SóProvas


ID
69664
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia interpessoal é uma terapia de tempo limitado, desenvolvida por Gerald Klerman e Myrna Weissmann na década de 70, para o tratamento da depressão cujos sintomas podem ocorrer particularmente quando há

Alternativas
Comentários
  • Alternativa c A TIP utiliza o contexto interpessoal da depressão como uma base pragmática não etiológica para o tratamento. Os terapeutas auxiliam os pacientes na resolução de tensões interpessoais que podem desencadear, manter ou agravar o episódio depressivo. Cabe ao terapeuta distinguir qual deve ser o principal foco de atenção no tratamento deste episódio depressivo e delimitar a área-problema a ser abordada. Em muitos relacionamentos, por exemplo, as pessoas têm expectativas diferentes para a relação, o que costuma gerar conflitos. Neste caso a área-problema abordada poderia ser “conflitos interpessoais”. Muitas vezes, as dificuldades estão relacionadas especialmente com a dificuldade de enfrentar mudanças, superar as perdas relacionadas a estas mudanças e encarar as dificuldades impostas por novas situações, quando esta é a principal questão ligada ao episódio depressivo a área problema trabalhada é a de “MUDANÇA DE PAPÉIS”. Há ainda os casos em que a dificuldade está na superação da perda seja por morte ou simplesmente por afastamento de alguém significativo, e assim a área-problema passa a ser “luto”. Finalmente, há clientes que relatam uma história de envolvimentos inadequados ou relacionamentos não sustentados. Casos em que é identificado um isolamento social significativo a área-problema abordada é “dificuldades interpessoais”.
  • "A TIP foi criada, em 1970, como um tratamento breve da depressão maior. Foi definida em um manual por Gerald Klerman e cols.2 e testada em uma série de ensaios clínicos controlados para depressão. A TIP é também utilizada no trata- mento de outras transtornos psiquiátricos:5 distímico,6 de ansiedade,7 bipolar,8 de dependência da substâncias psicoati- vas,9 do estresse pós-traumático,10 alimentares11 e em grupos especiais de pacientes – adolescente e idosos". 

    A TIP tem tempo previsto de 12 sessões e está dividida em 3 fases. É feita "Uma revisão do funcionamento social atual e rela- cionamentos próximos, seus padrões e expectativas mútuas são parte da avaliação. Esta revisão permite a compreensão do contexto social e interpessoal no início da sintomatologia depressiva e define um foco de tratamento."

    Desta forma, podemos notar que a TIP é uma psicoterapia que usa o conceito de doença ou transtorno. As doenças são con- ceitos para poder estudar certas condições patológicas do ser humano. A depressão é um transtorno multicausal e entre estas causas os fatores ambientais, como as relações interpes- soais, têm grande relevância. A TIP pressupõe que o tratamen- to das relações interpessoais problemáticas (associado ao tratamento medicamentoso quando indicado) levará a uma melhora da sintomatologia depressiva. As conexões causais são colocadas ao paciente na forma de evidências científicas com um uso terapêutico destas informações.

    Esta questão se torna relevante, pois a TIP não pretende ser uma forma de psicoterapia mais abrangente e sim, ser focal e ligada à melhora dos sintomas da doença tratada. Não pre- tende tratar a personalidade do paciente.

    No momento em que se faz o diagnóstico da situação pro- blemática e o paciente e o terapeuta chegam a um acordo com relação ao foco, se inicia a fase intermediária, que pode durar de quatro a oito sessões. Estratégias específicas (que descreveremos abaixo) para cada área interpessoal pro- blemática são trabalhadas durante a fase intermediária.

    A fase final da TIP ocorre nas últimas sessões, dando suporte ao paciente em seu novo senso de independência e competên- cia, através do reconhecimento e consolidação dos ganhos te- rapêuticos. O terapeuta também ajuda o paciente a antecipar e desenvolver maneiras de identificar e lidar com sintomas depressivos, caso eles surjam no futuro.


  • Sem complicar... falou em interpessoal, logo remeta a interação, ao social e não ao individual apenas. Gente, vamos procurar ser objetivos na resolução de questões. Precisamos ser rápidos nessas provas.