SóProvas


ID
696463
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A câmara municipal de uma cidade é composta por 21 vereadores, sendo 10 do partido A, 6 do partido B e 5 do partido C. A cada semestre, são sorteados n vereadores, que têm os gastos de seus gabinetes auditados por uma comissão independente. Para que se garanta que, em todo semestre, pelo menos um vereador de cada partido seja necessariamente sorteado, o valor de n deve ser, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • Simples, basta somar o numero dos partidos que têm mais vereadores e adicionar 1. Desta forma, todos os partidos, obrigatoriamente, terão seus representantes sorteados.
  • Para eliminar totalmente a possibilidade de algum partido não participar, é necessário que o número mínimo seja maior do que o número máximo dos partidos com mais gente. Assim, com 16 pessoas é possível que todo mundo somente de A & B seja convidado. Mas 17 garante pelo menos 1 de C.
  • REALMENTE, COLOCANDO O NOME DOS 21 VERADORES EM UM SACO, A PARTIR DO 17º SORTEIO NÃO HÁ CHANCE DE NÃO TERMOS REPRESENTANTES DOS TRÊS PARTIDOS, POIS PARA TERMOS 16 SORTEIOS E AINDA NÃO TERMOS REPRESENTANTES DE TODOS OS PARTIDOS É FORÇOSO CONCLUIR QUE SORTEAMOS OS 10 DO PARTIDO A E OS 06 DO PARTIDO B.

  • E se fosse sorteados todos do B (6) e todos de C (5) primeiramente, teríamos no 12º sorteio todos de B e C e um de A, um de cada partido pelo menos.
    É correto afirmar isso?
  • Não Diogo, pois PODE acontecer de sair 6 do B e 5 do C, mas também PODE acontecer de sair 10 do A e 6 do B, invalidando sua alternativa.

    Como a questão pede que saia pelo menos UM em todo semestre, deve-se trabalhar com 10 do A e 6 do B +1 pois em qualquer caso sairia um do C.
  • sim, coloque 10 fichas brancas e 20 pretas num saco,
    quantas fichas precisamos pegar para garantir(100%) que pegou 1 preta?
    é sor ser o azarado,
    b,b,b,b,b,b,b,b,b,b,--- > acabaram as brancas agora tem que ser preta COM certeza!  ié precisa esgotar a cota de azar..
    a estatistica está a favor das pretas, mas murphy não é seu amigo! rss
    brincadeira,  quero dizer que você tem que analisar o pior caso!
    entendeu?
  • A = 10 
    B = 6
    C = 5

    Quantos vereadores devem ser sorteados para que todo partido tenha pelo menos um vereador sorteado?

    Nesses casos, usa-se o método da pior hipótese possível. O pior que pode acontecer é o partido com o menor número de vereadores ser sorteado por último. 

    Para que seja sorteado por último - e tenha pelo menos um vereador sorteado - deve necessariamente suceder todos os veradores dos partido A e B no sorteio.

    Assim, A + B = 10 + 6 = 16

    16 vereadores de A e B + 1 vereador de C = 17.

    Resposta: C
  • É o princípio da casa dos pombos.. "se eu tenho 7 pombos e 6 casas, certamente uma casa terá 2 pombos " Partido A = 10 Partido A + B = 16 Quando eu começo a contar A + B + 1 de C eu tenho o Número mínimo = 17
  • A questão ficou equivocada....

    pois pode ocorrer de sair todos do B (6) + todos do C (5), assim precisariamos de apenas 12 para que se garantisse a presença de pelo menos um de cada partido.

    Ainda a questão pede o mínimo de vereadores possíveis


    A MEU VER CABE RECURSO

  • Eu fiz o básico do básico

    Peguei O NÚMERO DE VEREADORES e subtraí pelas alternativas. Depois peguei o menor resultado pra responder. 21 - 17 = 4

    21 - 11 = 10

    21 - 10 = 11

    21 - 17 = 4

    21 - 16 = 5

    21 - 14 = 7

    Modo Simples, mas pode ajudar no desespero da prova. Gabarito C. 17