SóProvas


ID
69616
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10, a diferenciação entre transtorno obsessivo-compulsivo e um transtorno depressivo pode ser difícil porque esses dois tipos de sintomas muito frequentemente ocorrem

Alternativas
Comentários
  • F42 - TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO

    F42.0 COM PREDOMINÂNCIA DE IDÉIAS OU DE RUMINAÇÕES OBSESSIVAS

    Pode-se tratar de pensamentos, imagens mentais ou impulsos para agir, quase sempre angustiantes para o sujeito. Às vezes trata-se de hesitações intermináveis entre várias opções, que se acompanham freqüentemente de uma incapacidade de tomar decisões banais mas necessárias à vida cotidiana.

    Existe uma relação particularmente estreita entre as ruminações obsessivas e a depressão, e deve-se somente preferir um diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo quando as ruminações surgem ou persistem na ausência de uma síndrome depressiva.

  • E - juntos. 

  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo - CID 10 - Diagnóstico Diferencial. A diferenciação entre transtorno obsessivo-compulsivo e um transtorno depressivo pode ser difícil porque esses dois tipos de sintomas muito frequentemente ocorrem juntos.

  • Essa dava pra fazer apenas com coerência e coesão semânticas. Se é difícil diferenciar, é porque acontecem juntos, do contrário não seria difícil a diferenciação.