-
um processo é o conjunto de atividades realizadas na geração de resultados para o cliente, desde o início do pedido até a entrega do produto. De acordo com outro conceito mais moderno, que é multidisciplinar, é a sincronia entre insumos, atividades, infraestrutura e referências necessárias para adicionar valor para o ser humano.
Em gerenciamento de processos (também apelidado BPM), o processo de negócio é uma sequência de tarefas (ou atividades) que ao serem executadas transformam insumos em um resultado com valor agregado. A execução do processo de negócio consome recursos materiais e/ou humanos para agregar valor ao resultado do processo. Insumos são matérias-primas, produtos ou serviços vindos de fornecedores internos ou externos que alimentam o processo. Os resultados são produtos ou serviços que vão ao encontro das necessidades de clientes internos ou externos.
Letra A
-
...o conceito de processo usado foi similar a um “conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados”. É importante destacar alguns aspectos contidos em tal conceito, a saber:
- a sincronia exigida determina que a transformação de insumos (modificados no processo),
regras (referências observadas na transformação) e infraestruturas (consumidas no processo)
somente ocorre com a presença de todos os elementos - a falta de algum deles impede à
geração de valor e incorre em desperdícios, custos, etc;
- a transformação considerada não é composta apenas de atividades, mas também de critérios
de validação necessários ao aceite de insumos, regras e infraestruturas (sem os quais os
mesmos não são recebidos pelo processo) e de planos de ação (compostos por um conjunto
de condições que os elementos de processo podem apresentar e pelas respectivas ações a
serem tomadas);
- o valor gerado pelo processo é mais amplo que a visão meramente econômica (incorporando
dimensões sociais e ambientais), devendo ser percebido pelas pessoas envolvidas.
Fonte http://www.gespublica.gov.br/biblioteca/pasta.2010-12-08.2954571235/GESTaO%20DE%20PROCESSOS%20NO%20DEPARTAMENTO%20DE%20PROGRAMAS%20DE%20GESTaO%20v1.pdf
-
GABARITO A
Uma definição de processo mais completa e atual é dada pela SEGES: "Conjunto integrado e sincrônico de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerado".
Essa visão reforça a idéia de que processos possuem o compromisso de satisfazer as necessidades dos clientes/cidadãos, exigem sincronia, transformam elementos, seguem orientações e consomem recursos.
-
Um processo de negócio é uma atividade, ou um cnjunto de atividades, realizada em uma empresa para criar ou adicionar alguma espécie de valor para seus clientes. Um processo tem pontos de início e fim bem definidos, cada um dos quais associados com um cliente. Um cliente no sentido aqui empregado, pode ser tanto um cliente externo da empresa como uma área funcional interna.
-
-
Letra (a)
Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes (Harrington, 1991).
Mais formalmente, um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes (Hammer e Champy, 1994).
-
esse é um conceito de Palvarini tb
-
O enunciado descreve um conceito de processo a partir da estrutura básica (insumos, processamento e resultados).
Gabarito: A