SóProvas


ID
695353
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na teoria macroeconômica, a proposição de que o aumento dos gastos do Governo ou a redução da tributação não estimulam o crescimento da renda na economia, porque os consumidores poupam mais antecipando um futuro aumento de impostos para cobrir o déficit atual, é denominada

Alternativas
Comentários
  • A equivalência ricardiana ou proposição Ricardo-Barro afirma que nem os déficits do governo, nem a dívida pública afetam a atividade econômica.

    A tese ricardiana sustenta que para um dado montante de despesa pública a substituição de impostos por dívida não tem qualquer efeito na procura global nem na taxa de juro. Como a dívida apenas adia os impostos para o futuro, os consumidores, simultaneamente contribuintes, antecipando a subida dos impostos futuros, vão reagir à redução de impostos aumentando a sua poupança, adquirindo os títulos de dívida pública emitidos. Assim, como a poupança privada aumenta no mesmo montante que o déficit orçamentário, a taxa de juro mantém-se inalterada. O déficit não provoca qualquer redução do ritmo de acumulação do estoque de capital, nem deterioração das contas externas. A dívida pública não afeta a riqueza do setor privado. Então, em termos de efeitos na economia, o financiamento da despesa pública por dívida pública é equivalente ao financiamento por impostos.

  • RESPOSTA C

    A) paradoxo da parcimônia.

    B) igualdade de Fisher.

    C) equivalência ricardiana.

    >>A Equivalência Ricardiana é uma proposição sobre a(o) B) forma de financiamento do gasto público, sendo indiferente para os contribuintes o uso de impostos ou de endividamento.

    >>Com relação às modernas teorias de comportamento do consumidor, assinalar a alternativa CORRETA: D) A chamada equivalência ricardiana tem como princípio geral que a dívida pública é equivalente aos impostos futuros e, se os consumidores estiverem suficientemente atentos ao futuro, os impostos futuros são equivalentes aos impostos correntes.  

    >>A hipótese da Equivalência Ricardiana nos modelos macroeconômicos consiste em supor que A) a forma pela qual o governo financia seus gastos (impostos ou empréstimos) não tem efeito na economia.

    D) dicotomia marshalliana.

    E) histerese do consumo.

    A histerese é um fenómeno físico frequentemente usado em economia como modelo teórico para estudar efeitos permanentes que tendem a perdurar mesmo na ausência do estímulo que inicialmente os causou. ... Em economia, este fenómeno é usado para, por exemplo, descrever efeitos permanentes do desemprego no mercado de trabalho. oinsurgente.org

    #QUESTÃORESPONDENDOQUESTÕES #SEFAZAL