes.

    Depois de quebrar a cabeça por alguns minutos, foi esse caminho que conseguir trilhar com a ajuda dos comentários dos colegas...e sei que eu não erro  mais questões desse tipo!^^  Eu acho que o raciocínio ficou bem mastigado, mas quem ainda não tiver entendido bem, pode me mandar recado que tentarei ajudar por lá! ;)


  • Caramba, com esses comentários aí quase não consigo entender as questões, nego na tentativa de ajudar acaba atrapalhando, e muito.


    A questão aqui é muito mais simples do que qlq outra questão de RL:De cada grupo, formado por 10 pessoas eu preciso de pelo menos 2 avaliações boas, só existe uma forma de eu garantir que terei essas avaliações de maneira satisfatória para o órgão verificador: GARANTINDO QUE TODO MUNDO SAIA SATISFEITO.
    Por exemplo, não sei a ordem em que meus clientes serão perguntados, não posso correr o risco de que todos os clientes insatisfeitos fiquem no mesmo grupo, portanto, se apenas 8 desses ficarem insatisfeitos e, por obra maligna, caírem todos no mesmo grupo, ainda assim terão 2 satisfeitos pra levantar minha moral, se esses 8 caírem em grupos separados tbm não me afetará.Portanto, para essa questão não é necessário nem cálculos, só um pouquinho de malícia.
    60 clientes - 8 insatisfeitos = a nossa resposta.Simples assim
  • Comentário do Vinicius Costa foi ótimo! bem direto, e bem entendido...


  • Para mim a questão deveria ser anulada. 

    O mínimo para que a empresa seja bem avaliada é de 12 clientes satisfeitos. Esse é o número MÍNIMO (como pedido na questão) para que seja possível que a empresa passe no teste! 

    O que o examinador quis e não soube se expressar foi o número MÍNIMO para que seja impossível a empresa não passar no teste, ou seja, para que se tenha certeza que ela passaria no teste! Aí sim seriam necessários 52 clientes satisfeitos!

  • Indiquei para um comentário do professor

  • Chiara mandou muito bem na explicação! Muito obrigado por compartilhar seu raciocínio!

  • Como temos 60 clientes ela terá que ser bem avaliada por no mínimo 12 clientes para ser considerada altamente bem avaliada. Assim sendo, para garantir este número (12), tem que ser avaliada por no mínimo 52 clientes. Observe:

    GRUPO 01: 08 avaliam mal e 02 avaliam bem

    GRUPO 02: 08 avaliam mal e 02 avaliam bem

    GRUPO 03: 08 avaliam mal e 02 avaliam bem

    GRUPO 04: 08 avaliam mal e 02 avaliam bem

    GRUPO 05: 08 avaliam mal e 02 avaliam bem

    ATÉ AQUI A EMPRESA JA FOI AVALIADA POR 50 CLIENTES, TENDO SIDO BEM AVALIADA POR 10. Portanto ela precisa ser bem avaliada por mais 2 clientes, totalizando 52 clientes

     

  • Sem saber como resolver matematicamente, fui de cabeça, partindo das alternativas:

    Se tenho 60 bolinhas de ping-pong dentro de um círculo e pinto algumas de vermelho...

    Quantas bolinhas vermelhas tenho de ter para que ao pegar 10 bolas aleatoriamente sempre venham, no mínimo, 2 vermelhas?

    12? Claro que não! Se as 12 estiverem todas num lado e eu pegar as 10 do outro não virá nenhuma vermelha.

    30? Não. Se as 30 estiverem todas de um lado e eu pegar as 10 do outro não virá nenhuma vermelha.

    32? Não. Se as 32 estiverem todas de um lado e eu pegar as 10 dentre as que sobraram do outro não virá nenhuma vermelha.

    50? Não. Se as 50 estiverem todas juntas e eu pegar justo as 10 que sobraram, não virá nenhuma vermelha.

    52? Sim. Aí não tem jeito: Sempre que eu pegar 10, virão, necessariamente, ao menos 2 vermelhas.


    Alternativa: A

  • Esse tipo de questão usa uma regra chamada de "Casa dos pombos"

    Eu procurei umas aulas no youtube até entender... mas é como já explicaram.

    Por ex.

    De 60 pessoas, eles escolheram 10 pessoas aleatórias e todas avaliaram NEGATIVAMENTE. A empresa não passará no teste.

    De 60 pessoas, eles escolheram 10 pessoas aleatórias e 9 avaliaram NEGATIVAMENTE. A empresa não passará no teste.

    De 60 pessoas, eles escolheram 10 pessoas aleatórias e 8 avaliaram NEGATIVAMENTE. A empresa passará no teste, pois pelo menos duas irão avaliar positivamente. Pronto.Todos os outros cenários, com mais pessoas avaliando positivamente a empresa também passará.

    Portanto, se de 60 pessoas 8 avaliarem negativamente no mesmo grupo de 10 pessoas, não tem problema.

    60-8=52

    É necessário que pelo menos 52 pessoas avaliem positivamente. =)

  • O comentário da Chiara esta perfeito, mas vou complementar aqui, pois acho que muita gente interpretou questão de forma equivocada, mas mesmo com a interpretação diferente, teria que ser 52 pessoas e explico.

    Muita gente não entendeu que esses 10 escolhidos seriam uma amostra dos clientes...assim como eu, uma galera deve ter achado que esses 10 significaria que a empresa de 60 deveria ter 6 grupos de 10 e que em cada grupo de 10 deveria ter no mínimo 2....o que daria 12.

    Mas mesmo assim, mesmo se a questão pedisse isso esse não seria o resultado. Por que? Bom... Pois essa seria a melhor hipótese, porém a questão fala que "independentemente da forma como esse grupo seja escolhido", ou seja, pode ser que nesse caso em que tenha 12 avaliando bem e 48 avaliando mal esses 48 estejam alocados da seguinte forma: 4 grupos de 10 avaliaram mal e um grupo de 8 avaliou mal, com isso a empresa já não passaria no teste, pois não cumpriria o requisito de "ao menos 2 avaliando bem em cada grupo de 10". Sendo assim, a pior hipótese, nesse caso, é precisar de muita gente avaliando bem para que a empresa passe no teste, e isso pode ser conseguido com o mínimo de em 5 grupos todos os 10 avaliarem bem e no último grupo mais dois avaliarem bem.

    Se ainda não ficou claro, se imagine sendo o dono dessa empresa...para você, qual seria a a melhor hipótese e a pior hipótese? Aposto que a melhor hipótese seria precisar do mínimo possível de gente avaliando bem para que sua empresa passasse no teste e a pior hipótese seria precisar de muita gente avaliando bem para que ela passasse.

    Então, mesmo se a questão pedisse essa divisão em grupos de 10 (que não foi o que ela pediu, ela pediu uma amostra com 10) mesmo assim a resposta não seria 12, pois 12 seria a melhor hipótese que nada garantiria sobre o resultado.

    Espero ter ajudado.